12410
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Cardápio infantil: O que uma criança deve comer?

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Cardápio infantil: O que uma criança deve comer?

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas importantes para disparar reflexões sobre a importância de desenvolver hábitos alimentares saudáveis, vale lembrar que esta aula inicia um olhar para tais mudanças. Pretende-se que este seja um momento que os alunos, através dos conhecimentos já adquiridos a partir de reflexões e estudos anteriores, analisem e reflitam sobre mudanças dos seus hábitos. O objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que pretendemos construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar também, os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE03, CIE5_07VE04, CIE5_07VE05, CIE5_07VE07, CIE5_07VE08 e CIE5_07VE10.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula é necessário folha impressa, contendo cartão orientador para a construção do cardápio (disponível nos materiais complementares desta aula).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia o título e pergunte:

  • O que vocês acham que é importante uma criança comer?

Peça que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote-as no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de sistematização dos conceitos elaborados no decorrer da aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Esse contexto parte de uma curiosidade sobre o crescimento infantil. O objetivo é que as crianças se percebam dentro de uma fase e reflitam sobre as particularidades dela. O professor deve trazer o foco para os diferentes tipos de alimentação em cada fase.

Projete o slide. Se não for possível, leia contexto e pergunte para a turma:

  • Em qual fase vocês estão? Voc?s concordam com as particularidades dessa fase?
  • Desde a primeira fase da infância a nossa alimentação continua a mesma? Por quê?
  • Pensando que em cada fase tem a sua particularidade, como a alimentação deve se modificar, adequando-se a essas particularidades?

Incentive, durante a discussão, que as crianças apresentem seus pontos de vista livremente. A fala de cada aluno deve ser valorizada e potencializada. Lembre-se que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos, que serão explorados e sistematizados no decorrer da aula. O professor deve ser o mediador das discussões.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, faça a pergunta e discuta com a turma:

  • O que vocês costumam comer em cada refeição?
  • Como esses alimentos contribuem, ou não, para o desenvolvimento saudável do seu corpo?
  • O que vocês mudariam na alimentação que consomem diariamente?
  • Pensando nas necessidades da fase que vocês estão, o que seria importante fazer parte da sua alimentação?

Essas perguntas são sugestões, conforme as hipóteses forem sendo levantadas pelos alunos, outras perguntas podem ser acrescentadas. Entretanto, esse não é um momento de discussão de conceitos e sim de levantar os conhecimentos dos alunos sobre a temática. Peça que os alunos anotem em seus cadernos as respostas para que sejam retomadas ao final da aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia-o e apresente o contexto da imagem ou a desenhe no quadro. Depois, discuta com a turma:

  • O que vocês entendem por cardápio?
  • Vocês concordam com as dicas para um bom cardápio?
  • Na alimentação que vocês consomem diariamente esses itens fazem parte? Nessas mesmas proporções?
  • Vocês acreditam que as frituras, salgadinhos, refrigerantes e outros, contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo? Por quê?

Esse é um momento importante para trazer a discussão dos hábitos alimentares pessoais e problematizar se os alimentos consumidos auxiliam no crescimento infantil ou podem prejudicar a saúde. Vale se atentar que o processo de mudança de um hábito, não se dá somente em uma atividade, é um processo, o objetivo deste plano é iniciar discussões e reflexões, a fim de despertar o olhar para os seus hábitos alimentares e refletir se eles são saudáveis ou não. É importante, também, respeitar os hábitos já existentes na família e não trazer julgamentos do que se come, ou do que se tem acesso.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: O Mão na Massa será realizado em grupos. Para que as discussões possam ser potencializadas, sugere-se grupos de 5 alunos. Converse com a turma que a proposta de hoje é construir um cardápio saudável e atrativo. Para isso, cada grupo irá produzir um comercial para divulgar o seu cardápio.

Etapa 1 (6 minutos)

No primeiro momento, cada grupo irá construir um cardápio, atentando-se para o gráfico do prato saudável. Converse com a turma que as indicações devem ser respeitadas. O cardápio será construído a partir do repertório das crianças.

Discuta com a turma:

  • O que vocês precisam se atentar para construir um cardápio que atenda às necessidades do nosso corpo?

Anote no quadro os pontos em comum que os grupos apresentarem para que sirva de referências para a construção dos cardápios. Cole em local visível a todos (ou distribua um por grupo) o cartaz de orientação para um prato saudável, você pode encontrá-lo nos materiais complementares desta aula.

Durante a construção, é importante que o professor circule pelos grupos, e faça as devidas intervenções para que os alunos não percam o objetivo proposto. Sugestão de intervenção:

  • Quantas sugestões de proteínas animais vocês irão colocar? Quantas são necessárias?
  • Legumes e verduras são a mesma coisa?
  • Quantos e quais legumes irão colocar? E verduras?

Essas são sugestões de perguntas. Conforme as discussões de cada grupo, podem ser acrescentadas outras perguntas.

Etapa 2 (15 minutos)

Nesta proposta utilizaremos o gênero textual anúncio publicitário. Para este trabalho, é importante trazer para as crianças que a finalidade de uma propaganda é a apresentação e divulgação de um produto, para isso, é necessa?io conhecer as características do que se quer apresentar e argumentar sobre a importância do seu uso. Este é um momento onde a turma pode colocar em prática seus conhecimentos e argumentos sobre a importância de consumir um cardápio adequado.

Após a finalização dos cardápios, converse com a turma que chegou o momento de criarem suas propagandas para apresentarem o cardápio produzido. Para essa construção chame a atenção para os seguintes aspectos:

  • Quais os benefícios de fazer uso de um cardápio saudável?
  • Quais alimentos estão presentes no cardápio construído e por que eles são importantes?
  • Por que o seu cardápio é bom?

Escreva esses quesitos no quadro e reserve dois minutos para os grupos decidirem o que será falado e quem fará a propaganda (o grupo pode decidir quantos membros apresentarão), baseados nos aspectos acima.

Envolva a turma na situação da gravação de um comercial, diga que geralmente eles são gravados em um estúdio. Para iniciar a apresentação, o professor pode falar “Gravando em 3, 2, 1” e ao término pode utilizar a expressão “Corta”. Para envolvê-los ainda mais, se não for possível a gravação através de algum equipamento eletrônico, peça que um aluno simule a função do câmera (pessoa que grava os comerciais).

Ao término de cada apresentação, é importante que o professor promova um rápida discussão sobre as escolhas daquele cardápio, peça que os outros grupos opinem se o cardápio pode ser considerado saudável e quais contribuições tem a fazer para a melhoria dele.

Sugestão: Seria interessante que os comerciais fossem filmados, para que, em outro momento, possa ser apresentado à turma, numa reunião de pais, para outras salas ou divulgado em mídias sociais que a escola faça parte.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o seu conteúdo. Antes dos alunos iniciarem o seu registro, peça que retomem os registros feitos no início, baseado nas seguintes perguntas:

  • O que vocês costumam comer em cada refeição?
  • Pensando nas necessidades da fase que vocês estão, o que seria importante fazer parte da sua alimentação?
  • O que vocês mudariam na alimentação que consomem diariamente?

Pergunte se eles mudariam alguma resposta e por quê. Peça que conversem entre si. Em seguida, peça para desenharem o que mudariam na sua alimentação.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas importantes para disparar reflexões sobre a importância de desenvolver hábitos alimentares saudáveis, vale lembrar que esta aula inicia um olhar para tais mudanças. Pretende-se que este seja um momento que os alunos, através dos conhecimentos já adquiridos a partir de reflexões e estudos anteriores, analisem e reflitam sobre mudanças dos seus hábitos. O objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que pretendemos construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar também, os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE03, CIE5_07VE04, CIE5_07VE05, CIE5_07VE07, CIE5_07VE08 e CIE5_07VE10.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula é necessário folha impressa, contendo cartão orientador para a construção do cardápio (disponível nos materiais complementares desta aula).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia o título e pergunte:

  • O que vocês acham que é importante uma criança comer?

Peça que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote-as no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de sistematização dos conceitos elaborados no decorrer da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Esse contexto parte de uma curiosidade sobre o crescimento infantil. O objetivo é que as crianças se percebam dentro de uma fase e reflitam sobre as particularidades dela. O professor deve trazer o foco para os diferentes tipos de alimentação em cada fase.

Projete o slide. Se não for possível, leia contexto e pergunte para a turma:

  • Em qual fase vocês estão? Voc?s concordam com as particularidades dessa fase?
  • Desde a primeira fase da infância a nossa alimentação continua a mesma? Por quê?
  • Pensando que em cada fase tem a sua particularidade, como a alimentação deve se modificar, adequando-se a essas particularidades?

Incentive, durante a discussão, que as crianças apresentem seus pontos de vista livremente. A fala de cada aluno deve ser valorizada e potencializada. Lembre-se que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos, que serão explorados e sistematizados no decorrer da aula. O professor deve ser o mediador das discussões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, faça a pergunta e discuta com a turma:

  • O que vocês costumam comer em cada refeição?
  • Como esses alimentos contribuem, ou não, para o desenvolvimento saudável do seu corpo?
  • O que vocês mudariam na alimentação que consomem diariamente?
  • Pensando nas necessidades da fase que vocês estão, o que seria importante fazer parte da sua alimentação?

Essas perguntas são sugestões, conforme as hipóteses forem sendo levantadas pelos alunos, outras perguntas podem ser acrescentadas. Entretanto, esse não é um momento de discussão de conceitos e sim de levantar os conhecimentos dos alunos sobre a temática. Peça que os alunos anotem em seus cadernos as respostas para que sejam retomadas ao final da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia-o e apresente o contexto da imagem ou a desenhe no quadro. Depois, discuta com a turma:

  • O que vocês entendem por cardápio?
  • Vocês concordam com as dicas para um bom cardápio?
  • Na alimentação que vocês consomem diariamente esses itens fazem parte? Nessas mesmas proporções?
  • Vocês acreditam que as frituras, salgadinhos, refrigerantes e outros, contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo? Por quê?

Esse é um momento importante para trazer a discussão dos hábitos alimentares pessoais e problematizar se os alimentos consumidos auxiliam no crescimento infantil ou podem prejudicar a saúde. Vale se atentar que o processo de mudança de um hábito, não se dá somente em uma atividade, é um processo, o objetivo deste plano é iniciar discussões e reflexões, a fim de despertar o olhar para os seus hábitos alimentares e refletir se eles são saudáveis ou não. É importante, também, respeitar os hábitos já existentes na família e não trazer julgamentos do que se come, ou do que se tem acesso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: O Mão na Massa será realizado em grupos. Para que as discussões possam ser potencializadas, sugere-se grupos de 5 alunos. Converse com a turma que a proposta de hoje é construir um cardápio saudável e atrativo. Para isso, cada grupo irá produzir um comercial para divulgar o seu cardápio.

Etapa 1 (6 minutos)

No primeiro momento, cada grupo irá construir um cardápio, atentando-se para o gráfico do prato saudável. Converse com a turma que as indicações devem ser respeitadas. O cardápio será construído a partir do repertório das crianças.

Discuta com a turma:

  • O que vocês precisam se atentar para construir um cardápio que atenda às necessidades do nosso corpo?

Anote no quadro os pontos em comum que os grupos apresentarem para que sirva de referências para a construção dos cardápios. Cole em local visível a todos (ou distribua um por grupo) o cartaz de orientação para um prato saudável, você pode encontrá-lo nos materiais complementares desta aula.

Durante a construção, é importante que o professor circule pelos grupos, e faça as devidas intervenções para que os alunos não percam o objetivo proposto. Sugestão de intervenção:

  • Quantas sugestões de proteínas animais vocês irão colocar? Quantas são necessárias?
  • Legumes e verduras são a mesma coisa?
  • Quantos e quais legumes irão colocar? E verduras?

Essas são sugestões de perguntas. Conforme as discussões de cada grupo, podem ser acrescentadas outras perguntas.

Etapa 2 (15 minutos)

Nesta proposta utilizaremos o gênero textual anúncio publicitário. Para este trabalho, é importante trazer para as crianças que a finalidade de uma propaganda é a apresentação e divulgação de um produto, para isso, é necessa?io conhecer as características do que se quer apresentar e argumentar sobre a importância do seu uso. Este é um momento onde a turma pode colocar em prática seus conhecimentos e argumentos sobre a importância de consumir um cardápio adequado.

Após a finalização dos cardápios, converse com a turma que chegou o momento de criarem suas propagandas para apresentarem o cardápio produzido. Para essa construção chame a atenção para os seguintes aspectos:

  • Quais os benefícios de fazer uso de um cardápio saudável?
  • Quais alimentos estão presentes no cardápio construído e por que eles são importantes?
  • Por que o seu cardápio é bom?

Escreva esses quesitos no quadro e reserve dois minutos para os grupos decidirem o que será falado e quem fará a propaganda (o grupo pode decidir quantos membros apresentarão), baseados nos aspectos acima.

Envolva a turma na situação da gravação de um comercial, diga que geralmente eles são gravados em um estúdio. Para iniciar a apresentação, o professor pode falar “Gravando em 3, 2, 1” e ao término pode utilizar a expressão “Corta”. Para envolvê-los ainda mais, se não for possível a gravação através de algum equipamento eletrônico, peça que um aluno simule a função do câmera (pessoa que grava os comerciais).

Ao término de cada apresentação, é importante que o professor promova um rápida discussão sobre as escolhas daquele cardápio, peça que os outros grupos opinem se o cardápio pode ser considerado saudável e quais contribuições tem a fazer para a melhoria dele.

Sugestão: Seria interessante que os comerciais fossem filmados, para que, em outro momento, possa ser apresentado à turma, numa reunião de pais, para outras salas ou divulgado em mídias sociais que a escola faça parte.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o seu conteúdo. Antes dos alunos iniciarem o seu registro, peça que retomem os registros feitos no início, baseado nas seguintes perguntas:

  • O que vocês costumam comer em cada refeição?
  • Pensando nas necessidades da fase que vocês estão, o que seria importante fazer parte da sua alimentação?
  • O que vocês mudariam na alimentação que consomem diariamente?

Pergunte se eles mudariam alguma resposta e por quê. Peça que conversem entre si. Em seguida, peça para desenharem o que mudariam na sua alimentação.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano