Habilidade focal relacionada
(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando as unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.
Objeto de conhecimento relacionado
- Grandezas, comprimento, massa e capacidade: estimativa, medição, unidades de medida padronizadas e instrumentos adequados.
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
- Identificar a unidade de medida mais adequada para realizar uma medição.
- Fazer estimativa de medição.
- Resolver problemas envolvendo medidas de comprimento (incluindo perímetros), de massa e de capacidade.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- (EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.
- (EF03MA19) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
Esta habilidade retoma o trabalho desenvolvido nos anos anteriores (ver EF03MA19) que envolvem medições de comprimentos, trazendo consigo a possibilidade de o estudante calcular perímetros de figuras e espaços. Explorar diferentes tipos de figuras, que não sejam apenas polígonos, é uma boa alternativa para que o aluno compreenda que o perímetro é a medida do contorno de uma figura ou espaço. Utilizar material de apoio, como linhas, barbantes ou cordas, com o intuito de retificar a circunferência e, assim, medir seu perímetro, é uma sugestão interessante neste caso. O importante é levar o estudante a compreender que o entorno no qual vive pode ser mensurado a partir desta e outros tipos de estratégias.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 4º ano - Item 10 - Instituto Reúna)
Descrição das atividades:
Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de estimar comprimentos ou massas, identificando e utilizando as unidades de medida usuais mais adequadas.
Plano de aula: Calculando o Perímetro (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Calculando o Perímetro, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:
- Desenvolver a compreensão do conceito de perímetro.
- Resolver situações-problemas utilizando unidades de medidas usuais.
Plano de aula: Perímetro e Malha Quadriculada (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Perímetro e Malha Quadriculada, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:
- Encontrar o perímetro de uma figura em malha quadriculada.
- Converter centímetros em metros.
- Realizar cálculos com números decimais.