Atividade para impressão - Mão na massa (situação-problema) - Alimentação é mais do que ingerir nutrientes
Plano de Aula
Plano de aula: Alimentação é mais do que ingerir nutrientes
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hábitos alimentares
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas importantes para disparar reflexões sobre a importância das escolhas dos alimentos que compõem um prato equilibrado, variado e moderado. Pretende-se que este seja um momento que os alunos, por meio dos conhecimentos já adquiridos a partir de reflexões e estudos anteriores, analisem e reflitam sobre suas próprias escolhas alimentares. O objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que serão construídos ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar também os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE03, CIE5_07VE04, CIE5_07VE06 e CIE5_07VE07, CIE5_07VE08 e CIE5_07VE10.
Materiais necessários para a aula: Para esta aula é necessário algumas cartolinas e/ou papéis pardos, para que os grupos possam montar painéis, e folhas impressas com o material de apoio para o aluno (disponível nos materiais complementares desta aula).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o slide para a turma. Se não for possível, leia o título da aula e pergunte:
- O que é alimentação para você? E nutriente?
- Então, quanto mais eu comer, mais nutrientes vou estar consumindo?
Peça para que os alunos conversem e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote-as no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de sistematização dos conceitos elaborados no decorrer da aula.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, escreva no quadro as informações do cartão e pergunte para a turma:
- Alguém sabe o que uma nutricionista faz?
- Por que será que as palavras variedade, equilíbrio e moderação estão em destaque?
- Qual é a relação dessas palavras com a alimentação?
- O que você entende por boa alimentação?
Incentive, durante a discussão, que as crianças apresentem seus pontos de vista livremente. A fala de cada aluno deve ser valorizada e potencializada. Lembre-se que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos, que serão explorados e sistematizados no decorrer da aula. Seja, portanto, o mediador das discussões.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, faça a pergunta contida nele e discuta com a turma:
- O que é comer bem?
- Comer bem é só comer coisas que eu gosto?
- A quantidade que se come pode ser associada a comer bem?
Essas perguntas são sugestões, conforme as hipóteses levantadas pelos alunos, outras questões podem ser acrescentadas. Entretanto, este não é um momento de discussão de conceitos, mas de levantar os conhecimentos dos alunos sobre a temática. Anote as principais ideias no quadro, com o objetivo de confrontar o que sabiam antes da discussão e o que aprenderam ao final da aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o contexto. Converse com a turma que hoje nós iremos discutir sobre o que é importante consumir em cada refeição, com foco no bom funcionamento do nosso corpo.
Para iniciar uma discussão pergunte aos alunos:
- O que vocês entendem por prato saudável?
- É importante consumir diferentes tipos de alimentos? Por quê?
- O que tem nos alimentos que ajuda o nosso corpo a se manter saudável?
Deixe os alunos levantarem suas próprias hipóteses. Anote as principais ideias no quadro, se um aluno trouxer uma resposta mais assertiva, potencialize essa fala, perguntando para os outros estudantes concordam ou não e por que.
Em seguida, diga aos estudantes que hoje eles têm um problema para resolver e que, por causa disso, será necessário saber um pouco mais sobre os diferentes tipos de nutrientes.
Organize a turma em cinco grupos e distribua o material de apoio (disponível no material complementar deste plano) para que o utilizem como suporte na resolução da situação-problema. Em seguida, oriente os grupos a fazer a leitura do material de apoio.
Após a leitura, pergunte:
- Cada tipo de nutriente tem a sua função, então, quanto devemos comer de cada um?
- Posso comer um tipo de nutriente por dia? Por quê?
Sugestão: Para escolas que possuem acesso à internet, seria interessante que pesquisassem o que é importante conter em um prato para que ele seja saudável.
Sugestão de sites: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52237-habitos-alimentares-sao-determinantes-para-a-manutencao-da-boa-saude
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf.
https://www.natue.com.br/natuelife/como-montar-um-prato-saudavel-2.html
Mão na massa
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia a situação para os alunos, ela pode ser encontrada no material complementar desta aula.
Diga à turma que cada grupo irá receber a refeição de uma das crianças da situação. A ideia é que analisem os alimentos do prato e o reelaborem, a fim de que ele se torne um prato saudável.
Antes de iniciar a proposta, pergunte para a turma:
- Para elaborar um prato saudável, o que é importante saber?
- Quais tipos de alimentos um prato saudável deve conter?
- Quais estratégias vocês utilizarão para decidir que tipo de alimento falta no prato que vocês pegaram, no intuito de transformá-lo num prato que contemple as necessidades do nosso corpo?
