Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados temas iniciais a respeito das habilidades apresentadas neste slide introdutório. Pretende-se que esse seja um momento que inaugure o tema para os alunos. Portanto, o objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar, em momento posterior, os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE03, CIE5_07VE04, CIE5_07VE05, CIE5_07VE08 e CIE5_07VE10.
Materiais necessários para a aula: para esta aula é necessário que os alunos tragam antecipadamente embalagens ou rótulos de produtos alimentícios. Sugere-se que o professor mande um bilhete com uma semana de antecedência para garantir a variedade de embalagens. Folhas de sulfite.
Professor: Para saber um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:
http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Rotulagem+Nutricional+Obrigat%C3%B3ria+Manual+de+Orienta%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0s+Ind%C3%BAstrias+de+Alimentos/ae72b30a-07af-42e2-8b76-10ff96b64ca4, .
O que é caloria?. REVISTA NOVA ESCOLA Revista - 2009, https://novaescola.org.br/conteudo/1072/o-que-e-caloria, .
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia o título para a turma. Pergunte para os alunos:
- O que será a caloria dos alimentos?
- Para que as calorias servem?
Peça que os alunos conversem e discutam ideias e hipóteses, se julgar necessário, anote-as no quadro.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia o trecho da reportagem para a turma e pergunte:
- Por que você acha que Vitória precisou mudar a sua alimentação para chegar ao peso ideal?
- O que seria o peso ideal?
- Você já ouviu falar de uma situação semelhante a da Vitória?
- Além de realizar mudanças na alimentação, que outras atitudes ela pode realizar para chegar ao peso ideal?
- Por que estar no peso ideal passou a ser uma preocupação para a Vitória?
- O que Vitória poderia fazer para monitorar a sua alimentação?
Incentive, durante a discussão, que as crianças apresentem seus pontos de vista livremente. A fala de cada aluno deve ser valorizada e potencializada. Lembre-se de que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos, que serão explorados e sistematizados no decorrer da aula. O professor deve ser o mediador das discussões. É importante também ficar atento para a questão dos estereótipos. Se necessário, intervenha, trazendo o foco da aula para o tema “alimentação saudável” e não para padrões estipulados socialmente, que podem não estar de acordo com hábitos saudáveis.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, escreva a questão disparadora no quadro para ser retomada ao final da aula. Promova uma discussão com a turma acerca dela.
- Será que existe alguma forma de verificar a quantidade de energia contida nos alimentos?
- Quanto de energia será que uma pessoa precisa, por dia, para se sentir bem?
- Será que há dias em que precisamos de mais energia e dias em que precisamos de menos?
- O que acontece quando ingerimos alimentos que nos dão mais energia do que o nosso corpo precisa naquele momento?
Essas são algumas sugestões, no entanto, podem ser apresentados mais questionamentos, baseados no caminho traçado pela turma durante a discussão.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia o seu conteúdo e ilustre com uma embalagem trazida pelos alunos. Divida a turma em grupos e distribua as embalagens previamente arrecadadas (conforme a orientação contida no slide “Sobre esta aula”). É importante que cada grupo receba o mesmo número de embalagens. Em seguida, peça para as crianças observarem as embalagens e levantarem hipóteses sobre as informações nutricionais (reserve um minuto). Pergunte à turma:
- Vocês conhecem e/ou reconhecem alguma dessas informações da tabela nutricional?
- Quais são as funções dessas informações?
- Voltando para o valor energético, por que é importante observar essa medida?
Essas perguntas servem de ponto de partida para a discussão. O professor pode acrescentar outras, se necessário. Lembre-se de que, neste momento, é interessante discutir somente as hipóteses levantadas pelos alunos, os conceitos serão tratados na sistematização.
Distribua uma folha de sulfite para cada grupo e peça que registrem o nome do produto e o seu respectivo valor energético.
Observação: Para escolas que possuem acesso à internet, uma pesquisa sobre determinados alimentos e seus respectivos valores energéticos também seria uma proposta interessante.
Mão na massa
Orientações: Agora que o registro foi encerrado, peça para o grupo somar o valor energético de todos os produtos com os quais trabalharam. Em seguida, peça para cada grupo apresentar os produtos e o valor energético total deles.
Pergunte para turma:
- Qual grupo tem o maior valor energético? E o menor?
- O que será que esse valor pode influenciar em nossa alimentação?
- Será que existe uma quantidade de valor energético ideal para consumirmos diariamente?
- Observando a tabela nutricional, qual a unidade de medida representa o valor energético?
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Converse com os alunos informando que, depois da investigação das tabelas nutricionais, podemos observar que cada alimento possui um valor energético. Retome as respostas dos questionamentos feitos ao ler a questão disparadora.
- Será que existe alguma forma de verificar a quantidade de energia contida nos alimentos?
- Quanto de energia será que uma pessoa precisa, por dia, para se sentir bem?
- Será que tem dias que precisamos de mais energia e dias que precisamos de menos?
- O que acontece quando ingerimos alimentos que nos dão mais energia do que o nosso corpo precisa?
Agora, conduza a turma a uma nova reflexão:
- Vocês mudariam alguma resposta que deram no início da aula? Por quê?
- Vocês descobriram se há alguma forma de verificar a quantidade de energia nos alimentos? Qual?
Essas são sugestões de perguntas. Dependendo da resposta dos alunos, o professor pode formular outras questões que levem os estudantes a perceber a importância de observar a tabela nutricional, bem como, de investigar sobre as informações contidas nela.
Sistematização
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, escreva as informações no quadro. Converse com a turma, lembrando que agora é hora de amarrar as ideias a respeito de tudo que foi discutido na aula. Coletivamente, discuta com a turma e, juntos, cheguem uma resposta para as questões. Ao final, peça que os alunos registrem em seus cadernos a construção coletiva dos conceitos apreendidos, para consultas posteriores.