Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Objetivos específicos
- Reconhecer as regularidades presentes em situações aditivas que envolvem o zero como elemento neutro;
Conceitos-chaves
- Padrões de regularidade do zero como elemento neutro da adição.
Recursos necessários
- Data-show;
- Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
- Atividades impressas em folha;
- Lápis, borracha, quadro, giz;
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Deixe que os alunos leiam o diálogo apresentado e depois questione a turma sobre a quantidade de figurinhas de cada menino. Após as conclusões, questione os alunos sobre o resultado obtido.
Propósito: Verificar os conhecimentos prévios da turma acerca de situações que envolvem adições com o zero em uma das parcelas.
Discuta com a turma:
- Quantas figurinhas cada um dos meninos tem hoje?
- Como representamos a ausência de quantidade?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Deixe que a turma leia a proposta da atividade e oriente para que observem atentamente a pontuação de cada jogador no dominó. Dê um tempo para que os alunos leiam e compreendam cada questão proposta a partir da análise das peças do dominó. Peça que calculem os pontos de cada um dos jogadores e então preencham o quadro. Através da análise dos pontos, eles deverão responder qual foi o jogador que venceu com a maior pontuação na soma das peças.
Propósito: Levar os alunos a perceberem o padrão de regularidade presente em todas as somas que envolvem o número zero.
Discuta com a turma:
- Alguém percebeu algo em comum nas peças de todos os jogadores?
- Apenas observando, dá para ter uma ideia de qual deles conseguiu a maior pontuação?
- O que aconteceria com a pontuação se todos tivessem 10 pontos na segunda peça?
- E se todos tivessem um 0 na segunda peça, como ficaria a pontuação?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Deixe que a turma leia a proposta da atividade e oriente para que observem atentamente a pontuação de cada jogador no dominó. Dê um tempo para que os alunos leiam e compreendam cada questão proposta a partir da análise das peças do dominó. Peça que calculem os pontos de cada um dos jogadores e então preencham o quadro. Através da análise dos pontos, eles deverão responder qual foi o jogador que venceu com a maior pontuação na soma das peças.
Propósito: Levar os alunos a perceberem o padrão de regularidade presente em todas as somas que envolvem o número zero.
Discuta com a turma:
- Alguém percebeu algo em comum nas peças de todos os jogadores?
- Apenas observando, dá para ter uma ideia de qual deles conseguiu a maior pontuação?
- O que aconteceria com a pontuação se todos tivessem 10 pontos na segunda peça?
- E se todos tivessem um 0 na segunda peça, como ficaria a pontuação?
Materiais complementares:
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientação: Acompanhe com a turma as somas dos pontos das peças de cada jogador. Verifique se todos conseguiram realizar as somas e fazer os registros com os resultados no quadro. Verifique se os alunos descobriram, através das somas dos pontos, quem foi o vencedor. Depois, questione a turma sobre a percepção de alguma regularidade que ocorreu em todas as somas que eles fizeram.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as somas com o zero nas parcelas.
Discuta com a turma:
- Alguém calculou a soma dos pontos de outra maneira? Como?
- Há algum padrão quando somamos um determinado número com o zero?
- Isso ocorre com qualquer outro número?
- Se Cauê tivesse tirado 10 pontos na primeira e 12 na segunda peça, seus pontos se alterariam?
- Alguém percebeu algo que se repetia em todas as somas? O quê?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientação: Acompanhe com a turma as somas dos pontos das peças de cada jogador. Verifique se todos conseguiram realizar as somas e fazer os registros com os resultados no quadro. Verifique se os alunos descobriram, através das somas dos pontos, quem foi o vencedor. Depois, questione a turma sobre a percepção de alguma regularidade que ocorreu em todas as somas que eles fizeram.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as somas com o zero nas parcelas.
Discuta com a turma:
- Alguém calculou a soma dos pontos de outra maneira? Como?
- Há algum padrão quando somamos um determinado número com o zero?
- Isso ocorre com qualquer outro número?
- Se Cauê tivesse tirado 10 pontos na primeira e 12 na segunda peça, seus pontos se alterariam?
- Alguém percebeu algo que se repetia em todas as somas? O quê?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientação: Acompanhe com a turma as somas dos pontos das peças de cada jogador. Verifique se todos conseguiram realizar as somas e fazer os registros com os resultados no quadro. Verifique se os alunos descobriram, através das somas dos pontos, quem foi o vencedor. Depois, questione a turma sobre a percepção de alguma regularidade que ocorreu em todas as somas que eles fizeram.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as somas com o zero nas parcelas.
Discuta com a turma:
- Alguém calculou a soma dos pontos de outra maneira? Como?
- Há algum padrão quando somamos um determinado número com o zero?
- Isso ocorre com qualquer outro número?
- Se Cauê tivesse tirado 10 pontos na primeira e 12 na segunda peça, seus pontos se alterariam?
- Alguém percebeu algo que se repetia em todas as somas? O quê?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Ler com a turma a sistematização dos conceitos trabalhados nesta aula.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- O que acontece quando temos uma certa quantidade e não acrescentamos o valor?
Material complementar:
Sugestão de Leitura: No trabalho com os padrões de regularidade presentes nas operações, faz-se necessário o uso da memorização, a fim de que a criança reconheça os padrões e seja capaz de generalizá-los. Para saber mais sobre a melhor forma de trabalhar com a memorização em sala de aula, leia o artigo da Revista Nova Escola, sobre os resultados de memória que são essenciais aos procedimentos de cálculo.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a aprendizagem da aula e exemplifique os conceitos através das imagens das caixas de ovos.
Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura, interpretação e resolução. Se possível, peça para os alunos pintarem a tampinha de azul e vermelho, caso a impressão/cópia seja preto e branco.
Propósito: Avaliar se o aluno atingiu o objetivo proposto para esta aula.
Discuta com a turma:
- Qual seria a tampinha que possibilita maior chance de vencer a disputa?
- E se cada um tirasse as três tampinhas da mesma cor, quais seriam as pontuações possíveis?
- Se uma das tampinhas retiradas for preta, de que cor devem ser as outras duas para que se obtenha a maior pontuação?
Materiais complementares: