Plano de aula: Nutrientes! O que são e para que servem?

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hábitos alimentares

Sobre esta aula: Este plano é uma sequência do plano “Pirâmide alimentar, vamos conhecer!”. Para que os alunos tenham embasamento e um melhor aproveitamento da temática proposta nesta aula, é necessário aplicar primeiro o plano indicado, código CIE5_07VE01.

Outros planos trazem maior aprofundamento do assunto e outros desdobramentos do tema desta aula. O professor pode aplicar, em momento posterior, os planos CIE5_07VE02, CIE5_07VE04, CIE5_07VE05, CIE5_07VE06, CIE5_07VE07, CIE5_07VE08, CIE5_07VE09 e CIE5_07VE10.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário que os alunos tragam antecipadamente folhetos de mercados. Sugere-se que o professor mande um bilhete com uma semana de antecedência para garantir que o material esteja disponível na aplicação do plano; folha de sulfite e folha impressa com material de pesquisa (disponível no material complementar deste plano).

Título da aula

Orientações: Projete o slide, se não for possível, escreva no quadro o título do plano e fale para a turma que iremos discutir a importância de pensar sobre o que comemos. Os questionamentos abaixo devem ajudar o professor a mediar uma breve discussão sobre a temática da aula, instigando a curiosidade da turma:

• Sobre o que você acha que vai tratar esta aula?
  • Vocês já ouviram falar sobre os nutrientes?
  • O que sabem sobre eles?
  • Para que será que eles são importantes?