Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Representação de frações na reta numerada
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com Frações Unitárias
Por: Thaís Schulz
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Thaís Schulz
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Aprimorar o senso numérico de fração utilizando a reta numerada.
Conceito-chave
Representação e comparação de frações.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca ou caderno dos alunos para registro.
- Réguas (uma para cada aluno ou para cada dupla).
- Atividades impressas.
- Uma cópia da reta numerada de 0 a 1 para cada aluno (ver modelo no arquivo dos Materiais para a aula).
- Conjuntos de tiras de fração (um conjunto para cada aluno ou para cada dupla).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Aprimorar o senso numérico de fração utilizando a reta numerada.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Orientação: Divida os alunos em duplas ou trios nesta aula. Apresente o slide para os alunos, entregue uma cópia ou escreva-o no quadro. Leia com a turma e peça que cada dupla pense e anote suas conclusões. Dê alguns minutos para que o façam e caminhe pela sala, observando as ideias dos alunos. Peça que socializem seus resultados e ideias e, a partir do que você observou, faça com que alunos com ideias diferentes confrontem suas percepções, utilizando argumentos válidos.
Propósito: Relembrar com os alunos alguns conceitos já vistos que serão importantes para a aula.
Discuta com a turma:
- Como podemos perceber que uma fração é maior ou menor que a outra?
- Há mais de uma fração que representa a mesma quantidade?
- Estas frações são maiores ou menores que um inteiro?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).
Orientação: Divida os alunos em duplas ou trios nesta aula. Apresente o slide para os alunos, entregue uma cópia ou escreva-o no quadro. Se possível, entregue uma régua para cada aluno ou dupla, para que possam utilizá-la como um recurso durante a aula. Leia o slide com a turma e converse com eles sobre o que for lido. Relembre que quando utilizamos a régua, contamos a partir da marcação do zero, e não a partir do início da régua. Você pode mostrar aos alunos, além da régua, objetos como a fita métrica, a trena, o copo medidor (alguns tem as medidas de frações de xícara) e outros.
Propósito: Relembrar com os alunos alguns conceitos já vistos que serão importantes para a aula.
Discuta com a turma:
- Como chamamos as divisões da régua? (centímetro, milímetro)
- Onde os alunos marcariam meio centímetro? E meia régua? (5 milímetros, 10 centímetros)
- Todas as réguas são iguais? Têm o mesmo tamanho?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Projete o slide para os alunos, entregue uma cópia ou passe no quadro. Leia com os alunos e peça que resolvam a atividade em seu caderno ou folha ofício em duplas. Questione se já viram a reta numerada em algum livro, que outros objetos assemelham-se a reta numerada (trena, medidor de altura colocado na parede de consultórios médicos, …). Oriente para que usem a régua e destaque que na reta que criarem precisam colocar os quatro números além do zero. Talvez, em um primeiro momento, os alunos desenhem a reta semelhante a régua ou coloquem as frações depois do número 1. Peça que tentem representar as frações e compará-las mentalmente para se certificar sobre que número fracionário é maior e qual é menor. O erro faz parte do processo e caso o aluno não perceba neste momento qual é a localização correta da fração, perceberá na sequência da atividade, quando representar as frações com as tiras. É importante que os alunos percebam que a fração na reta representa a distância do zero até a fração em questão. Observe como estão realizando a atividade, caminhando pela sala. Caso haja dúvidas, peça que os alunos releiam a atividade e expliquem o que não compreenderam. Faça perguntas para que percebam onde cada número se localiza na reta.
Propósito: Ordenar as frações da menor para a maior utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Alguém já viu uma reta numerada? Onde?
- Qual número representa o todo da reta? (1)
- Como poderíamos representar essas frações sem utilizar a reta numerada para compará-las?
- Onde eu colocaria o número 2/3? E o 3/5?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Projete o slide para os alunos, entregue uma cópia ou passe no quadro. Leia com os alunos e peça que resolvam a atividade em seu caderno ou folha ofício em duplas. Questione se já viram a reta numerada em algum livro, que outros objetos assemelham-se a reta numerada (trena, medidor de altura colocado na parede de consultórios médicos, …). Oriente para que usem a régua e destaque que na reta que criarem precisam colocar os quatro números além do zero.Talvez, em um primeiro momento, os alunos desenhem a reta semelhante a régua ou coloquem as frações depois do número 1. Peça que tentem representar as frações e compará-las mentalmente para se certificar sobre que número fracionário é maior e qual é menor. O erro faz parte do processo e caso o aluno não perceba neste momento qual é a localização correta da fração, perceberá na sequência da atividade, quando representar as frações com as tiras. É importante que os alunos percebam que a fração na reta representa a distância do zero até a fração em questão. Observe como estão realizando a atividade, caminhando pela sala. Caso haja dúvidas, peça que os alunos releiam a atividade e expliquem o que não compreenderam. Faça perguntas para que percebam onde cada número se localiza na reta.
Propósito: Ordenar as frações da menor para a maior utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Posso colocar as frações em qualquer lugar ou cada fração tem seu lugar correto?
- Qual número representa o todo da reta? (1)
- Como poderíamos representar essas frações sem utilizar a reta numerada para compará-las?
- Onde eu colocaria o número 2/3? E o 3/5?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Projete o slide para os alunos, entregue uma cópia ou passe no quadro. Distribua um grupo de tiras de fração para cada aluno ou cada dupla. Se os alunos nunca utilizaram as tiras de fração, permita que explorem o material e que tenham claro quanto representa cada parte. Você encontra orientações para confecção e um exemplo de tiras de fração para impressão aqui. Leia com os alunos e peça que resolvam a atividade em seu caderno ou folha ofício. Eles podem representar com as tiras e desenhar as representações no papel. Observe como estão realizando a atividade, caminhando pela sala. Caso haja dúvidas, peça que os alunos releiam a atividade e expliquem o que não compreenderam. Anote as dúvidas dos alunos para que sejam discutidas no Painel de Soluções. Faça perguntas para que percebam onde cada número se localiza na reta.
Propósito: Ordenar as frações da menor para a maior utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Posso representar a mesma quantidade utilizando cores diferentes? (Sim, por exemplo, ½ pode ser representado com uma parte amarela, duas azuis, três laranjas ou quatro marrons.)
- Qual a parte maior? Que fração a representa? (A parte branca. Podemos representar como 1/1.)
- De que cor posso representar o número 1? (Com todas as cores. Usando uma parte branca ou duas amarelas ou três verdes, e assim com todas as cores.)
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Projete o slide para a turma, entregue uma cópia ou passe-o no quadro. Leia com os alunos. Caminhe pela sala observando como estão resolvendo a atividade. Dê alguns minutos para que cada aluno pense em três números fracionários. Dê exemplos de frações que podem ser indicadas, se necessário, e peça que os alunos escolham frações que saibam representar. Podem ser escolhidas frações com o numerador diferente de 1 ou frações impróprias. Em seguida, peça que cada aluno diga as frações escolhidas para seu colega. Deixe que cada um pense e coloque as frações designadas na sua reta. Se necessário, peça que representem a fração com as tiras para comparar qual fração representa maior ou menor quantidade. Por fim, peça que troquem suas anotações e analisem as conclusões dos colegas. Anote as dúvidas dos alunos para que sejam solucionadas no Painel de Soluções.
Propósito: Ordenar as frações da menor para a maior utilizando a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Todas as frações ficaram entre o 0 e o 1?
- Qual a semelhança e a diferença entre as frações que ficaram antes do 1 e depois do 1?
- Você saberia colocar na sua reta as frações que indicou para seu colega?
- Qual a maior fração que há na sua reta? E a menor?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Finalizando a atividade principal, passe para essa etapa. Antes de trabalhar com os slides, você pode conversar com os alunos sobre como resolveram a atividade, tendo como base as observações que fez enquanto resolviam. Peça que alunos que resolveram de formas diferentes mostrem aos colegas que caminho seguiram para encontrar a solução. Entregue uma cópia do slide para os alunos, projete ou copie no quadro. Leia com a turma e faça perguntas de forma que os alunos solucionem suas dúvidas, ajudando uns aos outros. Certifique-se de garantir que todos os alunos compreenderam pelo menos uma forma de resolução da atividade.
Propósito: Socializar as respostas dos alunos e verificar se estão corretas.
Discuta com a turma:
- Suas anotações estão iguais às expostas nos slides?
- Como você concluiu que esta fração deveria estar neste ponto da reta?
- Todos responderam da mesma forma?
- Quem o fez de forma diferente, pode explicar como fez?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Finalizando a atividade principal, passe para essa etapa. Antes de trabalhar com os slides, você pode conversar com os alunos sobre como resolveram a atividade, tendo como base as observações que fez enquanto resolviam. Peça que alunos que resolveram de formas diferentes mostrem aos colegas que caminho seguiram para encontrar a solução. Entregue uma cópia do slide para os alunos, projete ou copie no quadro. Leia com a turma e faça perguntas de forma que os alunos solucionem suas dúvidas, ajudando uns aos outros. Certifique-se de garantir que todos os alunos compreenderam pelo menos uma forma de resolução da atividade.
Propósito: Socializar as respostas dos alunos e verificar se estão corretas.
Discuta com a turma:
- Suas anotações estão iguais às expostas nos slides?
- Como você concluiu que esta fração deveria estar neste ponto da reta?
- Todos responderam da mesma forma?
- Quem o fez de forma diferente, pode explicar como fez?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Finalizando a atividade principal, passe para essa etapa. Antes de trabalhar com os slides, você pode conversar com os alunos sobre como resolveram a atividade, tendo como base as observações que fez enquanto resolviam. Peça que alunos que resolveram de formas diferentes mostrem aos colegas que caminho seguiram para encontrar a solução. Entregue uma cópia do slide para os alunos, projete ou copie no quadro. Leia com a turma e faça perguntas de forma que os alunos solucionem suas dúvidas, ajudando uns aos outros. Certifique-se de garantir que todos os alunos compreenderam pelo menos uma forma de resolução da atividade.
Propósito: Socializar as respostas dos alunos e verificar se estão corretas.
Discuta com a turma:
- Suas anotações estão iguais às expostas nos slides?
- Como você representou cada fração?
- Todos representaram da mesma forma?
- Quem o fez de forma diferente, pode explicar como fez?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Finalizando a atividade principal, passe para essa etapa. Antes de trabalhar com os slides, você pode conversar com os alunos sobre como resolveram a atividade, tendo como base as observações que fez enquanto resolviam. Peça que alunos que resolveram de formas diferentes mostrem aos colegas que caminho seguiram para encontrar a solução. Entregue uma cópia do slide para os alunos, projete ou copie no quadro. Leia com a turma e faça perguntas de forma que os alunos solucionem suas dúvidas, ajudando uns aos outros. Certifique-se de garantir que todos os alunos compreenderam pelo menos uma forma de resolução da atividade.
Propósito: Socializar as respostas dos alunos e verificar se estão corretas.
Discuta com a turma:
- Suas anotações estão iguais às expostas nos slides?
- Como você concluiu que esta fração deveria estar neste ponto da reta?
- Você é capaz de colocar na sua reta as frações que indicou ao seu colega?
- Todos responderam da mesma forma?
- Quem o fez de forma diferente, pode explicar como fez?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Converse com os alunos sobre a aula. Projete o slide para os alunos, entregue uma cópia ou copie-o no quadro. Você pode pedir que os alunos anotem em seu caderno um breve resumo do que foi visto na aula.
Propósito: Resumir o que foi visto na aula.
Discuta com a turma:
- Como você e seu grupo abordaram o problema da aula de hoje?
- Seus erros foram corrigidos? Ficou alguma dúvida?
- O que mais gostaram na aula de hoje?
- Aprenderam algo que não conheciam?
- Como a reta numerada nos auxilia a comparar frações?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Testar se os alunos compreenderam o que foi visto na aula.
Discuta com a turma:
- Existe uma única forma de colocar estas frações em ordem?
- Por que 1/10 fica mais perto do 0 do que ½?
Soluções possíveis:
0 1\10 1\5 1\3 1\2 1
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_11NUM_05
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: -
- Opcionais: Jamboard, Google Formulários, Google Apresentações, WhatsApp.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal
Retomada
O professor pode transpor as questões das orientações ao professor para o Google Formulários, verificando os conhecimentos prévios dos alunos e retomando os conceitos. Caso não seja possível o trabalho digital, o professor pode apresentar as frações e pedir que o aluno use as tiras de frações para compará-las e que faça o registro em papel.
Atividade principal
Manter os comandos para construção da reta numérica conforme orientações. O aluno pode construí-la usando o Jamboard como recurso de registro ao invés do papel, caso tenha acesso à ferramenta, enviando posteriormente sua resposta ao professor. O professor deve incluir as questões presentes nas orientações ao professor para que os alunos também registrem suas respostas a elas. Alterar as indicações de dupla para que o próprio aluno indique as frações que irá identificar na reta numerada, tanto aqui quanto no restante do plano.
Discussão das soluções
O professor pode fazer essa discussão via Google Meet caso tenha a possibilidade de trabalho síncrono com a turma, ou usando o Google Apresentações para disponibilizar tal discussão via link e pedir que os alunos respondam questões sobre as soluções indicadas. Esse registro dos alunos pode ser feito em papel para envio ao professor.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Pedir que os alunos montem uma apresentação em relação ao que aprenderam usando o Google Apresentações. Caso não tenham acesso ao recurso, os alunos podem fazer a apresentação criando uma pequena cartilha.
Raio X
Pedir que os alunos enviem as indicações das frações na reta numérica em formato de imagem via WhatsApp, em que eles fotografem o que produziram no caderno.
Convite às famílias
Convide a família a participar da etapa de encerramento, seja na produção da apresentação ou da cartilha.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Thaís Schulz
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Aprimorar o senso numérico de fração utilizando a reta numerada.
Conceito-chave
Representação e comparação de frações.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca ou caderno dos alunos para registro.
- Réguas (uma para cada aluno ou para cada dupla).
- Atividades impressas.
- Uma cópia da reta numerada de 0 a 1 para cada aluno (ver modelo no arquivo dos Materiais para a aula).
- Conjuntos de tiras de fração (um conjunto para cada aluno ou para cada dupla).