Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Essa aula propõe uma visita de campo para que os alunos possam investigar quais animais podem ser encontrados em um jardim ou em uma área verde. Para essa visita, os alunos utilizarão um roteiro de estudo de campo que deve ser preenchido segundo as características dos animais encontrados, os dados coletados serão tabulados e utilizados para a criação de diferentes grupos de classificação dos animais.
Materiais necessários para a aula: Roteiro de estudo de campo impresso, lápis, borracha, lupa (opcional) e prancheta (opcional).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o título da aula para os alunos e explique que eles irão realizar um trabalho investigativo. Depois, apresente a eles o contexto.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Leia o poema de Cecília de Meireles, Leilão de Jardim, depois realize uma exploração com as informações lidas, você pode usar questionamentos como: “Vocês conhecem algum lugar que se parece com o descrito nesse poema?”, “Como ele é?”, “Os jardins são cheios de plantas, mas será que podemos encontrar animais como os citados no poema da Cecília Meireles? O que vocês acham?”, “Quais animais são citados no poema?”.
Após esse momento, apresente a questão disparadora.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Faça o questionamento desse slide aos alunos e peça para pensarem em possíveis seres vivos que possam existir nos jardins ou em uma área verde além das plantas. Anote as hipóteses levantadas pelos alunos no quadro e as retome no momento da sistematização. Explique que para comprovar as hipóteses levantadas, eles irão realizar uma visita de campo em um jardim ou área verde.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Vá até o jardim da escola ou a uma área verde próxima, organize os alunos em duplas e distribua o roteiro de campo. Faça uma leitura coletiva com a turma e, antes dos alunos saírem à “caça” dos animais, instrua-os seguindo as orientações: 1. Façam silêncio, pois muitos animais se escondem com o barulho; 2. Não toque em nenhum animal encontrado, esta visita é apenas para observação; 3. Cada dupla deve observar pelo menos dois animais diferentes e tomar nota de suas características e comportamento seguindo o roteiro. Ao término do tempo estipulado para esse momento, volte para sala para organizar os resultados dessa visita.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: A sistematização está organizada em 3 slides, o primeiro é destinado para tabular os dados da investigação e deve durar aproximadamente 7 minutos, o segundo, que é destinado para retomada das hipóteses, deve durar cerca de 3 minutos e o último, que contém uma proposta de classificação dos animais, deve durar 5 minutos. Peça aos alunos que mantenham suas duplas de trabalho. Para sistematizar os dados coletados no trabalho de campo, projete ou reproduza essa tabela no quadro e depois com o auxílio dos alunos faça o preenchimento com as características e comportamentos observados.
Sistematização
Orientações: Retome a questão disparadora e as respostas dadas pelos alunos à ela no início dessa aula, compare-as com os resultados da investigação. Para isso, proponha o seguinte questionamento: “Suas hipóteses sobre os animais que poderiam ser encontrados foram confirmadas?”, escute a fala dos alunos em relação a essa questão. Após a esse momento, explique que todos os seres que vivem em um jardim ou área verde apresentam algum tipo de relação, seja ela alimentar, de sobrevivência ou de reprodução, e depois mostre alguns exemplos de animais que podem ser encontrados nesses ambientes.
Sistematização
Orientações: Ainda em duplas, explique que agora eles tem um desafio: classificar os animais citados no poema e os observados pelos alunos em diferentes grupos. Oriente os alunos para utilizarem a tabela de resultados, ela irá auxiliá-los a elaborar essa classificação. Se achar necessário, dê algumas dicas, mas é importante que os alunos façam uma análise das características e usem a criatividade. As classificações produzidas pelos alunos não precisam seguir diretamente as informações da tabela, mas é preciso que contenham critérios válidos. O registro dessa atividade pode ser realizado no caderno. Você pode ir além: caso a sua região possua um jardim botânico, parque ou bosque, programe uma visita até lá e aproveite para aprofundar a proposta investigativa deste plano.