Atividade para impressão - Mão na Massa (Material de apoio) - Produção de cardápio equilibrado em diferentes fases da vida
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de cardápio equilibrado em diferentes fases da vida
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hábitos alimentares
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas importantes para disparar reflexões sobre a importância de desenvolver hábitos alimentares saudáveis nas diferentes etapas da vida. Apesar de não ser uma sequência, para um melhor aproveitamento desta aula, seria interessante primeiro aplicar o plano CIE5_07VE05. Pretende-se que este seja um momento que os alunos, através dos conhecimentos já adquiridos a partir de reflexões e estudos anteriores, reflita sobre a fase que o indivíduo se encontra, analise suas condições para, então, tomar decisões sobre hábitos alimentares adequados. O objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que pretendemos construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar também, os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE02, CIE5_07VE03, CIE5_07VE04, CIE5_07VE06 e CIE5_07VE08.
Materiais necessários para a aula: É necessário folha impressa, contendo o estudo de caso e os materiais de apoio (disponíveis no material complementar deste plano).
Professor(a), para saber um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:
- Alimentação saudável para a pessoa idosa: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel_idosa_profissionais_saude.pdf acesso em 08 de jul. 2018.
- Guia Alimentar para a População Brasileira: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf acesso em 08 de jul. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o título e pergunte:
- O que é um cardápio? Qual a sua função?
- Quais são as diferenças de um cardápio nutritivo para uma criança e para um adulto?
- Todas as pessoas devem comer os mesmos alimentos?
Peça que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote-as no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de sistematização dos conceitos elaborados no decorrer da aula.
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