Plano de aula: Distúrbios alimentares: conhecendo o que são

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hábitos alimentares

Sobre esta aula: Nesta aula, será abordado um tema importante, a fim de despertar a reflexão sobre a crescente obesidade infantil: causas e consequências. Apesar de não ser uma sequência, para um melhor aproveitamento desta aula, seria interessante primeiro aplicar o plano CIE5_07VE03. Pretende-se que este seja um momento em que os alunos, por meio de conhecimentos já adquiridos, com base em reflexões e estudos anteriores, reflita sobre um assunto que atinge, em grande parte, os adolescentes, e está para além da alimentação. Questões como necessidade de atender padrões preestabelecidos socialmente podem ser um fator importante a ser considerado, sendo assim, é importante que o professor, ao aplicar o plano, tenha um olhar atento e sensível para estas questões. O objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas, sim, realizar uma aproximação da turma com os conhecimentos que pretendemos construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar também, os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE02, CIE5_07VE04, CIE5_07VE05, CIE5_07VE06, CIE5_07VE07, CIE5_07VE008 e CIE5_07VE010.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula é necessária folha impressa do texto complementar (sugere-se uma folha para cada aluno poder fazer suas anotações).

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o Título e pergunte:

• Vocês já ouviram falar sobre distúrbio alimentar?
  • O que vocês sabem sobre o assunto?

Peça que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote-as no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de Sistematização dos conceitos elaborados.