12267
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Investigando um ambiente

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Investigando um ambiente

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marluci Turquiai Goulart

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Essa aula propõe uma visita de campo para que os alunos possam investigar quais animais podem ser encontrados em um jardim ou em uma área verde. Para essa visita, os alunos utilizarão um roteiro de estudo de campo que deve ser preenchido segundo as características dos animais encontrados, os dados coletados serão tabulados e utilizados para a criação de diferentes grupos de classificação dos animais.

Materiais necessários para a aula: Roteiro de estudo de campo impresso, lápis, borracha, lupa (opcional) e prancheta (opcional).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e explique que eles irão realizar um trabalho investigativo. Depois, apresente a eles o contexto.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia o poema de Cecília de Meireles, Leilão de Jardim, depois realize uma exploração com as informações lidas, você pode usar questionamentos como: “Vocês conhecem algum lugar que se parece com o descrito nesse poema?”, “Como ele é?”, “Os jardins são cheios de plantas, mas será que podemos encontrar animais como os citados no poema da Cecília Meireles? O que vocês acham?”, “Quais animais são citados no poema?”.

Após esse momento, apresente a questão disparadora.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Faça o questionamento desse slide aos alunos e peça para pensarem em possíveis seres vivos que possam existir nos jardins ou em uma área verde além das plantas. Anote as hipóteses levantadas pelos alunos no quadro e as retome no momento da sistematização. Explique que para comprovar as hipóteses levantadas, eles irão realizar uma visita de campo em um jardim ou área verde.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Vá até o jardim da escola ou a uma área verde próxima, organize os alunos em duplas e distribua o roteiro de campo. Faça uma leitura coletiva com a turma e, antes dos alunos saírem à “caça” dos animais, instrua-os seguindo as orientações: 1. Façam silêncio, pois muitos animais se escondem com o barulho; 2. Não toque em nenhum animal encontrado, esta visita é apenas para observação; 3. Cada dupla deve observar pelo menos dois animais diferentes e tomar nota de suas características e comportamento seguindo o roteiro. Ao término do tempo estipulado para esse momento, volte para sala para organizar os resultados dessa visita.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: A sistematização está organizada em 3 slides, o primeiro é destinado para tabular os dados da investigação e deve durar aproximadamente 7 minutos, o segundo, que é destinado para retomada das hipóteses, deve durar cerca de 3 minutos e o último, que contém uma proposta de classificação dos animais, deve durar 5 minutos. Peça aos alunos que mantenham suas duplas de trabalho. Para sistematizar os dados coletados no trabalho de campo, projete ou reproduza essa tabela no quadro e depois com o auxílio dos alunos faça o preenchimento com as características e comportamentos observados.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Retome a questão disparadora e as respostas dadas pelos alunos à ela no início dessa aula, compare-as com os resultados da investigação. Para isso, proponha o seguinte questionamento: “Suas hipóteses sobre os animais que poderiam ser encontrados foram confirmadas?”, escute a fala dos alunos em relação a essa questão. Após a esse momento, explique que todos os seres que vivem em um jardim ou área verde apresentam algum tipo de relação, seja ela alimentar, de sobrevivência ou de reprodução, e depois mostre alguns exemplos de animais que podem ser encontrados nesses ambientes.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Ainda em duplas, explique que agora eles tem um desafio: classificar os animais citados no poema e os observados pelos alunos em diferentes grupos. Oriente os alunos para utilizarem a tabela de resultados, ela irá auxiliá-los a elaborar essa classificação. Se achar necessário, dê algumas dicas, mas é importante que os alunos façam uma análise das características e usem a criatividade. As classificações produzidas pelos alunos não precisam seguir diretamente as informações da tabela, mas é preciso que contenham critérios válidos. O registro dessa atividade pode ser realizado no caderno. Você pode ir além: caso a sua região possua um jardim botânico, parque ou bosque, programe uma visita até lá e aproveite para aprofundar a proposta investigativa deste plano.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Essa aula propõe uma visita de campo para que os alunos possam investigar quais animais podem ser encontrados em um jardim ou em uma área verde. Para essa visita, os alunos utilizarão um roteiro de estudo de campo que deve ser preenchido segundo as características dos animais encontrados, os dados coletados serão tabulados e utilizados para a criação de diferentes grupos de classificação dos animais.

