Plano de aula: Transformação por baixas temperaturas

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações que ocorrem nos materiais devido à ação da luz

Sobre esta aula: Professor, nesta aula trabalharemos com um experimento simples, de resfriamento e congelamento pela temperatura, para descobrir o que aconteceu com o suco de frutas. Importante saber que para ser congelado o líquido precisa estar numa temperatura abaixo de 0°C, durante um período de aproximadamente 4 horas para efetivar o congelamento. Por isso, a finalização desta aula acontecerá no dia seguinte, mas você poderá analisar com seus alunos todos estes aspectos de transformação do estado líquido para o sólido.

Materiais necessários para a aula: Duas mangas grandes (dependendo do tamanho da turma, use mais mangas).

• Liquidificador.
  • Água gelada.
  • 2 a 3 colheres de açúcar.
  • Uma jarra para colocar o suco.
  • 2 forminhas de gelo ou de picolé.
  • Palitos de picolé.
  • Refrigerador com freezer para congelar.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o Título para a turma. Comente que nesta aula os alunos farão uma experimentação muito interessante em grupos. Seja breve na apresentação do tema para os alunos, assim não antecipará as etapas de sua aula.