Plano de aula: Desnutrição: Causas e efeitos

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hábitos alimentares

Sobre esta aula: será abordado um tema importante que tem como objetivo despertar a reflexão sobre as consequências de uma alimentação de baixa qualidade nutritiva. Apesar de não ser uma sequência, para um melhor aproveitamento desta aula, seria interessante aplicar anteriormente o plano CIE5_07VE03. Pretende-se que este seja um momento em que os alunos, por meio dos conhecimentos já adquiridos a partir de reflexões e estudos anteriores, reflitam sobre as implicações de uma alimentação com baixa ingestão de nutrientes. O objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim aproximar a turma de conhecimentos que pretendemos construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar também os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE02, CIE5_07VE04, CIE5_07VE05, CIE5_07VE06, CIE5_07VE07 e CIE5_07VE009.

Materiais necessários para a aula: solicite com antecedência que os alunos façam uma pesquisa sobre o tema “desnutrição”. Também será necessário preparar um equipamento para reprodução de um vídeo, folha impressa contendo o roteiro do documentário (disponível no material complementar deste plano) e um equipamento de gravação (sugere-se o celular).

Opção alternativa: Na impossibilidade de reproduzir o vídeo, há um texto de apoio com as informações contidas no vídeo (disponível no material complementar deste plano). Para a falta do equipamento de gravação, o professor pode providenciar uma câmera fictícia para representar a simulação da gravação.

*Observação: é importante orientar os alunos que a pesquisa pode ser feita por meio de pesquisa eletrônica, livros, em bibliotecas municipais ou acervo da escola, entrevista com profissionais da saúde etc.

Sugestão de documentário para os alunos em momento posterior: MUITO ALÉM DO PESO - OFICIAL - Marinha Farinha Filme, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4, acesso em, 14/07/2018.

Título da aula

Orientações: Projete o slide. Se não for possível projetá-lo, leia o título e pergunte:

• Vocês já ouviram falar sobre desnutrição?
  • O que acontece com uma pessoa que sofre de desnutrição?

Peça para que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses para a questão levantada. Se julgar necessário, anote as hipóteses levantadas no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de sistematização dos conceitos elaborados.