Habilidade focal relacionada
(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
(EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.
(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
Objeto de conhecimento relacionado
- Frações: significados (parte/todo, quociente), equivalência, comparação, adição e subtração; cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações.
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
- Relacionar frações pela equivalência.
- Identificar frações a representações do quociente (exato) de dois inteiros.
- Reconhecer frações maiores que um inteiro.
- Representar frações maiores que um inteiro nas formas fracionária e mista.
- Comparar frações menores e maiores do que um inteiro.
- Associar uma fração à sua representação decimal.
- Associar números decimais com representação decimal finita a frações.
- Representar frações e números decimais na reta numérica.
- Identificar em contextos quando utilizar uma ou outra representação de um número fracionário.
- Identificar em uma situação-problema a necessidade da adição ou da subtração de frações.
- Calcular a adição e a subtração de frações.
- Analisar a resposta obtida em situações problema que envolvam números racionais.
- Elaborar situações em que é preciso adicionar ou subtrair frações.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- (EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
Essa habilidade implica compreender a fração em suas ideias de partes de um todo discreto ou contínuo; ser capaz de ler e representar frações numérica e graficamente; compreender o sentido de numerador e denominador em uma fração; entender que uma escrita fracionária representa uma quantidade (de um todo discreto ou contínuo) e que é possível analisar se uma escrita fracionária representa uma quantidade maior, menor ou igual a outra, expressando essa comparação tanto verbalmente (maior que, menor que, igual a, diferente de) quanto pelo uso dos sinais de igualdade ou desigualdade correspondentes às expressões verbais (<, >, = ou ≠). A identificação de frações equivalentes como escritas fracionárias distintas que representam a mesma quantidade de um todo terá aplicação imediata na comparação de duas ou mais frações. A reta numerada pode ser útil para a compreensão da ordem de grandeza de um número racional expresso na forma fracionária. As aprendizagens elencadas representam um conjunto de procedimentos, as quais espera-se que sejam mobilizadas pelo estudante com fluência até o final deste ano.
Já a habilidade EF06MA08 está relacionada a:
• associar frações com denominador múltiplo de 10 e sua representação decimal (1/10 = 0,1; 1/100 = 0,01);
• entender que 1/10 e 0,1 representam a mesma parte de um inteiro (o mesmo valendo para 1/100 e 0,01; 1/1000 e 0,001);
• e compreender que um número decimal pode surgir como resultado da divisão entre dois números naturais e relacionar as diferentes representações de um número racional.
Espera-se que, ao final deste ano, essas aprendizagens tenham sido mobilizadas com fluência pelo estudante.
Quanto à habilidade EF06MA10 espera-se ampliar o sentido das operações com números naturais agora para os fracionários, adicionando frações com denominadores iguais ou diferentes, com o uso da ideia de frações equivalentes.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Plano de aula: Fração como Quociente (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Fração como Quociente, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Resolver situações-problemas em que os números racionais indicam relação de fração como quociente de uma divisão.
Plano de aula: Frações Equivalentes - Dividindo um Terreno (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Frações Equivalentes - Dividindo um Terreno, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:
- Problematizar o conceito de fração equivalente.
- Utilizar a comparação de frações para encontrar frações equivalentes.
Plano de aula: Fração como Razão (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Fração como Razão, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Reconhecer que os números racionais podem ser expressos na forma de fração e decimal, estabelecendo relações entre essas representações.