Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Calculando Frações I
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com Frações Unitárias
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Thaís Schulz
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Calcular frações de quantidade, envolvendo meios, terços e quartos.
Conceito-chave
Cálculo de frações.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca ou caderno dos alunos para registro.
- Atividades impressas.
- 36 unidades de tampinhas de garrafa ou outro material concreto (pazinhas, bolinhas de gude) que não possa ser dividido para cada aluno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Calcular frações de quantidade, envolvendo meios, terços e quartos.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Divida os alunos em duplas. Converse com eles sobre as situações do nosso cotidiano onde utilizamos as frações de quantidades (em receitas, nas notas musicais, no painel do carro, onde indica quanto combustível ainda há no tanque, …). Projete o slide, entregue uma cópia para cada aluno ou copie-o no quadro. Leia o slide com os alunos. Peça que leiam como os portugueses dizem as horas. No último relógio, que marca duas horas e trinta minutos, espera-se que os alunos reconheçam que podemos dizer duas e meia. Você pode encontrar mais informações sobre essa curiosidade aqui. Você pode comentar com os alunos que o mesmo acontece na língua inglesa (veja mais aqui).
Propósito: Relembrar conceitos importantes e preparar os alunos para a aula.
Discuta com a turma:
- Quantos minutos representam um quarto de hora?
- E dois quartos de hora? E três quartos de hora?
- Quantos minutos representam meia hora? Que fração é essa?
- E se faltassem 15 minutos para o meio dia? Que hora seria?
- E quando são 6 horas e 30 minutos? Como podemos falar essa hora de outra maneira?
- Em que situações precisamos calcular quantidades com frações?
- Em que situações vemos as frações no nosso dia-a-dia?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5).
Orientação: Projete o slide, entregue uma cópia para cada aluno ou copie-o no quadro. Leia com a turma o problema e oriente para que resolvam, primeiro, individualmente, e que em seguida mostrem ao colega da dupla como resolveram, comparando suas estratégias e conclusões. Entregue 36 tampinhas (ou palitos, pazinhas de sorvete, bolinhas de gude ou outro material que não possa ser dividido) para cada aluno ou dupla de alunos. Caminhe pela sala observando como cada dupla resolve o problema. Intervenha, se necessário, com perguntas que estimulem o aluno a chegar à resposta do problema. Anote as dúvidas que observar para que sejam discutidas no Painel de Soluções. Estimule o cálculo mental.
Propósito: Resolver problemas calculando frações de quantidade.
Discuta com a turma:
- Como faço para descobrir quanto é um meio de 36? O que quer dizer a palavra meio em frações?
- Como posso calcular um terço de 36? O que quer dizer a palavra terço em frações?
- Como calculo quantas pessoas não costumam torcer para algum time?
- Há apenas uma maneira de representar estas frações?
- Há apenas uma forma de se chegar ao resultado?
- Como posso representar essas quantidades utilizando o material concreto?
- Há alguma fração que representa as pessoas que não torcem para algum time? Qual?
- Alguma dupla quer vir demonstrar como resolveu a situação?
Material complementar
Materiais complementares para o professor
- Leia mais sobre o ensino de frações em:
Capítulos 16 a 18 do livro Matemática no Ensino Fundamental, de John A. Van de Walle, Editora Artmed, 2009;
Livro Saber Matemática: 4º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim, Editora FTD, 2013;
Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.
- Sugestões de atividades: Jogo “O enigma das frações”; Quiz TVESCOLA - Fração, Jogo “Papa Todas de frações”.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5).
Orientação: Projete o slide, entregue uma cópia para cada aluno ou copie-o no quadro. Leia com a turma o problema e oriente para que resolvam, primeiro, individualmente, e que em seguida mostrem ao colega da dupla como resolveram, comparando suas estratégias e conclusões. Entregue 36 tampinhas (ou palitos, pazinhas de sorvete, bolinhas de gude ou outro material que não possa ser dividido) para cada aluno ou dupla de alunos. Caminhe pela sala observando como cada dupla resolve o problema. Intervenha, se necessário, com perguntas que estimulem o aluno a chegar à resposta do problema. Anote as dúvidas que observar para que sejam discutidas no Painel de Soluções. Estimule o cálculo mental.
Propósito: Resolver problemas calculando frações de quantidade.
Discuta com a turma:
- De que maneiras podemos calcular 1/4 de 36?
- O que quer dizer a palavra quarto em frações?
- Quantos são os familiares que praticam esportes?
- Há alguma fração que representa os familiares que praticam esportes?
- De que maneiras diferentes podemos representar estas frações?
- Há somente uma forma de encontrar a resposta do problema?
- Alguma dupla gostaria de mostrar a estratégia que utilizou para resolver o problema?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6, 7, 8 e 9).
Orientação: Depois que resolverem o problema, converse com a turma sobre a maneira que resolveram o problema e que resultados chegaram. Peça que alunos que chegaram a respostas diferentes mostrem suas resoluções. Depois que os alunos compartilharem seus modos de pensar o problema, parta para essa série de slides, que mostra uma resolução e representação possível. Projete os slides, entregue uma cópia para cada aluno ou escreva-o no quadro. Destaque aos alunos que existem várias maneiras de resolver o problema e chegar à solução correta. Certifique-se de que todos os alunos entenderam pelo menos uma das maneiras de resolução apresentadas.
Propósito: Socializar as maneiras de resolução do problema e representação do resultado.
Discuta com a turma:
- Conseguimos saber qual é a torcida maior sem calcular o número de torcedores? (Sim, observando as frações. ½ e ? juntos darão quase o todo, então as torcidas desses times são maiores do que as pessoas que torcem para outros times. Por fim, ½ é maior que ?, então, a torcida do Bola Dourada é a maior da família.)
- Quem chegou a outra resposta, como resolveu o problema?
- De quantas maneiras podemos representar o resultado com as tampinhas? (Muitas. Duas delas são separando em copinhos ou colocando uma tampinha ao lado da outra e comparando o tamanho das filas.)
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6, 7, 8 e 9).
Orientação: Depois que resolverem o problema, converse com a turma sobre a maneira que resolveram o problema e que resultados chegaram. Peça que alunos que chegaram a respostas diferentes mostrem suas resoluções. Depois que os alunos compartilharem seus modos de pensar o problema, parta para essa série de slides, que mostra uma resolução e representação possível. Projete os slides, entregue uma cópia para cada aluno ou escreva-o no quadro. Destaque aos alunos que existem várias maneiras de resolver o problema e chegar à solução correta. Certifique-se de que todos os alunos entenderam pelo menos uma das maneiras de resolução apresentadas.
Propósito: Socializar as maneiras de resolução do problema e representação do resultado.
Discuta com a turma:
- De que outras formas posso calcular? (Dividindo 30 por 3 e depois 6 por 3 e somando os resultados; utilizando apenas o cálculo mental, entre outras.)
- De que outras formas posso representar as frações com as tampinhas? (Separando em copos, colocando uma tampinha ao lado da outra, entre outras.)
- De que outras formas posso representar as frações utilizando desenhos? (Utilizando tiras, como um gráfico de barras, com desenhos, entre outras.)
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6, 7, 8 e 9).
Orientação: Depois que resolverem o problema, converse com a turma sobre a maneira que resolveram o problema e que resultados chegaram. Peça que alunos que chegaram a respostas diferentes mostrem suas resoluções. Depois que os alunos compartilharem seus modos de pensar o problema, parta para essa série de slides, que mostra uma resolução e representação possível. Projete os slides, entregue uma cópia para cada aluno ou escreva-o no quadro. Destaque aos alunos que existem várias maneiras de resolver o problema e chegar à solução correta. Certifique-se de que todos os alunos entenderam pelo menos uma das maneiras de resolução apresentadas.
Propósito: Socializar as maneiras de resolução do problema e representação do resultado.
Discuta com a turma:
- De que outras formas posso calcular quantos são os que torcem para outros times? (Somando as torcidas maiores e depois diminuindo do total: 12+18=30, 36-30=6. Ou fazendo toda a conta de uma vez: 36-18-12=6.)
- Conseguimos saber qual é a torcida maior sem calcular o número de torcedores? (Sim, observando as frações. ½ e ? juntos darão quase o todo, então as torcidas desses times são maiores do que as pessoas que torcem para outros times. Por fim, ½ é maior que ?, então, a torcida do Bola Dourada é a maior da família.)
- Todos resolveram da mesma forma? Quem o fez de maneira diferente, poderia explicar para a turma?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6, 7, 8 e 9).
