12493
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Presente, passado e futuro: escrevendo sobre mudanças

POR: 30/08/2018
Código: ING8_05UND06

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI12) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Presente, passado e futuro: escrevendo sobre mudanças

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Antes da aula, prepare o texto a ser trabalhado (https://www.google.com/intl/en-GB/about/our-story), imprimindo cada um de seus parágrafos separadamente. Se possível, faça a aula no laboratório de informática da escola (permita que os alunos utilizem a internet apenas no momento da pesquisa para o output). Peça que os alunos tragam dicionários inglês-português, caso seja parte do material escolar deles, ou providencie na biblioteca da escola, caso haja essa possibilidade.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o objetivo da aula com os alunos e verifique a compreensão.

Context select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos. Os grupos devem ter no máximo 8 e no mínimo 5 alunos. Dê uma bola a cada um dos grupos e explique que eles vão começar a aula com uma brincadeira para refrescar a memória sobre o vocabulário relativo a verbos e as conjugações verbais. O jogo é simples: mostre o slide (ou escreva o conteúdo do slide no quadro). O aluno que está com a bola deve falar uma frase que responda ao pedido em uma das três colunas (caso necessário, ao mostrar o slide, relembre com os alunos as estruturas para responder a essas perguntas e coloque exemplos no quadro, para ajudá-los como referência durante a atividade). O aluno então joga a bola para um dos colegas do grupo, que fará o mesmo. Peça que os alunos prestem bastante atenção às respostas dos colegas. Quando todos do grupo tiverem jogado, é hora de testar a memória: o último aluno com a bola tem que jogá-la para alguém, repetindo a frase que aquela pessoa havia dito, mas, claro, fazendo a alteração de pessoa. Por exemplo, se o colega disse “I went to the movies on the weekend”, aquele que devolver a bola para ele deve dizer “He/she went to the movies on the weekend”. Se necessário, para melhorar a compreensão dos alunos da dinâmica do jogo, modele a atividade com um dos estudantes.

Input select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Oferecer aos alunos contato com um texto que usa diferentes tempos verbais para contar a história de uma criação, do seu nascimento aos dias atuais.

Expectativa: Que os alunos compreendam as informações básicas do texto e sejam capazes de perceber o uso de vocabulário e gramática presentes nele.

Orientações: Utilize o texto disponível em https://docs.google.com/document/d/1hiHI_VleR8uCFUezOREitQ2Ck089SOR_okZZCSVuMBI/ (atividade para impressão) e/ou em https://www.google.com/intl/en-GB/about/our-story (página da internet). Divida a turma em 5 grupos, distribuindo para os alunos de cada grupo um dos parágrafos do texto. Os alunos não verão o texto completo, cada um deverá receber apenas uma cópia do parágrafo pelo qual seu grupo ficará responsável. Você pode incluir a imagem e o título do texto, mas não o texto completo. Antes da leitura, leia com os alunos o título da página e do texto (título presente no slide). Cheque o entendimento e faça algumas perguntas para que os alunos se preparem para a leitura.

  • Let’s read the title. This is the title of the text I took these paragraphs from. What do you think the text is about? (Ss: It’s about how Google started. [os alunos devem reconhecer o nome Google em Googleplex no título. Vale apontar que Googleplex é o nome dado ao escritório central da Google).
  • Who do you think wrote it? (Ss: Someone from Google / Google’s CEO. You can see that because it says ‘we’ in the title, so the writer is included)

Antes de começar a leitura do texto, pode ser interessante mostrar aos alunos a página https://web.archive.org/web/19981202230410/http://www.google.com:80/ que mostra como era a página inicial da Google em dezembro de 1998, logo após seu lançamento. Os alunos provavelmente gostarão de ver, já que a imagem da página atual da Google costuma estar bem fresca na memória dos estudantes.

Peça aos alunos para, nos grupos, lerem o parágrafo que foi dado a eles, buscando responder às três primeiras questões presentes no slide. Os alunos devem ler e discutir as respostas no grupo, já que, na correção, as respostas serão uma só para o grupo todo. Dê 10 minutos para que façam a leitura e a atividade.

  • Now I want the groups to read the paragraphs I gave you. Keep in mind that you should look for the answers to the questions in the slide (ou questions on the board, caso esteja usando o quadro). You have ten minutes.

Corrija a atividade, questão por questão. Faça as perguntas e deixe que todos os grupos respondam uma pergunta antes de prosseguir para a próxima. Na segunda pergunta, chame a atenção deles ao fato de que todos os parágrafos falam do início da história da Google, exceto um, que fala sobre como a empresa está hoje, e, portanto, todos usam majoritariamente verbos no passado, exceto este, que usa verbos no presente. Para a terceira pergunta, os alunos podem destacar advérbios que indicam tempo (in 1995, by the following year, no primeiro parágrafo; soon after no segundo parágrafo; over the next few years, in August 1998 e to this day, no terceiro parágrafo; even in the beginning, in the years that followed, no quarto parágrafo; today e to this very day, no quinto parágrafo.) Tanto na pergunta sobre os verbos quanto nessa, aproveite o momento para rever o vocabulário com os alunos. Anote as palavras no quadro e sempre peça exemplos do texto. Se houver tempo, peça que os alunos lembrem outras palavras da mesma categoria e as coloque no quadro também.

Para concluir a atividade, verifique se os alunos, baseados no que os colegas disseram, conseguem dizer qual a ordem dos parágrafos no texto original (quarta pergunta no slide). Pergunte aos alunos, agora que já conhecem o passado e o presente dessa tecnologia, se eles podem fazer previsões sobre o futuro da Google, quais as novas tecnologias que a empresa vai criar.

  • Now, what do you think the future holds to Google? What new technologies will the company develop?

Output select-down

Tempo sugerido: 22 minutos

Propósito: Praticar o vocabulário relativo a tempos verbais em uma atividade de escrita.

Expectativa: Que os alunos escrevam textos, de maior ou menor complexidade, que comuniquem transformações em determinados campos ao longo do tempo.

Orientações: Faça a ligação da atividade anterior a essa perguntando aos alunos se eles sabem ou imaginam como era a vida antes de tecnologias como a internet. Se possível, peça que eles utilizem as palavras anotadas no quadro nas respostas.

  • Do you know what life was like before Google and the internet? Can you imagine what school homework was like before people could search the internet? Can you use the verbs or adverbs we saw in the last activity to answer these questions?

Divida os alunos em trios. Mostre aos alunos o slide (ou escreva o conteúdo do slide no quadro) e diga a eles que agora irão escrever um texto sobre mudanças através dos tempos em uma dessas categorias, assim como a Google mudou com o tempo. Mas, diferentemente do texto lido, que aborda apenas passado e presente, eles deverão também tentar imaginar como será o futuro (se os alunos ainda estiverem inseguros quanto às estruturas e tempos verbais, pode ser útil fazer uma pequena revisão nesse momento com eles).

  • Now we are going to write a text about how things change over time, just like Google changed from a small company in a garage to a powerful company. Choose something related to one of the topics on the board. Think about how it used to be in the past, how it is right now and how you think it will be in the future.

Explique também que eles não precisam abordar o campo por completo, por exemplo, se um aluno quiser falar sobre comunicações, pode falar sobre as modificações que os telefones celulares sofreram.

  • To make it easier, don’t try to talk about all the aspects of the topic. If you choose beauty, for example, think of the clothes that were fashionable years ago and the ones we wear now, and try to predict what fashion will be like in some years. Alternatively, think of communications, and write about the changes in telephones and cellphones.

Os alunos podem não ter repertório suficientemente amplo para escrever os textos, por isso a atividade deverá ser feita possibilitando a pesquisa. Para tanto, há algumas alternativas:

  • Se a escola possuir laboratório de informática, a aula pode ser feita nele. Desta forma, os alunos podem acessar a internet e pesquisar mais sobre o tópico de que desejam falar.
  • Caso a escola permita, e tenha wifi, os alunos podem usar o próprio smartphone para fazer a pesquisa. O uso de smartphones em sala de aula precisa ser monitorado, mas é uma excelente forma de utilizar a tecnologia a favor do aprendizado.
  • Como estão organizados em trios, os alunos podem pedir que um dos componentes do grupo saia da sala e faça perguntas para alguém mais velho (outros professores, funcionários) e obtenha as informações que necessitarem.

Relembre aos alunos que eles deverão fazer os textos organizados em três parágrafos, já que são três aspectos diferentes do tema, e que usarão três tempos verbais, bem como advérbios que indiquem esses três tempos. Dê 20 minutos para que façam o texto. Monitore a atividade dos grupos, circulando pela sala e tirando dúvidas quando necessário. Se a escola ou os alunos tiverem, permita que usem dicionários, tanto para relembrar os verbos irregulares quanto para ajudar no vocabulário do texto.

  • Remember to organize your paragraphs in past, present and future, using some expressions to indicate the tenses, like the ones we learned from the text we just read. You have 20 minutes to finish your text, and you may use a dictionary to add new expressions and vocabulary to your writing, but be careful not to over use it.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes da aula.

Expectativa: Que os alunos percebam se os objetivos da aula foram atingidos, bem como o que aprenderam durante a aula.

Orientações: Faça aos alunos a pergunta título do slide, e deixe que participem em forma de plenária. Anote no quadro palavras e frases chave que os alunos mencionarem. Caso não haja tempo, mostre o slide já completo para os alunos e leia com eles, pedindo que acrescentem exemplos da aula para ilustrar o que foi dito.

Para finalizar a aula, peça que os trios troquem os textos entre si, para que os alunos, como tarefa de casa, pesquisem mais sobre o tema do texto que receberem e, principalmente, pesquisem se já existe algum tipo de pesquisa ou empresa trabalhando na inovação que o outro trio previu para o futuro (por exemplo, se um dos trios escreveu sobre transportes e previu que no futuro haverá carros voadores, o trio que receber o texto pesquisará se já há alguma empresa desenvolvendo esse tipo de tecnologia). Os resultados dessa pesquisa podem ser apresentados na aula seguinte, em forma de um parágrafo escrito usando verbos e advérbios no futuro, ou em forma de um cartaz para ser colado no mural da escola.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Antes da aula, prepare o texto a ser trabalhado (https://www.google.com/intl/en-GB/about/our-story), imprimindo cada um de seus parágrafos separadamente. Se possível, faça a aula no laboratório de informática da escola (permita que os alunos utilizem a internet apenas no momento da pesquisa para o output). Peça que os alunos tragam dicionários inglês-português, caso seja parte do material escolar deles, ou providencie na biblioteca da escola, caso haja essa possibilidade.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o objetivo da aula com os alunos e verifique a compreensão.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos. Os grupos devem ter no máximo 8 e no mínimo 5 alunos. Dê uma bola a cada um dos grupos e explique que eles vão começar a aula com uma brincadeira para refrescar a memória sobre o vocabulário relativo a verbos e as conjugações verbais. O jogo é simples: mostre o slide (ou escreva o conteúdo do slide no quadro). O aluno que está com a bola deve falar uma frase que responda ao pedido em uma das três colunas (caso necessário, ao mostrar o slide, relembre com os alunos as estruturas para responder a essas perguntas e coloque exemplos no quadro, para ajudá-los como referência durante a atividade). O aluno então joga a bola para um dos colegas do grupo, que fará o mesmo. Peça que os alunos prestem bastante atenção às respostas dos colegas. Quando todos do grupo tiverem jogado, é hora de testar a memória: o último aluno com a bola tem que jogá-la para alguém, repetindo a frase que aquela pessoa havia dito, mas, claro, fazendo a alteração de pessoa. Por exemplo, se o colega disse “I went to the movies on the weekend”, aquele que devolver a bola para ele deve dizer “He/she went to the movies on the weekend”. Se necessário, para melhorar a compreensão dos alunos da dinâmica do jogo, modele a atividade com um dos estudantes.

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Oferecer aos alunos contato com um texto que usa diferentes tempos verbais para contar a história de uma criação, do seu nascimento aos dias atuais.

Expectativa: Que os alunos compreendam as informações básicas do texto e sejam capazes de perceber o uso de vocabulário e gramática presentes nele.

Orientações: Utilize o texto disponível em https://docs.google.com/document/d/1hiHI_VleR8uCFUezOREitQ2Ck089SOR_okZZCSVuMBI/ (atividade para impressão) e/ou em https://www.google.com/intl/en-GB/about/our-story (página da internet). Divida a turma em 5 grupos, distribuindo para os alunos de cada grupo um dos parágrafos do texto. Os alunos não verão o texto completo, cada um deverá receber apenas uma cópia do parágrafo pelo qual seu grupo ficará responsável. Você pode incluir a imagem e o título do texto, mas não o texto completo. Antes da leitura, leia com os alunos o título da página e do texto (título presente no slide). Cheque o entendimento e faça algumas perguntas para que os alunos se preparem para a leitura.

  • Let’s read the title. This is the title of the text I took these paragraphs from. What do you think the text is about? (Ss: It’s about how Google started. [os alunos devem reconhecer o nome Google em Googleplex no título. Vale apontar que Googleplex é o nome dado ao escritório central da Google).
  • Who do you think wrote it? (Ss: Someone from Google / Google’s CEO. You can see that because it says ‘we’ in the title, so the writer is included)

Antes de começar a leitura do texto, pode ser interessante mostrar aos alunos a página https://web.archive.org/web/19981202230410/http://www.google.com:80/ que mostra como era a página inicial da Google em dezembro de 1998, logo após seu lançamento. Os alunos provavelmente gostarão de ver, já que a imagem da página atual da Google costuma estar bem fresca na memória dos estudantes.

Peça aos alunos para, nos grupos, lerem o parágrafo que foi dado a eles, buscando responder às três primeiras questões presentes no slide. Os alunos devem ler e discutir as respostas no grupo, já que, na correção, as respostas serão uma só para o grupo todo. Dê 10 minutos para que façam a leitura e a atividade.

  • Now I want the groups to read the paragraphs I gave you. Keep in mind that you should look for the answers to the questions in the slide (ou questions on the board, caso esteja usando o quadro). You have ten minutes.

Corrija a atividade, questão por questão. Faça as perguntas e deixe que todos os grupos respondam uma pergunta antes de prosseguir para a próxima. Na segunda pergunta, chame a atenção deles ao fato de que todos os parágrafos falam do início da história da Google, exceto um, que fala sobre como a empresa está hoje, e, portanto, todos usam majoritariamente verbos no passado, exceto este, que usa verbos no presente. Para a terceira pergunta, os alunos podem destacar advérbios que indicam tempo (in 1995, by the following year, no primeiro parágrafo; soon after no segundo parágrafo; over the next few years, in August 1998 e to this day, no terceiro parágrafo; even in the beginning, in the years that followed, no quarto parágrafo; today e to this very day, no quinto parágrafo.) Tanto na pergunta sobre os verbos quanto nessa, aproveite o momento para rever o vocabulário com os alunos. Anote as palavras no quadro e sempre peça exemplos do texto. Se houver tempo, peça que os alunos lembrem outras palavras da mesma categoria e as coloque no quadro também.

Para concluir a atividade, verifique se os alunos, baseados no que os colegas disseram, conseguem dizer qual a ordem dos parágrafos no texto original (quarta pergunta no slide). Pergunte aos alunos, agora que já conhecem o passado e o presente dessa tecnologia, se eles podem fazer previsões sobre o futuro da Google, quais as novas tecnologias que a empresa vai criar.

  • Now, what do you think the future holds to Google? What new technologies will the company develop?

Tempo sugerido: 22 minutos

Propósito: Praticar o vocabulário relativo a tempos verbais em uma atividade de escrita.

Expectativa: Que os alunos escrevam textos, de maior ou menor complexidade, que comuniquem transformações em determinados campos ao longo do tempo.

Orientações: Faça a ligação da atividade anterior a essa perguntando aos alunos se eles sabem ou imaginam como era a vida antes de tecnologias como a internet. Se possível, peça que eles utilizem as palavras anotadas no quadro nas respostas.

  • Do you know what life was like before Google and the internet? Can you imagine what school homework was like before people could search the internet? Can you use the verbs or adverbs we saw in the last activity to answer these questions?

