Plano de aula: Produção de cardápio equilibrado em diferentes fases da vida

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hábitos alimentares

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas importantes para disparar reflexões sobre a importância de desenvolver hábitos alimentares saudáveis nas diferentes etapas da vida. Apesar de não ser uma sequência, para um melhor aproveitamento desta aula, seria interessante primeiro aplicar o plano CIE5_07VE05. Pretende-se que este seja um momento que os alunos, através dos conhecimentos já adquiridos a partir de reflexões e estudos anteriores, reflita sobre a fase que o indivíduo se encontra, analise suas condições para, então, tomar decisões sobre hábitos alimentares adequados. O objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que pretendemos construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar também, os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE02, CIE5_07VE03, CIE5_07VE04, CIE5_07VE06 e CIE5_07VE08.

Materiais necessários para a aula: É necessário folha impressa, contendo o estudo de caso e os materiais de apoio (disponíveis no material complementar deste plano).

Professor(a), para saber um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:

Título da aula

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o título e pergunte:

• O que é um cardápio? Qual a sua função?
  • Quais são as diferenças de um cardápio nutritivo para uma criança e para um adulto?
  • Todas as pessoas devem comer os mesmos alimentos?

Peça que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote-as no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de sistematização dos conceitos elaborados no decorrer da aula.