Orientação: Depois que resolverem o problema, converse com a turma sobre a maneira que resolveram o problema e que resultados chegaram. Peça que alunos que chegaram a respostas diferentes mostrem suas resoluções. Depois que os alunos compartilharem seus modos de pensar o problema, parta para essa série de slides, que mostra uma resolução e representação possível. Projete os slides, entregue uma cópia para cada aluno ou escreva-o no quadro. Destaque aos alunos que existem várias maneiras de resolver o problema e chegar à solução correta. Certifique-se de que todos os alunos entenderam pelo menos uma das maneiras de resolução apresentadas.
Propósito: Socializar as maneiras de resolução do problema e representação do resultado.
Discuta com a turma:
- De que maneiras diferentes vocês chegaram à resposta?
- Quem chegou a outra resposta, poderia explicar para a turma como o fez?
- De que outras formas representaram as frações com as tampinhas?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Converse com a turma sobre o que aprenderam na aula. Destaque que todas as frações que calculamos nesta aula tem o numerador igual a 1, e que chamamos as frações com essa característica de fração unitária. A partir do que eles apresentaram na discussão de soluções, proponha que expliquem de forma generalizada como calcularam a fração da quantidade apresentada. Neste sentido, apresente este slide como um resumo do que foi dito pela turma. Você pode fazer outros questionamentos que julgar importante.
Propósito: Sistematizar o que foi feito e aprendido na aula.
Discuta com a turma:
- E um meio das 21 rosquinhas? Como calculamos?
- E um terço de sete rosquinhas? Como poderíamos calcular?
- Aprendemos algum termo novo nesta aula? Se sim, qual?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Projete o slide para a turma, entregue uma cópia para cada aluno ou escreva na lousa. Você pode questionar os alunos antes de mostrar o slide, sobre o que viram na aula, com o que trabalharam, e depois mostrar o slide.
Propósito: Resumir com os alunos o que foi visto na aula.
Discuta com a turma:
- Que outras coisas aprendemos na aula de hoje?
- Qual parte da aula você achou mais importante ou mais interessante? E a menos interessante?
- Há alguma fração que representa o número de familiares que torcem para outros times?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Entregue uma cópia da atividade, projete ou escreva no quadro. Circule pelo ambiente para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Você encontra a resolução desta atividade aqui.
Propósito: Essa atividade objetiva verificar se o aprendizado do aluno ocorreu com sucesso.
Discuta com a turma:
- De que maneira você chegou às respostas?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
- Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?
Materiais complementares
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_11NUM_06
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: -
- Opcionais: Geogebra, Google Formulários, Google Apresentações, Loom, YouTube..
Para este plano, foque na etapa Discussão das soluções.
Aquecimento
Pedir que os alunos desenhem um relógio de ponteiros com o auxílio de uma tampa circular, dividindo-o em quatro partes para auxiliar na compreensão da atividade. Ou ainda pode utilizar o Geogebra a partir do link a seguir: https://www.geogebra.org/m/GPdTVKMp
Inserir as questões das orientações ao professor para que a turma responda todas elas, seja por escrito ou via Google Formulários.
Atividade principal
Propor que os alunos usem tampinhas, botões ou pedacinhos de papel para identificar o número de pessoas. Pode-se fotografar a solução encontrada para envio ao professor ou desenhar, respondendo às questões na sequência (inserir as questões presentes nas orientações ao professor para serem respondidas pelos alunos).
Discussão das soluções
O professor pode receber as soluções encontradas (digital ou fisicamente) e organizar uma devolutiva com o que foi produzido pela turma. Isso pode ser feito com o Google Apresentações, em um vídeo pelo YouTube ou em material impresso. Inserir a próxima etapa (Sistematização) nessa gravação/apresentação. Obs.: para gravação do vídeo sugerimos o uso do Loom como recurso para tal produção.
Sistematização
Inserida na etapa anterior.
Encerramento
Pedir que os alunos apresentem exemplos que mostrem o que aprenderam.
Raio X
Envie uma cópia da atividade ou o link do Google Apresentações com os slides explicando o que se pede. Insira as questões presentes no “Discuta com a turma” para que os alunos possam responder individualmente.
Convite às famílias
Convidar a família a construir uma “trena de frações”, feita a partir de tiras de papel coladas e que marquem as frações estudadas neste plano.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Thaís Schulz
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Calcular frações de quantidade, envolvendo meios, terços e quartos.
Conceito-chave
Cálculo de frações.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca ou caderno dos alunos para registro.
- Atividades impressas.
- 36 unidades de tampinhas de garrafa ou outro material concreto (pazinhas, bolinhas de gude) que não possa ser dividido para cada aluno.