10878
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Brincando com frações

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Cálculo de frações unitárias

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaís Schulz,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Thaís Schulz

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

Objetivos específicos

Identificar, calcular e representar as frações unitárias mais usuais de quantidades discretas e contínuas.

Conceito-chave

Cálculo de frações unitárias.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca ou caderno dos alunos para anotação.
  • Um jogo impresso para cada grupo de até 6 crianças.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Divida os alunos em grupos de até seis crianças. Projete o slide para a turma, entregue uma cópia ou copie-o no quadro. Leia o slide com os alunos. Relembre o que foi feito sobre frações nas últimas aulas e converse com os alunos sobre as diferentes formas de representação de uma fração.

Propósito: Preparar os alunos para a aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês lembram que estudamos sobre frações?
  • Qual é o numerador da fração pedida? O que ele indica?
  • E o denominador? O que ele indica?
  • De quantas maneiras posso representar uma fração?
  • Que representações podemos identificar no slide?
  • Como podemos resolver esse problema?
  • Será que somente podemos resolver o problema dessa forma?
  • Que resultado vocês encontraram?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (Slides 4, 5 e 6).

Orientação: Converse com os alunos sobre o jogo e entregue um baralho para cada grupo. Permita que os alunos mexam nas cartas por alguns minutos, descobrindo os tipos de carta e associando as cartas pelas suas semelhanças. Apresente os slides com as regras e leia com os alunos, tirando possíveis dúvidas. É possível que os alunos já conheçam o jogo, pois é jogado, popularmente, com as cartas de baralho comum. Certifique-se que os alunos estão compreendendo como devem jogar.

Propósito: Conhecer o jogo e suas regras.

Discuta com a turma:

  • Alguém já jogou este jogo? Com quais cartas?
  • Conhecem as regras do jogo?
  • Há alguma dúvida sobre o jogo?

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Materiais complementares para o professor

  • Leia mais sobre o ensino de frações em:

Capítulos 16 a 18 do livro Matemática no Ensino Fundamental, de John A. Van de Walle, Editora Artmed, 2009;

Livro Saber Matemática: 4º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim, Editora FTD, 2013;

Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (Slides 4, 5 e 6).

Orientação: Converse com os alunos sobre o jogo e entregue um baralho para cada grupo. Permita que os alunos mexam nas cartas por alguns minutos, descobrindo os tipos de carta e associando as cartas pelas suas semelhanças. Apresente os slides com as regras e leia com os alunos, tirando possíveis dúvidas. É possível que os alunos já conheçam o jogo, pois é jogado, popularmente, com as cartas de baralho comum. Certifique-se que os alunos estão compreendendo como jogar.

Propósito: Conhecer o jogo e suas regras.

Discuta com a turma:

  • Conhecem as regras do jogo?
  • Há alguma dúvida sobre o jogo?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (Slides 4, 5 e 6).

Orientação: Depois que os alunos lerem e compreenderem as regras, peça que discutam sobre os problemas que aparecem nas cartas e que cheguem à resposta, se possível, utilizando o cálculo mental. Quando souberem de que fração cada carta se refere, podem começar o jogo, seguindo as instruções dos slides. Caminhe pela sala observando como os alunos estão jogando e auxilie-os nas dúvidas que surgirem.

Você pode criar alguma regra que achar necessária com a turma. Por exemplo, caso alguém agrupe as cartas incorretamente, ganhará 3 pontos.

Propósito: Conhecer o jogo e suas regras.

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete o slide para a turma, copie-o no quadro ou entregue uma cópia para os alunos. Leia o slide com eles e peça que falem um pouco como foi o jogo no seu grupo, respondendo às perguntas do slide. Permita que os alunos falem e troquem ideias sobre o jogo.

Propósito: Socializar as experiências que os alunos tiveram durante o jogo.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente o slide e converse com os alunos sobre a aula. Você pode solicitar que os alunos escrevam no seu caderno um resumo do que foi feito na aula e sua opinião sobre o jogo.

Propósito: Resumir e encerrar o que foi feito na aula.

Discuta com a turma:

  • O que mais gostaram no jogo?
  • Foi difícil resolver os problemas para saber sua resposta?
  • Encontraram pontos positivos e negativos do jogo?
  • Há outras formas de jogar este jogo? Quais?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Testar se os alunos compreenderam o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • Há apenas uma fração que representa a quantidade mencionada?
  • Que outras cartas podem ser representadas pela mesma fração que representa as cartas com número fracionário?
  • De que outras formas poderíamos jogar?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Dorminhoco de frações

Material para a Aula

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Thaís Schulz

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

Objetivos específicos

Identificar, calcular e representar as frações unitárias mais usuais de quantidades discretas e contínuas.

Conceito-chave

Cálculo de frações unitárias.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca ou caderno dos alunos para anotação.
  • Um jogo impresso para cada grupo de até 6 crianças.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Divida os alunos em grupos de até seis crianças. Projete o slide para a turma, entregue uma cópia ou copie-o no quadro. Leia o slide com os alunos. Relembre o que foi feito sobre frações nas últimas aulas e converse com os alunos sobre as diferentes formas de representação de uma fração.

Propósito: Preparar os alunos para a aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês lembram que estudamos sobre frações?
  • Qual é o numerador da fração pedida? O que ele indica?
  • E o denominador? O que ele indica?
  • De quantas maneiras posso representar uma fração?
  • Que representações podemos identificar no slide?
  • Como podemos resolver esse problema?
  • Será que somente podemos resolver o problema dessa forma?
  • Que resultado vocês encontraram?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (Slides 4, 5 e 6).

Orientação: Converse com os alunos sobre o jogo e entregue um baralho para cada grupo. Permita que os alunos mexam nas cartas por alguns minutos, descobrindo os tipos de carta e associando as cartas pelas suas semelhanças. Apresente os slides com as regras e leia com os alunos, tirando possíveis dúvidas. É possível que os alunos já conheçam o jogo, pois é jogado, popularmente, com as cartas de baralho comum. Certifique-se que os alunos estão compreendendo como devem jogar.

Propósito: Conhecer o jogo e suas regras.

Discuta com a turma:

  • Alguém já jogou este jogo? Com quais cartas?
  • Conhecem as regras do jogo?
  • Há alguma dúvida sobre o jogo?

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Materiais complementares para o professor

  • Leia mais sobre o ensino de frações em:

Capítulos 16 a 18 do livro Matemática no Ensino Fundamental, de John A. Van de Walle, Editora Artmed, 2009;

Livro Saber Matemática: 4º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim, Editora FTD, 2013;

Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (Slides 4, 5 e 6).

Orientação: Converse com os alunos sobre o jogo e entregue um baralho para cada grupo. Permita que os alunos mexam nas cartas por alguns minutos, descobrindo os tipos de carta e associando as cartas pelas suas semelhanças. Apresente os slides com as regras e leia com os alunos, tirando possíveis dúvidas. É possível que os alunos já conheçam o jogo, pois é jogado, popularmente, com as cartas de baralho comum. Certifique-se que os alunos estão compreendendo como jogar.

Propósito: Conhecer o jogo e suas regras.

Discuta com a turma:

  • Conhecem as regras do jogo?
  • Há alguma dúvida sobre o jogo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (Slides 4, 5 e 6).

Orientação: Depois que os alunos lerem e compreenderem as regras, peça que discutam sobre os problemas que aparecem nas cartas e que cheguem à resposta, se possível, utilizando o cálculo mental. Quando souberem de que fração cada carta se refere, podem começar o jogo, seguindo as instruções dos slides. Caminhe pela sala observando como os alunos estão jogando e auxilie-os nas dúvidas que surgirem.

Você pode criar alguma regra que achar necessária com a turma. Por exemplo, caso alguém agrupe as cartas incorretamente, ganhará 3 pontos.

Propósito: Conhecer o jogo e suas regras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete o slide para a turma, copie-o no quadro ou entregue uma cópia para os alunos. Leia o slide com eles e peça que falem um pouco como foi o jogo no seu grupo, respondendo às perguntas do slide. Permita que os alunos falem e troquem ideias sobre o jogo.

Propósito: Socializar as experiências que os alunos tiveram durante o jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente o slide e converse com os alunos sobre a aula. Você pode solicitar que os alunos escrevam no seu caderno um resumo do que foi feito na aula e sua opinião sobre o jogo.

Propósito: Resumir e encerrar o que foi feito na aula.

Discuta com a turma:

  • O que mais gostaram no jogo?
  • Foi difícil resolver os problemas para saber sua resposta?
  • Encontraram pontos positivos e negativos do jogo?
  • Há outras formas de jogar este jogo? Quais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Testar se os alunos compreenderam o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • Há apenas uma fração que representa a quantidade mencionada?
  • Que outras cartas podem ser representadas pela mesma fração que representa as cartas com número fracionário?
  • De que outras formas poderíamos jogar?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Dorminhoco de frações

Material para a Aula

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano