Plano de Aula

Plano de aula: Pirâmide alimentar: alimentação equilibrada e saudável

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hábitos alimentares

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas iniciais a respeito da habilidade apresentada neste slide introdutório. Pretende-se que esse seja um momento que inaugure o tema para os alunos. Portanto, o objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema, o professor pode aplicar em momento posterior os planos CIE5_07VE02, CIE5_07VE03, CIE5_07VE04 e CIE5_07VE05.

Materiais necessários para a aula: Uma cartolina e/ou papel pardo com o esqueleto da pirâmide alimentar, impressão de uma pirâmide alimentar brasileira (disponível no material complementar deste plano), tiras de folha de sulfite (pode ser sobras de papel) e fita adesiva.

Professor, para você conhecer um pouco mais sobre a função, estrutura e organização da pirâmide alimentar, consulte o site: http://editora.iftm.edu.br/index.php/boletimiftm/article/view/193, acesso em 05 mai. 2018. Observe o item texto completo e clique em PDF.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia o título para a turma.

Pergunte para os alunos:

  • Alguém já ouviu falar em pirâmide alimentar?
  • Qual é a forma de uma pirâmide?
  • Para que será que ela serve?

Essas questões devem introduzir a discussão sobre a pirâmide alimentar e sua utilidade. Este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas sim de envolvê-los na temática da aula, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS