Apresentado poaaar

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando as unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Grandezas, comprimento, massa e capacidade: estimativa, medição, unidades de medida padronizadas e instrumentos adequados.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar a unidade de medida mais adequada para realizar uma medição.
  • Fazer estimativa de medição.
  • Resolver problemas envolvendo medidas de comprimento (incluindo perímetros), de massa e de capacidade.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.
  • (EF03MA19) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Esta habilidade retoma o trabalho desenvolvido nos anos anteriores (ver EF03MA19) que envolvem medições de comprimentos, trazendo consigo a possibilidade de o estudante calcular perímetros de figuras e espaços. Explorar diferentes tipos de figuras, que não sejam apenas polígonos, é uma boa alternativa para que o aluno compreenda que o perímetro é a medida do contorno de uma figura ou espaço. Utilizar material de apoio, como linhas, barbantes ou cordas, com o intuito de retificar a circunferência e, assim, medir seu perímetro, é uma sugestão interessante neste caso. O importante é levar o estudante a compreender que o entorno no qual vive pode ser mensurado a partir desta e outros tipos de estratégias.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 4º ano - Item 10 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de estimar comprimentos ou massas, identificando e utilizando as unidades de medida usuais mais adequadas.

Plano de aula: Calculando o Perímetro (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Calculando o Perímetro, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Desenvolver a compreensão do conceito de perímetro.
  • Resolver situações-problemas utilizando unidades de medidas usuais.

Plano de aula: Perímetro e Malha Quadriculada (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Perímetro e Malha Quadriculada, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Encontrar o perímetro de uma figura em malha quadriculada.
  • Converter centímetros em metros.
  • Realizar cálculos com números decimais.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática