Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a sua turma para leitura do poema “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles. Em sua apresentação de slides, destaque os trechos do poema em que os seres vivos são citados e explore com as crianças as informações lidas, incentivando a troca de ideias entre elas (leia as perguntas do slide 3).
Após esse primeiro momento, apresente a “questão disparadora” a todos, de modo a deixá-los curiosos.
Mão na massa
Para adaptar o “mão na massa” dessa aula, use a sugestão de desafio presente no slide 8. Peça para que os alunos pensem nos seres vivos citados no poema e realizem uma rápida pesquisa para listar as principais características. Esse momento deve acontecer durante a videochamada, então, deixe que os alunos se organizem em duplas e sugira que se comuniquem via Whatsapp, para compilarem os resultados das pesquisas.
Após esse momento, projete a tabela presente no slide 6 e preencha as lacunas junto com a turma. Anote os resultados divergentes dos grupos para posterior revisão. Para enriquecer a discussão, peça para que alguns alunos citem animais que já viram em jardins e que não foram listados no poema, preencha as características dos animais extras junto com a turma.
Sistematização
Ainda em videochamada, quando a tabela estiver completa, revise com os alunos o resultado da atividade de modo que cheguem a um consenso. Leia as hipóteses levantadas sobre o ambiente em que os animais são encontrados e as características gerais deles, confirmando, ou não, as respostas das crianças. Leia as orientações do slide 7 para continuar a sistematização.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na execução do “mão na massa”, ajudando-as na etapa de pesquisa.