Materiais necessários para a aula: Roteiro de estudo de campo impresso, lápis, borracha, lupa (opcional) e prancheta (opcional).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e explique que eles irão realizar um trabalho investigativo. Depois, apresente a eles o contexto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia o poema de Cecília de Meireles, Leilão de Jardim, depois realize uma exploração com as informações lidas, você pode usar questionamentos como: “Vocês conhecem algum lugar que se parece com o descrito nesse poema?”, “Como ele é?”, “Os jardins são cheios de plantas, mas será que podemos encontrar animais como os citados no poema da Cecília Meireles? O que vocês acham?”, “Quais animais são citados no poema?”.

Após esse momento, apresente a questão disparadora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Faça o questionamento desse slide aos alunos e peça para pensarem em possíveis seres vivos que possam existir nos jardins ou em uma área verde além das plantas. Anote as hipóteses levantadas pelos alunos no quadro e as retome no momento da sistematização. Explique que para comprovar as hipóteses levantadas, eles irão realizar uma visita de campo em um jardim ou área verde.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Vá até o jardim da escola ou a uma área verde próxima, organize os alunos em duplas e distribua o roteiro de campo. Faça uma leitura coletiva com a turma e, antes dos alunos saírem à “caça” dos animais, instrua-os seguindo as orientações: 1. Façam silêncio, pois muitos animais se escondem com o barulho; 2. Não toque em nenhum animal encontrado, esta visita é apenas para observação; 3. Cada dupla deve observar pelo menos dois animais diferentes e tomar nota de suas características e comportamento seguindo o roteiro. Ao término do tempo estipulado para esse momento, volte para sala para organizar os resultados dessa visita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: A sistematização está organizada em 3 slides, o primeiro é destinado para tabular os dados da investigação e deve durar aproximadamente 7 minutos, o segundo, que é destinado para retomada das hipóteses, deve durar cerca de 3 minutos e o último, que contém uma proposta de classificação dos animais, deve durar 5 minutos. Peça aos alunos que mantenham suas duplas de trabalho. Para sistematizar os dados coletados no trabalho de campo, projete ou reproduza essa tabela no quadro e depois com o auxílio dos alunos faça o preenchimento com as características e comportamentos observados.

Slide Plano Aula

Orientações: Retome a questão disparadora e as respostas dadas pelos alunos à ela no início dessa aula, compare-as com os resultados da investigação. Para isso, proponha o seguinte questionamento: “Suas hipóteses sobre os animais que poderiam ser encontrados foram confirmadas?”, escute a fala dos alunos em relação a essa questão. Após a esse momento, explique que todos os seres que vivem em um jardim ou área verde apresentam algum tipo de relação, seja ela alimentar, de sobrevivência ou de reprodução, e depois mostre alguns exemplos de animais que podem ser encontrados nesses ambientes.

Slide Plano Aula

Orientações: Ainda em duplas, explique que agora eles tem um desafio: classificar os animais citados no poema e os observados pelos alunos em diferentes grupos. Oriente os alunos para utilizarem a tabela de resultados, ela irá auxiliá-los a elaborar essa classificação. Se achar necessário, dê algumas dicas, mas é importante que os alunos façam uma análise das características e usem a criatividade. As classificações produzidas pelos alunos não precisam seguir diretamente as informações da tabela, mas é preciso que contenham critérios válidos. O registro dessa atividade pode ser realizado no caderno. Você pode ir além: caso a sua região possua um jardim botânico, parque ou bosque, programe uma visita até lá e aproveite para aprofundar a proposta investigativa deste plano.

Slide Plano Aula
  • Materiais complementares
  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na Massa - Investigando um ambiente


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Critérios para classificar objetos

AULA 02

Os animais e suas características

AULA 03

Classificação dos animais

AULA 05

Para o que serve o esqueleto?

AULA 06

Quem são os artrópodes?

AULA 07

Os insetos e seus diferentes aparelhos bucais

AULA 08

Os vertebrados e as suas adaptações

AULA 09

Como eram os seres do passado?

AULA 10

As características dos animais mamíferos

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano :

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Critérios para classificar objetos

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Classificação dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As características dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os animais e suas características

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Vamos sacudir o esqueleto? Conhecendo as formas de sustentar o corpo

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo “A dona aranha subiu pela parede...”: A locomoção dos animais na superfície terrestre

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigando um ambiente

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Para o que serve o esqueleto?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Pata aqui, pata acolá: como os animais se locomovem

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Quem são os artrópodes?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo É hora de comer: como se alimentam os animais?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Como é coberto o corpo dos animais?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As formas de reprodução dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os insetos e seus diferentes aparelhos bucais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Como eram os seres do passado?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Etapas da Vida

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O ciclo de vida e a metamorfose

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os vertebrados e as suas adaptações

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As características dos animais mamíferos

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os tipos de ovos dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O tempo de gestação dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As etapas do desenvolvimento humano

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Formas de respiração dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo De quem é esse filhote? Quais formas os animais assumem ao se desenvolver

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fatores que atrapalham a propagação do som

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

O som em diferentes materiais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Meios de Propagação

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Conceituando poluição

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição Sonora

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Critérios para classificar objetos

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reflexão da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição visual e ambientes visualmente saudáveis

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Classificação dos animais

3º ano / Ciências / Terra e Universo

O solo na agricultura e na pecuária

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Feixe de luz

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

As características dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os animais e suas características

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Do que é formado o solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Componentes que tornam um solo mais adequado para o plantio

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Orquestrando o som - O som nos instrumentos musicais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Refração da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição sonora e saúde

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Vamos sacudir o esqueleto? Conhecendo as formas de sustentar o corpo

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

“A dona aranha subiu pela parede...”: A locomoção dos animais na superfície terrestre

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando um ambiente

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Para o que serve o esqueleto?

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Materiais extraídos do solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

O solo na construção de moradias

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI04 da BNCC

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O Mundo Animal: Animais Domésticos e Silvestres

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais aquáticos

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Seres Vivos

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

As características dos animais

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O Mundo Animal nas Alturas: Animais Voadores

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais brasileiros: A importância de Preservar

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando um ambiente

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

A importância da água na vida das plantas

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais Terrestres

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

As Plantas e o Ambiente

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

As plantas e sua interação com a luz solar

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

As diferenças entre as folhas

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O caule e a raiz das plantas

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os tipos de sementes

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Características das flores

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O CULTIVO DE PLANTAS: NATIVAS, EXÓTICAS, MEDICINAIS E ORNAMENTAIS

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

PLANTAS AQUÁTICAS

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O MUNDO DAS PLANTAS: QUAIS EU CONHEÇO?

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

PLANTAS BRASILEIRAS: PRESERVAR, POR QUÊ?

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Clorofila: o que é e de onde vem?

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI04 da BNCC

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O Mundo Animal: Animais Domésticos e Silvestres

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais aquáticos

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O Mundo Animal nas Alturas: Animais Voadores

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais brasileiros: A importância de Preservar

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Vamos sacudir o esqueleto? Conhecendo as formas de sustentar o corpo

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

“A dona aranha subiu pela parede...”: A locomoção dos animais na superfície terrestre

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando um ambiente

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Para o que serve o esqueleto?

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais Terrestres

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Pata aqui, pata acolá: como os animais se locomovem

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Quem são os artrópodes?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

É hora de comer: como se alimentam os animais?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Como é coberto o corpo dos animais?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

As formas de reprodução dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os vertebrados e as suas adaptações

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

As características dos animais mamíferos

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Formas de respiração dos animais

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI06 da BNCC

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Critérios para classificar objetos

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais aquáticos

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Classificação dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os animais e suas características

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O Mundo Animal nas Alturas: Animais Voadores

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando um ambiente

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Para o que serve o esqueleto?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Quem são os artrópodes?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os insetos e seus diferentes aparelhos bucais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Como eram os seres do passado?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os vertebrados e as suas adaptações

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

As características dos animais mamíferos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann