Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Batalha dos dados - Etapa I
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sentido de igualdade em operação numérica
Por: Luana Pires Barbosa
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luana Pires Barbosa
Mentora: Paulo César da Silva Rocha
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Objetivos específicos
Conhecer o sinal de diferente e sua aplicabilidade em oposição ao sinal de igual.
Conceito-chave
Igualdade e diferença entre número e entre uma operação numérica.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Um dado para cada dupla;
- Datashow (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Conhecer o sinal de diferente e sua aplicabilidade em oposição ao sinal de igual.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Orientações: Após a apresentação do objetivo da aula, solicite que os alunos façam a atividade a seguir.
Propósito: Diferenciar o conceito de igual e diferente, antes de apresentar os sinais.
Aquecimento
Orientações: Solicite que os alunos busquem resolver a atividade de aquecimento. Após terminarem, discuta com a turma que tipo de análise tiveram que fazer para resolver essas duas perguntas.
Propósito: Diferenciar o conceito de igual e conceito de diferente, antes de apresentar os sinais.
Discuta com a turma:
- O número de rodas da bicicleta e da moto é igual ou diferente?
- O que vocês observaram para responder essa pergunta?
- Poderíamos usar no lugar da palavra igual o sinal de igual?
- O tamanho desses copos é igual ou diferente?
- O que vocês observaram para responder essa pergunta?
- Poderíamos usar no lugar da palavra diferente o sinal de diferente?
Material Complementar:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)
Orientações: Leia com os alunos as instruções do jogo de forma que todos tirem as suas dúvidas. Forme as duplas e entregue aos alunos o quadro (o modelo está no slide 7), onde eles anotarão os resultados dos dados e farão as comparações. Cada dupla precisa ter um dado para realizar esse jogo.
Propósito: Diferenciar o conceito de igual e conceito de diferente, através do jogo.
Discuta com a turma: Após o término das cinco etapas e da comparação feita pelos alunos, chame algumas duplas para compartilharem seus resultados com o grupo. Pergunte a eles:
- Quando vocês usaram o sinal de igual?
- Quando vocês usaram o sinal de diferente?
- Quantos resultados iguais vocês tiveram?
- Quantos resultados diferentes vocês tiveram?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Leia aqui o texto de Vichessi e Martins (2009) sobre o ensino da álgebra.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)
Orientações: Leia com os alunos as instruções do jogo de forma que todos tirem as suas dúvidas. Forme as duplas e entregue aos alunos o quadro (o modelo está no slide seguinte), onde eles anotarão os resultados dos dados e farão as comparações. Cada dupla precisa ter um dado para realizar esse jogo.Você encontra-o para impressão nos materiais complementares, junto à atividade principal.
Propósito: Diferenciar o conceito de igual e conceito de diferente, através do jogo.
Discuta com a turma: Após o término das cinco etapas e da comparação feita pelos alunos, chame algumas duplas para compartilharem seus resultados com o grupo. Pergunte a eles:
- Quando vocês usaram o sinal de igual?
- Quando vocês usaram o sinal de diferente?
- Quantos resultados iguais vocês tiveram?
- Quantos resultados diferentes vocês tiveram?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)
Orientações: Entregue o quadro acima para cada aluno ou passe-a no quadro (aluno 1 e aluno 2). Ela será essencial para o jogo, pois os alunos anotarão os valores no quadro. Ela deverá ser entregue nas etapas I e II do jogo.
Propósito: Registrar os valores para depois comparar com os colegas
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)
Orientações: Leia com os alunos as instruções do jogo de forma que todos tirem as suas dúvidas. Mantenha as mesmas duplas anteriores e entregue às crianças a segunda tabelinha (o modelo está no slide seguinte), onde os alunos anotarão o resultado dos dois dados em forma de soma. Por exemplo: “joguei dois dados, um dado caiu com a face voltada para o 1, e outra face voltada para o 3, então, a anotação deverá ser “1 + 3”. Cada dupla precisa ter um dado para realizar esse jogo, porém cada criança jogará duas vezes seguidas para conseguir anotar a sentença.Você encontra-o para impressão nos materiais complementares, junto à atividade principal.
Propósito: Diferenciar o conceito de igual e conceito de diferente, através do jogo.
Discuta com a turma: Após o término das cinco etapas e da comparação feita pelos alunos, chame algumas duplas para compartilhar seus resultados com o grupo. Pergunte a eles:
- Quando vocês usaram o sinal de igual?
- O que foi preciso fazer com as sentenças para saber se elas eram iguais ou diferentes?
- Quantos resultados iguais vocês tiveram?
- Quantos resultados diferentes vocês tiveram?
- Como chegaram a essa conclusão?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10)
Orientações: Chame algumas duplas ao quadro para apresentarem seus quadros de comparação.
Propósito: Trazer à tona as situações em que os alunos usaram o sinal de igual e o sinal de diferente. Para números iguais, devem usar o sinal de igual. Para números diferentes, devem usar o sinal de diferente.
Discuta com a turma:
- Como chegaram a conclusão de qual situação deveriam usar cada sinal?
- Tem outra combinação de número podemos identificar?
Material Complementar:
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10)
Orientações: Chame algumas duplas à lousa para apresentar seus quadros de comparação.
Propósito: O propósito deste momento da aula é trazer à tona as situações em que os alunos usaram o sinal de igual e o sinal de diferente. Para sentenças com resultados iguais, usaram o sinal de igual. Para sentenças com resultados diferentes, usaram o sinal de diferente.
Discuta com a turma:
- Como chegaram a conclusão de qual situação deveriam usar cada sinal?
- Que outra combinação de número podemos identificar?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Discuta com os alunos conceitos aprendidos nesta aula, através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito. É importante que eles percebam que podemos ter diferentes escritas de ambos os membros de forma que a equivalência se mantenha e o sinal de igual, por exemplo, permaneça, conforme o resultado seja o mesmo, conforme vimos nessa aula.
Propósito: A ideia é que os alunos compreendam a diferença do sinal de igual e de diferente quando temos ambos os membros trabalhados.
Discuta com a turma:
- Qual a relação entre o 1° membro e o 2° membro de uma sentença?
- Qual a função do sinal de diferente em um uma sentença?
- Qual a função do sinal de igual em um uma sentença?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Faça uma rápida retomada com os alunos dos conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito.
Propósito: A ideia é que os alunos apresentem uma ampliação da percepção do sinal de igual em oposição ao sinal de diferente.
Raio X
Orientações: Individualmente, os alunos devem fazer a atividade acima, analisando as diferentes adições. As adições equivalentes devem ser pintadas com a mesma cor. Adições que não apresentam nenhuma equivalência, devem ficar em branco.
Propósito: Verificar a compreensão do sinais de igual e diferente e a equivalência dos resultados dos membros.
Materiais complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_13ALG02
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
Dados. Caso o aluno não tenha um dado em casa ele pode montá-lo através do molde impresso ou desenhado. Como fazer um dado.
- Opcionais:
Dado online
Jogo: Equações simbólicas com animais
Jogos físicos: JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA ÁLGEBRA
Artigo: Álgebra nos anos iniciais
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
Apesar de o foco ser a atividade principal, o aquecimento traz uma retomada dos sinais de igual e diferente, portanto, seria interessante enviar a atividade com antecedência para despertar a curiosidade dos alunos sobre o assunto e começar o debate para a solução da atividade. Essa atividade pode ser enviada de forma remota (por WhatsApp, por exemplo), e os alunos podem enviar as respostas pelo mesmo meio - assim, as discussões começam antes da aula.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é um jogo de dados. Os alunos precisam ter um dado. Caso não tenham um dado em casa, os alunos podem montar um seguindo o molde ou desenhar um, ou também podem utilizar o dado virtual. Eles também precisam ter acesso às regras do jogo e à tabela para a marcação dos pontos. O jogo sugere que joguem em duplas, mas você pode formar grupos maiores de 4 ou 5 alunos. Ele também apresenta duas etapas: a primeira é mais simples de ser jogada na situação à distância, pois cada um joga o seu dado; na segunda etapa, fica um pouco mais complicado porque envolve a adição do resultado dos dados. Caso você ache possível, proporcione as duas etapas. O importante é que através do jogo os alunos utilizem os sinais de igual e diferente. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar as regras para os alunos e dividi-los em grupos pelo Zoom ou por WhatsApp. Em ambos os casos, eles podem jogar por videochamada e é importante que eles copiem a tabela de pontuação no caderno e que você mostre como jogar através da própria aula síncrona. Caso não tenha Internet, você pode fotografar as regras do jogo e a tabela de pontuação e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. É importante que você grave um vídeo mostrando como se joga e, inclusive, jogando uma partida com você mesmo para que se apropriem do jogo. Eles devem copiar a tabela de pontuação no caderno. Você pode dividir os alunos em grupos de WhatsApp para que joguem via videochamada. Você deve estar incluída em todos os grupos para verificar se os alunos estão jogando conforme as regras e de forma produtiva.
Discussão das soluções
A discussão das soluções desta atividade pode ser compartilhada, mas o importante é que os alunos confrontem as suas respostas e conclusões com a que foi mostrada nos slides. Eles podem compartilhar as tabelas através de fotografias.
Encerramento
Levante com os alunos os conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito. Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização, escolha as que melhor se adéquam a sua turma.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é no próprio jogo de dados. Eles podem fazer a etapa 2 da atividade com outra pessoa de sua família, seria mais tranquilo do que fazer online com os colegas. A família também pode incentivar os alunos a jogarem os jogos indicados.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luana Pires Barbosa
Mentora: Paulo César da Silva Rocha
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Objetivos específicos
Conhecer o sinal de diferente e sua aplicabilidade em oposição ao sinal de igual.
Conceito-chave
Igualdade e diferença entre número e entre uma operação numérica.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Um dado para cada dupla;
- Datashow (opcional).