Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Frações Unitárias I
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com Frações Unitárias
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Thaís Schulz
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Reconhecer o conceito de metade de inteiros discretos e contínuos.
Conceito-chave
Metade de inteiros discretos e contínuos.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca ou cartolina ou jornal;
- Copinhos nas cores branco, azul e verde;
- Bolinhas de gude;
- Caderno dos alunos para registro;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer o conceito de metade de inteiros discretos e contínuos.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Converse com os alunos sobre o que entendem por metade e onde veem e ouvem essa palavra. Faça os questionamentos oralmente ou escreva-os no quadro. Deixe que os alunos discutam esse conceito de metade utilizando o vocabulário deles.
Propósito: Preparar os alunos para a aula, relembrando conceitos importantes.
Discuta com a turma:
- Em que situações utilizamos as metades em nosso dia a dia?
- O que fazemos para encontrar a metade?
- Sempre é possível encontrar a metade?
- E objetos? Como podemos dividir em metades?
- O que compramos no supermercado que pode vir em metades?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Converse com os alunos sobre o que entendem por metade e onde veem e ouvem essa palavra. Faça os questionamentos oralmente ou escreva-os no quadro. Deixe que os alunos discutam esse conceito de metade utilizando o vocabulário deles.
Propósito: Preparar os alunos para a aula, relembrando conceitos importantes.
Discuta com a turma:
- Em que situações utilizamos as metades em nosso dia a dia?
- O que fazemos para encontrar a metade?
- Sempre é possível encontrar a metade?
- E objetos? Como podemos dividir em metades?
- O que compramos no supermercado que pode vir em metades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Distribua uma folha (de cartolina, jornal ou papel sulfite) para cada aluno, organizando-os em duplas ou em trios. Entregue uma cópia ou projete a atividade para os alunos e peça que eles tentem responder às perguntas. Você também pode ir propondo uma questão de cada vez. É muito importante que os alunos trabalhem com o material concreto, ou seja, que possam ir dividindo sua folha na metade, em quatro partes, em oito… e que comparem os tamanhos. Circule pela sala observando como estão resolvendo, e permita que os alunos discutam nas duplas e no grande grupo como resolveram as questões. Sua intervenção com outras perguntas e a discussão das soluções com a turma são muito importantes.
Propósito: Perceber o que acontece quando dividimos algo na metade repetidas vezes.
Discuta com a turma:
- Como a cartolina foi dividida? Há apenas uma maneira de dividir?
- Você dividiria diferente dos outros componentes do seu grupo?
- O que acontece com o número de pedaços quando dividimos na metade?
- E se dividíssemos a cartolina em 3 partes, seria mais fácil ou mais difícil? E em 6 partes? E em 12 partes?
Soluções possíveis:
Há muitas maneiras de dividir uma cartolina na metade, precisamos apenas garantir que as duas partes representam a mesma área. É provável que os alunos dividam verticalmente, horizontalmente ou na diagonal.
Dividindo na metade da metade, teremos quatro partes.
Dividindo na metade da metade da metade, teremos oito partes.
Materiais complementares para o professor
Resolução da atividade principal
- Leia mais sobre ensinar frações no Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.
- Sugestões de atividades: Jogo “O enigma das frações”; Quiz TVESCOLA - Fração.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Distribua 16 bolinhas de gude (ou tampinhas, ou cubinhos de material dourado, ou outro material que não possa ser dividido) para cada dupla ou trio. Projete a atividade para os alunos ou entregue uma cópia e peça que eles testem com o material para responder às perguntas. Você também pode ir propondo uma questão de cada vez. Circule pela sala observando como estão resolvendo, manipulando o material e permita que os alunos discutam em duplas e no grande grupo como resolveram as questões. Sua intervenção com outras perguntas e a discussão das soluções com a turma são muito importantes.
Propósito: Perceber o que acontece quando dividimos algo na metade repetidas vezes.
Discuta com a turma:
- Quantas bolinhas tinha no copinho branco? E quando dividimos no copinho azul?
- Conseguimos formar a coleção do copinho azul com copinhos verdes?
- E se dividíssemos as bolinhas do copinho branco em três copinhos azuis? E em oito? E em cinco?
- Sempre é possível dividir as bolinhas igualmente sem deixar resto? Por quê?
- E se as bolinhas de gude fossem brigadeiros? Poderíamos dividir pela metade?
Soluções possíveis:
16 bolinhas : 2 copos azuis = 8 bolinhas em cada copo
16 bolinhas : 4 copos verdes = 4 bolinhas em cada copo
Precisamos de dois copos azuis para formar a coleção inicial, e quatro copos verdes para formar a coleção inicial.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Depois que os alunos compartilharam suas resoluções, passe para essa série de slides. Elas mostram aos alunos o passo a passo de algumas possíveis soluções do problema. Peça que os próprios alunos expliquem como fizeram a divisão, como trabalharam em grupo, a que conclusões chegaram. Se você tiver o projetor à disposição, pode exibir os slides, caso contrário, utilize o quadro. Procure não abrir mão das ilustrações, desenhando, se necessário.
Propósito: Permitir que os alunos troquem ideias sobre como chegaram a solução da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Há apenas uma maneira de dividir?
- Todos dividiram da mesma forma? Quem dividiu de outra forma, como o fez?
- Todos os pedaços têm a mesma forma? Significam a mesma parte do todo?
- A cartolina, mesmo repartida, continua cartolina? Ainda pode ser usada?
- Como podemos chamar cada parte do inteiro?
- E no caso das bolinhas de gude? Como elas foram repartidas?
- Alguma bolinha pode ser repartida no meio?
- Se for repartida no meio a bolinha ainda mantém a sua função?
