Plano de aula: Pirâmide alimentar: alimentação equilibrada e saudável

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hábitos alimentares

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas iniciais a respeito da habilidade apresentada neste slide introdutório. Pretende-se que esse seja um momento que inaugure o tema para os alunos. Portanto, o objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema, o professor pode aplicar em momento posterior os planos CIE5_07VE02, CIE5_07VE03, CIE5_07VE04 e CIE5_07VE05.

Materiais necessários para a aula: Uma cartolina e/ou papel pardo com o esqueleto da pirâmide alimentar, impressão de uma pirâmide alimentar brasileira (disponível no material complementar deste plano), tiras de folha de sulfite (pode ser sobras de papel) e fita adesiva.

Professor, para você conhecer um pouco mais sobre a função, estrutura e organização da pirâmide alimentar, consulte o site: http://editora.iftm.edu.br/index.php/boletimiftm/article/view/193, acesso em 05 mai. 2018. Observe o item texto completo e clique em PDF.

Título da aula

Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia o título para a turma.

Pergunte para os alunos:

• Alguém já ouviu falar em pirâmide alimentar?
  • Qual é a forma de uma pirâmide?
  • Para que será que ela serve?

Essas questões devem introduzir a discussão sobre a pirâmide alimentar e sua utilidade. Este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas sim de envolvê-los na temática da aula, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.