Com base na resposta dos alunos, o professor pode anotar no quadro o que é importante prestar atenção na hora da reelaboração dos pratos (tipos de alimentos já existentes no prato, qual grupo de nutrientes eles se encaixam e quais faltam para o bom funcionamento do nosso corpo). A mediação do professor nas discussões é fundamental para que os alunos avancem na construção dos conhecimentos.
Distribua para cada grupo meia cartolina com as informações sobre o prato colada na parte superior. Peça que o grupo leia o que o prato contém, analise os alimentos, classifique-os pelo tipo de nutriente que eles contêm, para então, reelaborar essa refeição.
Oriente a turma que o registro de hoje se dará por meio de desenhos. Após a análise, os grupos devem desenhar o prato que decidiram como uma opção que contemple as necessidades do nosso corpo, para que ele se mantenha saudável.
No momento da discussão, o professor deve circular entre os grupos, fazendo as devidas intervenções. Eis algumas sugestões:
- Como vocês classificaram os alimentos já existentes nos pratos?
- E agora, qual tipo de nutriente está faltando nesse prato? Qual ou quais alimentos podem representar esse nutriente que falta?
Mão na massa
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, diga à turma que agora é a hora de apresentar os prato reelaborados. Chame um grupo de cada vez e peça que um representante leia a composição o prato que recebeu e apresente o prato reelaborado. Esse é um momento importante para reflexão da escolhas. A cada apresentação o professor pode perguntar:
- Todos concordam com esse prato?
- Vocês acham que falta algum tipo de nutriente? Qual? Que alimento desse grupo de nutrientes vocês sugerem?
Ao final de cada apresentação, fixe o trabalho do grupo na parede para que, ao final, todos possam comparar as reelaborações.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete o slide. Se não possível, escreva ou leia os aspectos a serem observados no quadro. Retome a questão disparadora: “Para manter o nosso corpo saudável é importante comer bem. O que significa comer bem?” e as respostas anotadas no quadro. Pergunte para a turma se eles mudariam alguma das resposta. Para sistematizar o assunto, construa um texto coletivo (sucinto) contemplando os seguintes aspectos:
- O que não pode faltar em uma refeição?
- Por que é importante escolher os alimentos consumidos numa refeição?
- Quais os benefícios de comer bem?
O texto deve contemplar o que foi aprendido na aula de hoje e é importante que as ideias dos alunos estejam presente no texto. Escreva-o numa folha (papel pardo, cartolina ou outro) e peça que os alunos copiem em seus cadernos para futuras consultas.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
CIE5_07VE05
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
-Ferramenta para compartilhamento de mensagens (Grupo de Whatsapp, por exemplo);
-Documento compartilhado no Google Drive (Tutorial disponível aqui)
-Formulários Google (Tutorial disponível aqui)
Contexto e questão disparadora
Compartilhe com os alunos o seguinte texto:
“Um grupo de amigos estava conversando sobre o que comeram na hora do almoço. Pode-se dizer que as refeições eram bem diferentes.
Depois de contarem uns para os outros, Artur perguntou:
- Que engraçado, nossos pratos têm coisas diferentes, qual será o prato mais saudável?”
Converse com os alunos sobre a variedade de alimentos que pode estar contida nas refeições e o que deve haver em um cardápio saudável.
Mão na massa
Divida a turma em grupos de cinco alunos. Eles devem planejar três refeições (café da manhã, almoço e jantar) pensando na variedade dos grupos alimentares e em uma proposta nutricionalmente boa. Para isso, podem utilizar um documento compartilhado no Google Drive. Após terminarem a atividade, devem compartilhá-la com todos os alunos da sala e com você.
Sistematização
Após todos os alunos analisarem as refeições dos grupos, compartilhe um Formulário Google para os alunos responderem às seguintes perguntas:
- O que não pode faltar em uma boa refeição?
- Por que é importante escolher os alimentos consumidos em uma refeição?
- Quais são os benefícios de comer bem?
Convite às famílias
Os familiares podem se reunir para conversarem sobre o cardápio de cada refeição que fazem, quais os alimentos mais comuns que estão à mesa, quais os principais grupos de alimentos que consomem etc. Por fim, devem refletir se algum hábito alimentar deve ser reavaliado.
5 º ano
Objetivos de aprendizagem
Refletir sobre os nutrientes contidos nos alimentos, para analisar pratos de refeições e fazer escolhas com foco em uma alimentação saudável.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição, etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Juliana Portella de Freitas
Mentor: Cintia Diógenes
Especialista: Margareth Polido