Plano de aula: Obesidade em sinal de alerta

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hábitos alimentares

Sobre esta aula: Nesta aula, será abordado um tema importante, a fim de despertar a reflexão sobre as causas e consequências da obesidade infantil. Apesar de não ser uma sequência, para um melhor aproveitamento desta aula seria interessante primeiro aplicar o plano CIE5_07VE02 e CIE5_07VE04. Pretende-se que este seja um momento em que os alunos, por meio de conhecimentos já adquiridos, a partir de reflexões e estudos anteriores, reflita sobre um assunto que vem atingindo cada vez mais crianças. Inicialmente um ganho de peso, depois com consequências de saúde e questões sociais, sendo assim, é importante que o professor, ao aplicar o plano, tenha um olhar atento e sensível para essas questões. O objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que pretendemos construir. Para maior aprofundamento do tema desta aula, você pode aplicar também os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE03, CIE5_07VE05, CIE5_07VE06, CIE5_07VE07, CIE5_07VE008 e CIE5_07VE09.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula é necessário folha impressa do texto de apoio disponível no material complementar deste plano (uma por grupo), folha de sulfite.

Professor: Para saber mais sobre o assunto, fica a sugestão de pesquisa:

Manual de diretrizes para o enfrentamento da obesidade na saúde suplementar brasileira, disponível em: http://www.ans.gov.br/images/stories/noticias/pdf/Manual_Diretrizes_Obesidade.pdf, acesso em 06 ago. 2018

Saúde na balança - Revista Ciência Hoje da Criança, disponível em: http://chc.org.br/saude-na-balanca/, acesso em 06 ago. 2018

Título da aula

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o título e pergunte:

• Quem já ouviu falar sobre obesidade?
  • Vocês sabem algo sobre esse assunto?

Peça que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote-as no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de sistematização dos conceitos elaborados.