Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Calculando décimos e centésimos
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com Frações Unitárias
Por: Thaís Schulz
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Thaís Schulz
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Calcular frações de quantidades discretas e contínuas, envolvendo décimos e centésimos.
Conceito-chave
Cálculo de frações unitárias.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca ou caderno dos alunos para anotação.
- Saquinhos com 10 palitos de picolé (ou pazinhas de sorvete, palitos de dente ou palitos de fósforo), um saquinho para cada aluno.
- Saquinhos com 100 palitos de picolé (ou pazinhas de sorvete, palitos de dente ou palitos de fósforo), um saquinho para cada aluno.
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Calcular frações de quantidades discretas e contínuas, envolvendo décimos e centésimos.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.