Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas iniciais a respeito da habilidade apresentada neste slide introdutório. Pretende-se que esse seja um momento que inaugure o tema para os alunos. Portanto, o objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema, o professor pode aplicar em momento posterior os planos CIE5_07VE02, CIE5_07VE03, CIE5_07VE04 e CIE5_07VE05.
Materiais necessários para a aula: Uma cartolina e/ou papel pardo com o esqueleto da pirâmide alimentar, impressão de uma pirâmide alimentar brasileira (disponível no material complementar deste plano), tiras de folha de sulfite (pode ser sobras de papel) e fita adesiva.
Professor, para você conhecer um pouco mais sobre a função, estrutura e organização da pirâmide alimentar, consulte o site: http://editora.iftm.edu.br/index.php/boletimiftm/article/view/193, acesso em 05 mai. 2018. Observe o item texto completo e clique em PDF.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia o título para a turma.
Pergunte para os alunos:
- Alguém já ouviu falar em pirâmide alimentar?
- Qual é a forma de uma pirâmide?
- Para que será que ela serve?
Essas questões devem introduzir a discussão sobre a pirâmide alimentar e sua utilidade. Este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas sim de envolvê-los na temática da aula, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o contexto e faça a pergunta contida nele. Pergunte para a turma:
- A prima da Ana só colocou arroz no prato. Será que só comer arroz é o ideal para o nosso corpo funcionar bem?
- E o prato do tio que só tinha carne e macarrão, será que é um prato equilibrado?
- Será que todos os alimentos (frutas, pão, carne, doce, manteiga) fazem parte de um único grupo?
- Qual a diferença entre eles?
- O que eles têm em comum?
A cada pergunta feita, o professor deve reservar, aproximadamente, 1 minuto para que os alunos discutam entre si.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide, se não for possível, escreva a questão disparadora no quadro para ser retomada ao final da aula.
Aproveite o momento para levantar as vivências dos alunos referente à temática:
- O que você costuma comer?
- Quais alimentos fazem parte do seu dia a dia?
- O que significa se alimentar bem?
Conforme os alunos forem respondendo, anote as hipóteses levantadas, para que possam ser retomadas na sistematização da aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o contexto e reproduza o esquema no quadro. Converse com os alunos que agora é hora de descobrir um pouco mais sobre os grupos alimentares, como se constituem e para que servem. Separe a turma em três grupos e distribua, para cada um, materiais de pesquisa sobre os alimentos (suas funções e os seus grupos) e algumas tiras de papel em branco, para que os alunos registrem os alimentos. Para acessar o material de pesquisa, verifique o material complementar deste plano.
Cada grupo receberá materiais sobre um tipo de grupo alimentar (ou energético, ou regulador ou construtor).
Peça aos alunos que leiam seu material e anote em uma folha os seguintes aspectos:
- Qual benefício esse tipo de alimento traz para o corpo?
- Dentro desse grupo alimentar existem subgrupos?
Converse com a turma que o grupo deve escrever, nas tiras de papel em branco, alimentos que julguem ser pertinentes ao grupo de alimentos de sua pesquisa, para além daqueles que já estão registrados no material que receberam. Oriente as crianças a citar alimentos comuns na região onde moram.
Observação: É importante atentar-se para os alunos que ainda não leem com fluência. O professor pode fazer o papel de leitor ou determinar um aluno fluente na leitura para realizá-la em voz alta no grupo.
Mão na massa
Orientações: Projete o slide. Caso a projeção não seja possível, leia as perguntas. Converse com a turma que agora é hora de compartilhar suas descobertas. Peça que um grupo de cada vez fale sobre o que descobriu, respondendo às questões presentes no slide. Anote as respostas dos grupos no quadro, para que sirvam como referência para o preenchimento da pirâmide alimentar.
Mão na massa
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o enunciado. Fixe em um local visível a cartolina que contém o esquema da pirâmide. O modelo do esqueleto da pirâmide está disponível no material complementar deste plano. Retome as características dos grupos registradas no quadro. Peça para que um grupo de cada vez fixe com fita adesiva as tiras com o nome do alimento que escreveram no local correto da pirâmide. Quando todos os grupos colarem suas tiras com nomes de alimentos, retome cada alimento e pergunte:
- Será que todos os alimentos estãos nos grupos corretos?
- Por que vocês acham que esse alimento faz parte desse grupo?
- Se não faz parte desse grupo, em qual se encaixaria?
Estas perguntas devem ser feitas somente para alimentos que não se encaixam no grupo alimentar que está sendo discutido. Caso os alunos não saibam classificar algum alimento, deixe-o fora da pirâmide. Na sistematização, quando a pirâmide alimentar brasileira for apresentada, será o momento de retomar os alimentos que geraram dúvidas. Ao término do preenchimento da pirâmide, retome o slide do contexto e pergunte para a turma:
- Agora que você já sabe um pouco mais sobre os alimentos, os pratos do tio e da prima de Ana contêm os alimentos necessários para o bom funcionamento do nosso corpo?
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Projete o slide. Caso não seja possível projetar, leia o texto e fixe uma pirâmide alimentar brasileira impressa, em um local visível para toda a turma. Para acessar o modelo da pirâmide, verifique o material complementar deste plano. Retome a pirâmide construída coletivamente, compare com a pirâmide alimentar brasileira e discuta com os alunos:
- Comparando com a pirâmide alimentar brasileira, será que organizamos os alimentos da nossa pirâmide de forma correta?
- E os alimentos que tivemos dúvidas, será que conseguimos encaixá-los em um grupo agora? (essa pergunta só deve ser feita se a turma não conseguiu classificar algum alimento).
- Vocês acham que precisamos reorganizar algum alimento? Por quê?
- Qual a importância de se conhecer a pirâmide alimentar?
- O que você considera uma alimentação equilibrada?
- As informações desta aula podem mudar algum hábito alimentar seu ou da sua família?