Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Orientações: Após a apresentação do objetivo da aula, solicite que os alunos façam a atividade a seguir.
Propósito: Diferenciar o conceito de igual e diferente, antes de apresentar os sinais.
Aquecimento
Orientações: Solicite que os alunos busquem resolver a atividade de aquecimento. Após terminarem, discuta com a turma que tipo de análise tiveram que fazer para resolver essas duas perguntas.
Propósito: Diferenciar o conceito de igual e conceito de diferente, antes de apresentar os sinais.
Discuta com a turma:
- O número de rodas da bicicleta e da moto é igual ou diferente?
- O que vocês observaram para responder essa pergunta?
- Poderíamos usar no lugar da palavra igual o sinal de igual?
- O tamanho desses copos é igual ou diferente?
- O que vocês observaram para responder essa pergunta?
- Poderíamos usar no lugar da palavra diferente o sinal de diferente?
Material Complementar:
Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)
Orientações: Leia com os alunos as instruções do jogo de forma que todos tirem as suas dúvidas. Forme as duplas e entregue aos alunos o quadro (o modelo está no slide 7), onde eles anotarão os resultados dos dados e farão as comparações. Cada dupla precisa ter um dado para realizar esse jogo.
Propósito: Diferenciar o conceito de igual e conceito de diferente, através do jogo.
Discuta com a turma: Após o término das cinco etapas e da comparação feita pelos alunos, chame algumas duplas para compartilharem seus resultados com o grupo. Pergunte a eles:
- Quando vocês usaram o sinal de igual?
- Quando vocês usaram o sinal de diferente?
- Quantos resultados iguais vocês tiveram?
- Quantos resultados diferentes vocês tiveram?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Leia aqui o texto de Vichessi e Martins (2009) sobre o ensino da álgebra.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)
Orientações: Leia com os alunos as instruções do jogo de forma que todos tirem as suas dúvidas. Forme as duplas e entregue aos alunos o quadro (o modelo está no slide seguinte), onde eles anotarão os resultados dos dados e farão as comparações. Cada dupla precisa ter um dado para realizar esse jogo.Você encontra-o para impressão nos materiais complementares, junto à atividade principal.
Propósito: Diferenciar o conceito de igual e conceito de diferente, através do jogo.
Discuta com a turma: Após o término das cinco etapas e da comparação feita pelos alunos, chame algumas duplas para compartilharem seus resultados com o grupo. Pergunte a eles:
- Quando vocês usaram o sinal de igual?
- Quando vocês usaram o sinal de diferente?
- Quantos resultados iguais vocês tiveram?
- Quantos resultados diferentes vocês tiveram?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)
Orientações: Entregue o quadro acima para cada aluno ou passe-a no quadro (aluno 1 e aluno 2). Ela será essencial para o jogo, pois os alunos anotarão os valores no quadro. Ela deverá ser entregue nas etapas I e II do jogo.
Propósito: Registrar os valores para depois comparar com os colegas
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)
Orientações: Leia com os alunos as instruções do jogo de forma que todos tirem as suas dúvidas. Mantenha as mesmas duplas anteriores e entregue às crianças a segunda tabelinha (o modelo está no slide seguinte), onde os alunos anotarão o resultado dos dois dados em forma de soma. Por exemplo: “joguei dois dados, um dado caiu com a face voltada para o 1, e outra face voltada para o 3, então, a anotação deverá ser “1 + 3”. Cada dupla precisa ter um dado para realizar esse jogo, porém cada criança jogará duas vezes seguidas para conseguir anotar a sentença.Você encontra-o para impressão nos materiais complementares, junto à atividade principal.
Propósito: Diferenciar o conceito de igual e conceito de diferente, através do jogo.
Discuta com a turma: Após o término das cinco etapas e da comparação feita pelos alunos, chame algumas duplas para compartilhar seus resultados com o grupo. Pergunte a eles:
- Quando vocês usaram o sinal de igual?
- O que foi preciso fazer com as sentenças para saber se elas eram iguais ou diferentes?
- Quantos resultados iguais vocês tiveram?
- Quantos resultados diferentes vocês tiveram?
- Como chegaram a essa conclusão?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10)
Orientações: Chame algumas duplas ao quadro para apresentarem seus quadros de comparação.
Propósito: Trazer à tona as situações em que os alunos usaram o sinal de igual e o sinal de diferente. Para números iguais, devem usar o sinal de igual. Para números diferentes, devem usar o sinal de diferente.
Discuta com a turma:
- Como chegaram a conclusão de qual situação deveriam usar cada sinal?
- Tem outra combinação de número podemos identificar?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 9 e 10)
Orientações: Chame algumas duplas à lousa para apresentar seus quadros de comparação.
Propósito: O propósito deste momento da aula é trazer à tona as situações em que os alunos usaram o sinal de igual e o sinal de diferente. Para sentenças com resultados iguais, usaram o sinal de igual. Para sentenças com resultados diferentes, usaram o sinal de diferente.
Discuta com a turma:
- Como chegaram a conclusão de qual situação deveriam usar cada sinal?
- Que outra combinação de número podemos identificar?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Discuta com os alunos conceitos aprendidos nesta aula, através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito. É importante que eles percebam que podemos ter diferentes escritas de ambos os membros de forma que a equivalência se mantenha e o sinal de igual, por exemplo, permaneça, conforme o resultado seja o mesmo, conforme vimos nessa aula.
Propósito: A ideia é que os alunos compreendam a diferença do sinal de igual e de diferente quando temos ambos os membros trabalhados.
Discuta com a turma:
- Qual a relação entre o 1° membro e o 2° membro de uma sentença?
- Qual a função do sinal de diferente em um uma sentença?
- Qual a função do sinal de igual em um uma sentença?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Faça uma rápida retomada com os alunos dos conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito.
Propósito: A ideia é que os alunos apresentem uma ampliação da percepção do sinal de igual em oposição ao sinal de diferente.
Raio X
Orientações: Individualmente, os alunos devem fazer a atividade acima, analisando as diferentes adições. As adições equivalentes devem ser pintadas com a mesma cor. Adições que não apresentam nenhuma equivalência, devem ficar em branco.
Propósito: Verificar a compreensão do sinais de igual e diferente e a equivalência dos resultados dos membros.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar