Plano de aula: Alimentação é mais do que ingerir nutrientes

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hábitos alimentares

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas importantes para disparar reflexões sobre a importância das escolhas dos alimentos que compõem um prato equilibrado, variado e moderado. Pretende-se que este seja um momento que os alunos, por meio dos conhecimentos já adquiridos a partir de reflexões e estudos anteriores, analisem e reflitam sobre suas próprias escolhas alimentares. O objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que serão construídos ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar também os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE03, CIE5_07VE04, CIE5_07VE06 e CIE5_07VE07, CIE5_07VE08 e CIE5_07VE10.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula é necessário algumas cartolinas e/ou papéis pardos, para que os grupos possam montar painéis, e folhas impressas com o material de apoio para o aluno (disponível nos materiais complementares desta aula).

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide para a turma. Se não for possível, leia o título da aula e pergunte:

• O que é alimentação para você? E nutriente?
  • Então, quanto mais eu comer, mais nutrientes vou estar consumindo?

Peça para que os alunos conversem e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote-as no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de sistematização dos conceitos elaborados no decorrer da aula.