Plano de aula: Transformações que acontecem com o calor

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações que ocorrem nos materiais devido à ação da luz

Sobre esta aula: Professor, nesta aula você trabalhará com um experimento que requer muita atenção e cuidado por envolver o fogo. Por isso, fique atento aos detalhes ao acender da vela e realizar a exploração da atividade. Mantenha distância adequada e lembre-se de que a vela não pode estar ao alcance dos alunos, este experimento será apenas para observação.

Materiais necessários para a aula: duas velas; um prato fundo, que será preenchido com água após fixar a vela; fósforos para acender.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula. Comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma transformação que utiliza o calor do fogo e que terão que ficar bem atentos aos detalhes do processo. Por isso, o experimento requer de todos muita atenção no cumprimento das regras, para que tudo ocorra de forma tranquila.