Divida os alunos em trios. Mostre aos alunos o slide (ou escreva o conteúdo do slide no quadro) e diga a eles que agora irão escrever um texto sobre mudanças através dos tempos em uma dessas categorias, assim como a Google mudou com o tempo. Mas, diferentemente do texto lido, que aborda apenas passado e presente, eles deverão também tentar imaginar como será o futuro (se os alunos ainda estiverem inseguros quanto às estruturas e tempos verbais, pode ser útil fazer uma pequena revisão nesse momento com eles).

  • Now we are going to write a text about how things change over time, just like Google changed from a small company in a garage to a powerful company. Choose something related to one of the topics on the board. Think about how it used to be in the past, how it is right now and how you think it will be in the future.

Explique também que eles não precisam abordar o campo por completo, por exemplo, se um aluno quiser falar sobre comunicações, pode falar sobre as modificações que os telefones celulares sofreram.

  • To make it easier, don’t try to talk about all the aspects of the topic. If you choose beauty, for example, think of the clothes that were fashionable years ago and the ones we wear now, and try to predict what fashion will be like in some years. Alternatively, think of communications, and write about the changes in telephones and cellphones.

Os alunos podem não ter repertório suficientemente amplo para escrever os textos, por isso a atividade deverá ser feita possibilitando a pesquisa. Para tanto, há algumas alternativas:

  • Se a escola possuir laboratório de informática, a aula pode ser feita nele. Desta forma, os alunos podem acessar a internet e pesquisar mais sobre o tópico de que desejam falar.
  • Caso a escola permita, e tenha wifi, os alunos podem usar o próprio smartphone para fazer a pesquisa. O uso de smartphones em sala de aula precisa ser monitorado, mas é uma excelente forma de utilizar a tecnologia a favor do aprendizado.
  • Como estão organizados em trios, os alunos podem pedir que um dos componentes do grupo saia da sala e faça perguntas para alguém mais velho (outros professores, funcionários) e obtenha as informações que necessitarem.

Relembre aos alunos que eles deverão fazer os textos organizados em três parágrafos, já que são três aspectos diferentes do tema, e que usarão três tempos verbais, bem como advérbios que indiquem esses três tempos. Dê 20 minutos para que façam o texto. Monitore a atividade dos grupos, circulando pela sala e tirando dúvidas quando necessário. Se a escola ou os alunos tiverem, permita que usem dicionários, tanto para relembrar os verbos irregulares quanto para ajudar no vocabulário do texto.

  • Remember to organize your paragraphs in past, present and future, using some expressions to indicate the tenses, like the ones we learned from the text we just read. You have 20 minutes to finish your text, and you may use a dictionary to add new expressions and vocabulary to your writing, but be careful not to over use it.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes da aula.

Expectativa: Que os alunos percebam se os objetivos da aula foram atingidos, bem como o que aprenderam durante a aula.

Orientações: Faça aos alunos a pergunta título do slide, e deixe que participem em forma de plenária. Anote no quadro palavras e frases chave que os alunos mencionarem. Caso não haja tempo, mostre o slide já completo para os alunos e leia com eles, pedindo que acrescentem exemplos da aula para ilustrar o que foi dito.

Para finalizar a aula, peça que os trios troquem os textos entre si, para que os alunos, como tarefa de casa, pesquisem mais sobre o tema do texto que receberem e, principalmente, pesquisem se já existe algum tipo de pesquisa ou empresa trabalhando na inovação que o outro trio previu para o futuro (por exemplo, se um dos trios escreveu sobre transportes e previu que no futuro haverá carros voadores, o trio que receber o texto pesquisará se já há alguma empresa desenvolvendo esse tipo de tecnologia). Os resultados dessa pesquisa podem ser apresentados na aula seguinte, em forma de um parágrafo escrito usando verbos e advérbios no futuro, ou em forma de um cartaz para ser colado no mural da escola.

8º ano

Contents

  1. INPUT: Google’s history
  2. OUTPUT: Text about the changes through time

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI12) Construir repertório lexical ampliando-o como um todo.

Professor-autor: Juliana Neves

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes