Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, será abordado um tema importante, a fim de despertar a reflexão sobre a crescente obesidade infantil: causas e consequências. Apesar de não ser uma sequência, para um melhor aproveitamento desta aula, seria interessante primeiro aplicar o plano CIE5_07VE03. Pretende-se que este seja um momento em que os alunos, por meio de conhecimentos já adquiridos, com base em reflexões e estudos anteriores, reflita sobre um assunto que atinge, em grande parte, os adolescentes, e está para além da alimentação. Questões como necessidade de atender padrões preestabelecidos socialmente podem ser um fator importante a ser considerado, sendo assim, é importante que o professor, ao aplicar o plano, tenha um olhar atento e sensível para estas questões. O objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas, sim, realizar uma aproximação da turma com os conhecimentos que pretendemos construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar também, os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE02, CIE5_07VE04, CIE5_07VE05, CIE5_07VE06, CIE5_07VE07, CIE5_07VE008 e CIE5_07VE010.
Materiais necessários para a aula: Para esta aula é necessária folha impressa do texto complementar (sugere-se uma folha para cada aluno poder fazer suas anotações).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o Título e pergunte:
- Vocês já ouviram falar sobre distúrbio alimentar?
- O que vocês sabem sobre o assunto?
Peça que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote-as no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de Sistematização dos conceitos elaborados.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, fixe o texto e a imagem em um local visível para a turma. Para acessar o arquivo, consulte os materiais complementares desta aula. Peça que os alunos observem a imagem e, em seguida, leia o Contexto e pergunte à turma:
- Por que Carla não se vê magra?
- Será que os pais de Carla realmente precisam ficar preocupados com ela? Por quê?
- É comum ser bem magro, mas não se enxergar assim? Por quê?
- Carla não consegue se enxergar tão magra, como será a sua alimentação?
Incentive, durante a discussão, que as crianças apresentem seus pontos de vista livremente. A fala de cada aluno deve ser valorizada e potencializada. Lembre-se de que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos, que serão explorados e sistematizados no decorrer da aula. O professor deve ser o mediador das discussões. Vale lembrar que esse é um assunto delicado e o professor deve estar atento para os comentários, bem como possíveis reações dos alunos.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, escreva a pergunta no quadro. Pergunte à turma:
- O que vocês entendem por distúrbio alimentar?
- Já ouviram falar sobre isso?
Estas perguntas são sugestões, conforme as hipóteses forem sendo levantadas pelos alunos, outras perguntas podem ser acrescentadas. Entretanto, este não
é um momento de discussão de conceitos e sim de levantar os conhecimentos dos alunos sobre a temática. Peça que os alunos anotem em seus cadernos as respostas para que sejam retomadas em momento posterior.
Mão na massa
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, faça a leitura dele. Diga para a turma que o Mão na massa desta aula será dividido em dois momentos: estudo da temática e discussão de estudo de caso. Para tal trabalho, divida a turma em cinco grupos. O primeiro momento será o de estudo. Ressalte com os alunos que este é um momento fundamental, pois a teoria nos ajuda a compreender as informações científicas e a refletir sobre ela. Para isso, o grupo deve decidir como será feita a leitura, se será silenciosa ou compartilhada. Entregue um texto complementar para cada aluno, disponível nos materiais complementares desta aula.
Oriente que durante a leitura do texto complementar, eles devem prestar atenção nos seguintes aspectos:
- O que é distúrbio alimentar?
- Quais as possíveis causas que levam uma pessoa a desenvolver um distúrbio alimentar?
- Quais as consequências? O que devemos fazer, caso percebamos que alguém próximo está desenvolvendo algum distúrbio alimentar?
Sugere-se que o professor anote estes aspectos no quadro. Reserve 5 minutos para a leitura do texto. Ao término, pergunte para a turma:
- O que mais chamou a atenção de vocês neste texto?
- Vocês imaginavam o que era um distúrbio alimentar?
- Vocês conhecem alguém que está ou já esteve nesta situação?
Peça que anotem na folha do Material complementar o que julgarem importante na discussão. Vale lembrar que este é um assunto que pode ter outros desdobramentos, como julgamentos ou até reconhecimento do aluno nesta condição. O professor deve ter um olhar sensível para estas questões.
Mão na massa
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, anuncie que agora é hora de colocar em prática os conhecimentos aprendidos. Distribua um estudo de caso para cada grupo (você pode encontrá-los nos materiais complementares deste plano). Converse com a turma, que a contribuição de todos é importante para chegarem a um consenso sobre o caso, reforce que o intuito não é julgar a personagem do estudo de caso e, sim, identificar qual distúrbio está vivendo, quais as consequências e o que pode ser feito para ajudá-lo. Retome que o Material complementar da etapa anterior pode ser utilizado como fonte de consulta.
Enquanto os alunos discutem, é importante que o professor circule pelos grupos, problematizando e orientando possíveis dúvidas. Para este momento
reserve 8 minutos. No final, solicite que um grupo de cada vez apresente o seu estudo de caso.
Durante a apresentação, o professor, ao perceber equívocos, pode perguntar:
- Conte como vocês identificaram o distúrbio alimentar deste caso?
- Quais as características deste caso?
Incentive que os outros grupos opinem e defendam seus pontos de vista.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, retome a Questão já anotada no quadro.
Peça que os alunos retomem as anotações feitas no início da aula e pergunte:
- Relendo suas anotações, o que vocês aprenderam sobre distúrbio alimentar? Ou já sabiam o que era?
Discuta com a turma algumas respostas. No final, construa com os alunos uma única resposta e peça copiem em seus cadernos para futuras consultas.