12002
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Notícias usando linguagem formal e informal

POR: Juliana Pacheco Oliveira Neves 10/08/2018
Código: ING8_05UND02

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI09) Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Notícias usando linguagem formal e informal

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de 5 planos sobre o uso de linguagem apropriada de acordo com o público e gênero, utilizando textos jornalísticos (ING8_05UN01 a ING8_05UN05).

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia os objetivos com os alunos e verifique o entendimento. Chame atenção para os dois “momentos” da aula: escrever e avaliar.

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Aquecer os alunos para o tema da aula

Orientações: Faça aos alunos a pergunta do slide ou mostre o slide aos alunos, pedindo a eles que compartilhem alguma notícia do dia. Depois que um ou dois alunos tenham dito algo que está acontecendo no mundo naquele dia, pergunte a eles como ficaram sabendo das notícias:

And how did you learn of that?

Did you watch the news on TV this morning?

Did you read the newspaper?

Did you see it in any social media?

As respostas vão variar, podendo ir desde I saw it on Facebook/Twitter/Instagram até My parents were talking about it this morning/I saw it on TV during breakfast.

Input select-down

Tempo sugerido: 17 minutos

Propósito: Estudar as diferenças linguísticas entre textos veiculados em diferentes mídias (mais formal/menos formal)

Expectativa: Que os alunos consigam compreender que as duas notícias tratam do mesmo assunto, mas que têm características diferentes.

LInks para os textos: https://www.buzzfeed.com/jimdalrympleii/ariana-grande-concert?utm_term=.wfNnQXgo5#.pa8eQ2l0Z

https://www.nytimes.com/2017/05/22/world/europe/ariana-grande-manchester-police.html

Orientações: Mostre o slide aos alunos (caso não haja datashow disponível, use imagens impressas em tamanho grande). Comece perguntando se eles reconhecem o site de onde essas notícias foram retiradas (What websites are the news from?). Os alunos devem conseguir ler nas imagens os sites de onde elas foram retiradas, no caso do Buzzfeed news e do New York Times)

Verifique se eles sabem que tipo de site é cada um deles (What kind of website is Buzzfeed? Is it a social media? A magazine?) Buzzfeed é um site/blog de entretenimento, The New York Times é um Jornal (aqui em sua versão online).

Pergunte também o que os dois veículos estão noticiando:

What are the news reporting?

What’s the main topic of the texts?

(Os alunos provavelmente responderão algo como A terrorist attack/an incident during a concert)

Agora concentre-se na linguagem utilizada nos sites. Faça perguntas direcionadoras como:

Which one of them was written during the event?

Which one was written after all the information was known? How can we know that?

(É esperado que os alunos respondam algo como The Buzzfeed News article was posted and updated - you can see the information below the headline - so it was posted during the event. Both the Buzzfeed article and the tweet have expressions like “possible” and “I think”, that means they didn’t have all the information when they wrote it. The New York Times article doesn’t have any of these characteristics, so it was probably written afterwards.)

Divida os alunos em trios ou quartetos. Entregue uma cópia do material disponível no link https://docs.google.com/document/d/1nwdv2uoU_dyMbARpa7MUN-bEAcIdikfpxDqFWMK8clo/edit?usp=sharing, com trechos das duas notícias. Lembre a eles que o enunciado pede que eles apenas façam um skimming dos textos, ou seja, não é necessário fazer a leitura detalhada nesse momento. Peça que os grupos respondam às atividades juntos, de forma colaborativa. Se necessário, e se houver tempo, revise com os alunos a linguagem básica para interação em grupos (ex.: I agree/I don’t agree; let’s check the answers; I answered _______________ on question 2, what about you?)

Após cerca de 15 minutos, faça a correção (https://docs.google.com/document/d/1J1hI6gwnFhn9Hd1ebPXcMY1v2DzBHYJd1W8BnEOny9s/edit?usp=sharing) e veja com os alunos se eles percebem alguma outra característica dos dois textos que não foi mencionada.

Output select-down

Tempo sugerido: 22 minutos

Propósito: Produzir uma notícia para ser veiculada em uma mídia específica (blog ou jornal), utilizando a linguagem (vocabulário, estrutura de frases e parágrafos) adequada ao público.

Expectativa: Que os alunos demonstrem que entenderam como utilizar a linguagem de forma mais ou menos formal através da produção e que sejam capazes de fazer escolhas e adaptações linguísticas de forma consciente.

Orientações: Mostre o slide com as informações sobre o acontecimento fictício para os alunos (nesse caso, a invasão alienígena). Passe as informações com eles para checar o entendimento (vocabulário específico, como UFO, deve ser esclarecido, já que depois eles precisarão desse mesmo vocabulário nas produções).

Divida a turma em duas partes (pode simplesmente apontar para um lado e outro da sala) e diga que agora os que estão em um lado são blogueiros, de um famoso site de entretenimento enquanto os alunos do outro lado são jornalistas do jornal mais respeitado da cidade (Now, all of you on the right are bloggers who write for the most famous entertainment blog in the world, and you, on the left, are journalists from the most important newspaper in the world). Todos têm a mesma função: escrever para o veículo em que trabalham uma notícia sobre o acontecimento do slide. Lembre-os de que, como escrevem para públicos diferentes, devem estar atentos para usar a linguagem que o seu público espera. Diga que, em caso de dúvida, sempre podem consultar o material utilizado na atividade anterior. Também deixe os alunos livres para acrescentar informações não presentes nos slides, caso achem necessário durante a escrita. A depender do nível de proficiência da turma, o professor pode pedir textos com dois ou até quatro parágrafos, desde que todos produzam e o tempo de produção seja respeitado.

Como alternativa, você pode elaborar um slide diferente, com um acontecimento que considere mais motivador para o seu grupo. Também pode fazer uso de acontecimentos reais, mas evite usar notícias de jornal já prontas, para que os alunos não terminem por copiar, ainda que não intencionalmente, a estrutura já feita. Coloque informações objetivas no slide e lembre-se de colocar dados e datas, já que o texto jornalístico precisa deste tipo de informação.

Avise aos alunos que eles têm cerca de 15/17 minutos para a produção. Após esse tempo, coloque os alunos em duplas, formadas por um aluno de cada grupo (blogueiros e jornalistas). Peça que as duplas compartilhem seus textos entre si, lendo para observar as diferenças entre as duas notícias. Os alunos devem avaliar se o colega incorporou as características esperadas no texto, direcionando-o para o público e veículos corretos.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 6 minutos

Propósito: Sistematizar os saberes ativados durante a aula; fazer com que os alunos dêem feedback entre si

Expectativa: Que os alunos consigam sistematizar as características dos gêneros estudados e avaliar o texto dos colegas

Orientações: Mantenha os alunos nas duplas da atividade anterior (um aluno que escreveu uma notícia de blog com um aluno que escreveu uma notícia de jornal). Faça a avaliação em forma de plenária, perguntando aos alunos o que eles aprenderam hoje (título do slide). Liste as características conforme os alunos falarem ou espere que eles terminem e mostre o slide. Peça que, mais uma vez, os alunos olhem para a própria produção e para a da sua dupla, agora buscando ver alguma coisa que eles avaliam que poderia ser melhorada no texto. A melhoria pode ser algo relativo às características estudadas na aula, ou até mesmo em relação à gramática, ortografia e apresentação do texto (rasuras, disposição do texto, inserção de imagens).

Os alunos podem compartilhar essa sugestão ou podem acrescentá-la a seu texto, como uma atividade de casa.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de 5 planos sobre o uso de linguagem apropriada de acordo com o público e gênero, utilizando textos jornalísticos (ING8_05UN01 a ING8_05UN05).

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia os objetivos com os alunos e verifique o entendimento. Chame atenção para os dois “momentos” da aula: escrever e avaliar.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Aquecer os alunos para o tema da aula

Orientações: Faça aos alunos a pergunta do slide ou mostre o slide aos alunos, pedindo a eles que compartilhem alguma notícia do dia. Depois que um ou dois alunos tenham dito algo que está acontecendo no mundo naquele dia, pergunte a eles como ficaram sabendo das notícias:

And how did you learn of that?

Did you watch the news on TV this morning?

Did you read the newspaper?

Did you see it in any social media?

As respostas vão variar, podendo ir desde I saw it on Facebook/Twitter/Instagram até My parents were talking about it this morning/I saw it on TV during breakfast.

Tempo sugerido: 17 minutos

Propósito: Estudar as diferenças linguísticas entre textos veiculados em diferentes mídias (mais formal/menos formal)

Expectativa: Que os alunos consigam compreender que as duas notícias tratam do mesmo assunto, mas que têm características diferentes.

LInks para os textos: https://www.buzzfeed.com/jimdalrympleii/ariana-grande-concert?utm_term=.wfNnQXgo5#.pa8eQ2l0Z

https://www.nytimes.com/2017/05/22/world/europe/ariana-grande-manchester-police.html

Orientações: Mostre o slide aos alunos (caso não haja datashow disponível, use imagens impressas em tamanho grande). Comece perguntando se eles reconhecem o site de onde essas notícias foram retiradas (What websites are the news from?). Os alunos devem conseguir ler nas imagens os sites de onde elas foram retiradas, no caso do Buzzfeed news e do New York Times)

Verifique se eles sabem que tipo de site é cada um deles (What kind of website is Buzzfeed? Is it a social media? A magazine?) Buzzfeed é um site/blog de entretenimento, The New York Times é um Jornal (aqui em sua versão online).

Pergunte também o que os dois veículos estão noticiando:

What are the news reporting?

What’s the main topic of the texts?

(Os alunos provavelmente responderão algo como A terrorist attack/an incident during a concert)

Agora concentre-se na linguagem utilizada nos sites. Faça perguntas direcionadoras como:

Which one of them was written during the event?

Which one was written after all the information was known? How can we know that?

(É esperado que os alunos respondam algo como The Buzzfeed News article was posted and updated - you can see the information below the headline - so it was posted during the event. Both the Buzzfeed article and the tweet have expressions like “possible” and “I think”, that means they didn’t have all the information when they wrote it. The New York Times article doesn’t have any of these characteristics, so it was probably written afterwards.)

Divida os alunos em trios ou quartetos. Entregue uma cópia do material disponível no link https://docs.google.com/document/d/1nwdv2uoU_dyMbARpa7MUN-bEAcIdikfpxDqFWMK8clo/edit?usp=sharing, com trechos das duas notícias. Lembre a eles que o enunciado pede que eles apenas façam um skimming dos textos, ou seja, não é necessário fazer a leitura detalhada nesse momento. Peça que os grupos respondam às atividades juntos, de forma colaborativa. Se necessário, e se houver tempo, revise com os alunos a linguagem básica para interação em grupos (ex.: I agree/I don’t agree; let’s check the answers; I answered _______________ on question 2, what about you?)

Após cerca de 15 minutos, faça a correção (https://docs.google.com/document/d/1J1hI6gwnFhn9Hd1ebPXcMY1v2DzBHYJd1W8BnEOny9s/edit?usp=sharing) e veja com os alunos se eles percebem alguma outra característica dos dois textos que não foi mencionada.

Tempo sugerido: 22 minutos

Propósito: Produzir uma notícia para ser veiculada em uma mídia específica (blog ou jornal), utilizando a linguagem (vocabulário, estrutura de frases e parágrafos) adequada ao público.

Expectativa: Que os alunos demonstrem que entenderam como utilizar a linguagem de forma mais ou menos formal através da produção e que sejam capazes de fazer escolhas e adaptações linguísticas de forma consciente.

Orientações: Mostre o slide com as informações sobre o acontecimento fictício para os alunos (nesse caso, a invasão alienígena). Passe as informações com eles para checar o entendimento (vocabulário específico, como UFO, deve ser esclarecido, já que depois eles precisarão desse mesmo vocabulário nas produções).

Divida a turma em duas partes (pode simplesmente apontar para um lado e outro da sala) e diga que agora os que estão em um lado são blogueiros, de um famoso site de entretenimento enquanto os alunos do outro lado são jornalistas do jornal mais respeitado da cidade (Now, all of you on the right are bloggers who write for the most famous entertainment blog in the world, and you, on the left, are journalists from the most important newspaper in the world). Todos têm a mesma função: escrever para o veículo em que trabalham uma notícia sobre o acontecimento do slide. Lembre-os de que, como escrevem para públicos diferentes, devem estar atentos para usar a linguagem que o seu público espera. Diga que, em caso de dúvida, sempre podem consultar o material utilizado na atividade anterior. Também deixe os alunos livres para acrescentar informações não presentes nos slides, caso achem necessário durante a escrita. A depender do nível de proficiência da turma, o professor pode pedir textos com dois ou até quatro parágrafos, desde que todos produzam e o tempo de produção seja respeitado.

Como alternativa, você pode elaborar um slide diferente, com um acontecimento que considere mais motivador para o seu grupo. Também pode fazer uso de acontecimentos reais, mas evite usar notícias de jornal já prontas, para que os alunos não terminem por copiar, ainda que não intencionalmente, a estrutura já feita. Coloque informações objetivas no slide e lembre-se de colocar dados e datas, já que o texto jornalístico precisa deste tipo de informação.

Avise aos alunos que eles têm cerca de 15/17 minutos para a produção. Após esse tempo, coloque os alunos em duplas, formadas por um aluno de cada grupo (blogueiros e jornalistas). Peça que as duplas compartilhem seus textos entre si, lendo para observar as diferenças entre as duas notícias. Os alunos devem avaliar se o colega incorporou as características esperadas no texto, direcionando-o para o público e veículos corretos.

Tempo sugerido: 6 minutos

Propósito: Sistematizar os saberes ativados durante a aula; fazer com que os alunos dêem feedback entre si

Expectativa: Que os alunos consigam sistematizar as características dos gêneros estudados e avaliar o texto dos colegas

Orientações: Mantenha os alunos nas duplas da atividade anterior (um aluno que escreveu uma notícia de blog com um aluno que escreveu uma notícia de jornal). Faça a avaliação em forma de plenária, perguntando aos alunos o que eles aprenderam hoje (título do slide). Liste as características conforme os alunos falarem ou espere que eles terminem e mostre o slide. Peça que, mais uma vez, os alunos olhem para a própria produção e para a da sua dupla, agora buscando ver alguma coisa que eles avaliam que poderia ser melhorada no texto. A melhoria pode ser algo relativo às características estudadas na aula, ou até mesmo em relação à gramática, ortografia e apresentação do texto (rasuras, disposição do texto, inserção de imagens).

Os alunos podem compartilhar essa sugestão ou podem acrescentá-la a seu texto, como uma atividade de casa.

Contents

  1. INPUT: News articles from different medias
  2. OUTPUT: News for different medias

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI09) Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases)

Professor-autor: Juliana Neves

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes