Atividade para impressão - Mão na Massa - Desnutrição: Causas e efeitos
Plano de Aula
Plano de aula: Desnutrição: Causas e efeitos
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hábitos alimentares
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: será abordado um tema importante que tem como objetivo despertar a reflexão sobre as consequências de uma alimentação de baixa qualidade nutritiva. Apesar de não ser uma sequência, para um melhor aproveitamento desta aula, seria interessante aplicar anteriormente o plano CIE5_07VE03. Pretende-se que este seja um momento em que os alunos, por meio dos conhecimentos já adquiridos a partir de reflexões e estudos anteriores, reflitam sobre as implicações de uma alimentação com baixa ingestão de nutrientes. O objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim aproximar a turma de conhecimentos que pretendemos construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar também os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE02, CIE5_07VE04, CIE5_07VE05, CIE5_07VE06, CIE5_07VE07 e CIE5_07VE009.
Materiais necessários para a aula: solicite com antecedência que os alunos façam uma pesquisa sobre o tema “desnutrição”. Também será necessário preparar um equipamento para reprodução de um vídeo, folha impressa contendo o roteiro do documentário (disponível no material complementar deste plano) e um equipamento de gravação (sugere-se o celular).
Opção alternativa: Na impossibilidade de reproduzir o vídeo, há um texto de apoio com as informações contidas no vídeo (disponível no material complementar deste plano). Para a falta do equipamento de gravação, o professor pode providenciar uma câmera fictícia para representar a simulação da gravação.
*Observação: é importante orientar os alunos que a pesquisa pode ser feita por meio de pesquisa eletrônica, livros, em bibliotecas municipais ou acervo da escola, entrevista com profissionais da saúde etc.
Sugestão de documentário para os alunos em momento posterior: MUITO ALÉM DO PESO - OFICIAL - Marinha Farinha Filme, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4, acesso em, 14/07/2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide. Se não for possível projetá-lo, leia o título e pergunte:
- Vocês já ouviram falar sobre desnutrição?
- O que acontece com uma pessoa que sofre de desnutrição?
Peça para que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses para a questão levantada. Se julgar necessário, anote as hipóteses levantadas no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de sistematização dos conceitos elaborados.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Converse com a turma e explique que eles irão assistir a um trecho de um vídeo, que será fundamental para o desenvolvimento da aula. Para isso, será necessário que eles prestem atenção e anotem as informações que julgarem importante.
Projete o vídeo “Desnutrição Infantil - Ser Saudável (04/01/2012)” até os 6min e 20seg [TV Brasil, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=9vpEx53w3SU, acesso em 13/07/2018]. Na impossibilidade da projeção, leia para a turma o texto de apoio, que contém as principais informações presentes no vídeo. Para acessar o texto de apoio, consulte os materiais complementares desta aula.
Ao término do vídeo, pergunte à turma:
- Vocês já sabiam o que é desnutrição?
- Conhecem alguém ou alguma criança que sofre de desnutrição? Caso conheçam, o que foi feito para resolver a situação?
- Além das consequências citadas no vídeo, quais outras vocês acreditam que possam acontecer com o indivíduo que sofre de desnutrição?
- Uma pessoa acima do peso pode sofrer de desnutrição? Por quê?
Incentive, durante a discussão, que as crianças apresentem seus pontos de vista livremente. A fala de cada aluno deve ser valorizada e potencializada. Lembre-se de que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos. Estes serão explorados e sistematizados no decorrer da aula. O professor deve ser o mediador das discussões.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o conteúdo e pergunte à turma:
- Vocês já ouviram alguém conversar sobre desnutrição? Quem? O que falavam?
- O que você faria para evitar a desnutrição?
- Comer muito é uma forma de combater a desnutrição?
Essas perguntas são sugestões. Conforme as hipóteses forem sendo levantadas pelos alunos, outras perguntas podem ser acrescentadas. Entretanto, esse não é um momento de discussão de conceitos e sim de levantar os conhecimentos dos alunos sobre a temática. Peça para que os alunos anotem em seus cadernos as respostas, para que elas sejam retomadas em momento posterior.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Diga para a turma que nesta aula eles irão produzir um documentário. Explique que este é um gênero textual com o objetivo de apresentar, por meio de mídias digitais, uma temática de forma mais aprofundada. Mostre para a turma que o vídeo assistido anteriormente tem as características de um documentário. Deixe claro que o gênero utilizado nesta aula será uma forma dos alunos expressarem, por meio das diferentes linguagens, os conhecimentos aprendidos.
Para a produção do documentário a turma será dividida em 6 grupos e cada grupo será responsável por uma parte do documentário. Converse com os alunos que, para o sucesso da produção do documentário, o trabalho colaborativo é essencial. Todos os integrantes do grupo devem contribuir na construção do mini-roteiro. O professor será o responsável pela gravação.
Antes de iniciar a próxima etapa, divida os grupos.
Diga para os alunos que o tema do documentário será “Desnutrição: suas causas e seus efeitos”. O vídeo será dividido nos seguintes subtemas:
1- O que é desnutrição?
2- Principais causas da desnutrição.
3- Sintomas da desnutrição.
4- Diagnóstico e tratamento para a desnutrição.
5- Construção de um caso fictício (história de uma pessoa que sofre de desnutrição).
6- O que fazer para evitar a desnutrição.
O trabalho será dividido em duas etapas: pesquisa com construção do mini-roteiro e gravação.
Pesquisa/construção do mini-roteiro (10 minutos)
Antecipe que cada grupo terá 1 minuto para gravar sobre o seu tema. Por isso, é importante destacar e deixar claro os pontos principais do tema. Peça que os alunos lancem mão das suas pesquisas (conforme a orientação na descrição do plano). Em seguida, solicite que discutam com os colegas do grupo o que pesquisaram. Distribua um subtema do documentário para cada grupo. Para acessá-los, consulte os materiais complementares disponíveis nesta aula. Os alunos devem discutir e escrever sobre seus subtemas, baseando-se nas informações do vídeo assistido e na discussão da pesquisa.
É importante que, durante a construção do mini-roteiro, o professor caminhe entre os grupos, auxiliando na seleção das informações e na reflexão da escrita. Sugestão de perguntas:
- O que vocês selecionaram para escrever contempla o seu subtema?
- Vocês vão citar algum exemplo?
- O que não pode faltar no seu subtema?
Observação: caso a pesquisa trazida pelos alunos seja insuficiente para a construção do roteiro, pode-se fazer uso do texto de apoio do contexto. Para acessá-lo, consulte os materiais complementares disponíveis nesta aula. Peça para que o grupo decida qual ou quais integrantes participarão da gravação do documentário, oriente que eles podem utilizar o mini-roteiro como suporte.
Gravação do roteiro (10 minutos)
Agora é hora de gravar o documentário, ou seja, colocar em ação tudo o que foi pesquisado e discutido. Oriente a turma sobre como se dará a gravação do documentário. Diga que cada tema entregue aos grupos tem um número, que representa a ordem de gravação. Combine que no momento em que cada grupo estiver fazendo a gravação, todos os outros devem prestar atenção e permanecer em silêncio, para que não influencie no vídeo. Relembre que cada grupo terá 1 minuto para relatar as principais informações do seu subtema.
O professor deve escolher o melhor local para fazer a gravação. Em seguida, solicite que o grupo 1 inicie o documentário (ao término da apresentação do grupo aperte o “pause”, para que o documentário fique apenas em um único vídeo). Peça para que um aluno controle o tempo de 1 minuto e avise, discretamente, por meio de um sinal (pode levantar a mão, por exemplo), quando esse tempo estiver próximo de terminar (15 segundos antes). Sugere-se que o grupo ensaie a apresentação antes, para que o tempo estipulado não seja ultrapassado. Essa ação deve se repetir até o último grupo fazer o fechamento do documentário.
*Na impossibilidade de fazer a gravação, faça uso da câmera fictícia, conforme a orientação na descrição do plano.
*Se houver a possibilidade, reproduza o vídeo ao final da gravação. Se a reprodução não for possível, apresente o vídeo à turma em um momento posterior. Sugere-se que tal produção ultrapasse a sala de aula. O vídeo pode ser apresentado para outras turmas.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, escreva as questões no quadro. Convide a turma a responder às questões e confronte as respostas. Para potencializar as discussões, o professor pode perguntar:
- Como vocês podem dividir com outras pessoas o que aprenderam sobre desnutrição?
- O que vocês aprenderam de importante na produção do documentário?
Ao final, construa com os alunos uma única resposta e peça para que copiem em seus cadernos, para futuras consultas.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramenta para compartilhamento de mensagens, como Grupo Google (Tutorial disponível aqui).
- Google Apresentações (tutorial disponível aqui).
Optativas:
- Videoconferência (tutorial disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Compartilhe com os alunos o link do vídeo “Desnutrição infantil - Ser saudável” (disponível aqui). Peça que assistam ao vídeo e, após todos verem, levante a questão disparadora da aula:
- Ao conhecer uma pessoa com supostos sintomas de desnutrição, quais seriam suas orientações para ajudá-la?
Escute as propostas atentamente, oportunizando a participação de todos os alunos. Os alunos devem responder à pergunta, preferencialmente, em uma proposta de videoconferência. Caso não seja viável, informe que devem responder por áudio ou texto e compartilhar com toda a turma.
Mão na massa
Informe que os alunos devem produzir um cartaz informativo sobre desnutrição, formas de preveni-la e tratá-la. Esse cartaz pode ser produzido utilizando o Google Apresentações. Defina o dia e horário que cada aluno irá realizar o cartaz, para que possa nortear cada trabalho e fazer intervenções, se necessário (tutorial disponível aqui). Após todos produzirem os cartazes, solicite que compartilhem as produções com todos.
Sistematização
Retome a questão disparadora:
- Ao conhecer uma pessoa com supostos sintomas de desnutrição, quais seriam as orientações para ajudá-la?
Solicite que os alunos explicitem o que aprenderam durante a aula e como esse conhecimento pode colaborar para tratar desse assunto com outras pessoas.
Convite às famílias
Os familiares podem estabelecer um diálogo sobre casos de desnutrição que conhecem ou que viram em notícias ou reportagens. Baseados nisso, podem elaborar um plano de ação sobre uma forma eficaz de colaborar com a diminuição dos índices de desnutrição na comunidade onde moram ou nas proximidades.
5 º ano
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer e compreender causas e efeitos da desnutrição.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição, etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Juliana Portella de Freitas
Mentor: Cintia Diógenes
Especialista: Margareth Polido