Plano de aula: Alimentos processados x absorção dos nutrientes

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hábitos alimentares

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas fundamentais para disparar reflexões sobre a importância das escolhas de alimentos e produtos, com foco em uma alimentação saudável. O objetivo é que esse seja um momento em que os alunos construam novos conhecimentos. Portanto, o foco não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação da turma dos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar, em momento posterior, os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE03, CIE5_07VE05, CIE5_07VE08 e CIE5_07VE10.

Apesar desta não aula não fazer parte de uma sequência, para seu maior aproveitamento seria interessante que o plano CIE5_07VE02 - Nutrientes! O que são e para que servem?, fosse aplicado anteriormente.

Materiais necessários para a aula: impressão dos materiais complementares, tesoura e dados para o jogo de tabuleiro.

Professor: Para saber um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. No capítulo 2, podemos encontrar especificidades desta aula.

Título da aula

Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia o título para a turma e pergunte:

• O que são nutrientes?
  • Para que os nutrientes servem?
  • Qual será a relação entre alimentos e nutrientes?

Peça que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote as respostas no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de sistematização dos conceitos elaborados no decorrer da aula.