- Ainda podemos chamar os pedaços obtidos de meios, quartos ou oitavos?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Depois que os alunos compartilharam suas resoluções, passe para essa série de slides. Elas mostram aos alunos o passo a passo de algumas possíveis soluções do problema. Peça que os próprios alunos expliquem como fizeram a divisão, como trabalharam em grupo, a que conclusões chegaram. Se você tiver o projetor à disposição, pode exibir os slides, caso contrário, utilize o quadro. Procure não abrir mão das ilustrações, desenhando, se necessário.
Propósito: Permitir que os alunos troquem ideias sobre como chegaram a solução da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Há apenas uma maneira de dividir?
- Todos dividiram da mesma forma? Quem dividiu de outra forma, como o fez?
- Todos os pedaços têm a mesma forma? Significam a mesma parte do todo?
- A cartolina, mesmo repartida, continua cartolina? Ainda pode ser usada?
- Como podemos chamar cada parte do inteiro?
- E no caso das bolinhas de gude? Como elas foram repartidas?
- Alguma bolinha pode ser repartida no meio?
- Se for repartida no meio a bolinha ainda mantém a sua função?
- Ainda podemos chamar os pedaços obtidos de meios, quartos ou oitavos?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Depois que os alunos compartilharam suas resoluções, passe para essa série de slides. Elas mostram aos alunos o passo a passo de algumas possíveis soluções do problema. Peça que os próprios alunos expliquem como fizeram a divisão, como trabalharam em grupo, a que conclusões chegaram. Se você tiver o projetor à disposição, pode exibir os slides, caso contrário, utilize o quadro. Procure não abrir mão das ilustrações, desenhando, se necessário.
Propósito: Permitir que os alunos troquem ideias sobre como chegaram a solução da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Há apenas uma maneira de dividir?
- Todos dividiram da mesma forma? Quem dividiu de outra forma, como o fez?
- Todos os pedaços têm a mesma forma? Significam a mesma parte do todo?
- A cartolina, mesmo repartida, continua cartolina? Ainda pode ser usada?
- Como podemos chamar cada parte do inteiro?
- E no caso das bolinhas de gude? Como elas foram repartidas?
- Alguma bolinha pode ser repartida no meio?
- Se for repartida no meio a bolinha ainda mantém a sua função?
- Ainda podemos chamar os pedaços obtidos de meios, quartos ou oitavos?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Depois que os alunos compartilharam suas resoluções, passe para essa série de slides. Elas mostram aos alunos o passo a passo de algumas possíveis soluções do problema. Peça que os próprios alunos expliquem como fizeram a divisão, como trabalharam em grupo, a que conclusões chegaram. Se você tiver o projetor à disposição, pode exibir os slides, caso contrário, utilize o quadro. Procure não abrir mão das ilustrações, desenhando, se necessário.
Propósito: Permitir que os alunos troquem ideias sobre como chegaram a solução da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Há apenas uma maneira de dividir?
- Todos dividiram da mesma forma? Quem dividiu de outra forma, como o fez?
- Todos os pedaços têm a mesma forma? Significam a mesma parte do todo?
- A cartolina, mesmo repartida, continua cartolina? Ainda pode ser usada?
- Como podemos chamar cada parte do inteiro?
- E no caso das bolinhas de gude? Como elas foram repartidas?
- Alguma bolinha pode ser repartida no meio?
- Se for repartida no meio a bolinha ainda mantém a sua função?
- Ainda podemos chamar os pedaços obtidos de meios, quartos ou oitavos?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos, fazendo relações entre as divisões que os alunos fizeram anteriormente.
Você pode distribuir uma cópia para cada aluno, projetar o slide ou copiar no quadro.
Propósito: Sistematizar os conceitos que foram apresentados na aula.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos nessa aula?
- Quais novas palavras foram apresentadas hoje? Descreva cada palavra dessas com as suas palavras.
- Como você e seu grupo abordaram o problema de hoje? A abordagem foi bem sucedida?
- O que se manteve como você pensava?
- O que mudou?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete o slide para a turma, entregue uma cópia para cada aluno ou escreva na lousa. Você pode questionar os alunos antes de mostrar o slide, sobre o que viram na aula, com o que trabalharam, e depois mostrar o slide.
Propósito: Resumir com os alunos o que foi visto na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem a atividade. Circule pelo ambiente para verificar como os alunos estão solucionando a questão. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Testar se os alunos compreenderam o que foi visto em aula.
Discuta com a turma:
- Quanto cada pedaço representa do total da barra?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
- Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?
Resolução possível:
Uma barra dividida na metade resulta em dois pedaços. 1 : 2 = um meio.
Uma barra dividida na metade da metade resulta em quatro pedaços. 1 : 4 = um quarto.
Uma barra dividida na metade da metade da metade resulta em oito pedaços. 1 : 8 = um oitavo.
Materiais complementares
Raio X
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_11NUM_01
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: -
- Opcionais: YouTube, Google Formulários, Jamboard.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
O professor pode propor a construção de uma dobradura para iniciar a discussão sobre metade. Siga um passo a passo em vídeo (o professor pode indicar as instruções em papel impresso para a turma também, dando destaque para a palavra metade em sua explicação): https://www.youtube.com/watch?v=G0epoBMaiGA
Atividade principal
O professor pode transpor a atividade para ser feita individualmente, com o uso de uma folha de papel ao invés de uma cartolina. Sugerimos que o aluno vá respondendo às questões propostas enquanto faz as dobras e divisões. Você pode fazer isso em papel impresso ou via Google Formulários, solicitando do aluno um registro fotográfico para envio pelo próprio formulário.
Sugerimos manter apenas a atividade de dobradura do papel para o trabalho remoto. Você pode gravar um vídeo no YouTube com as discussões sobre o copo e as bolinhas para que os alunos possam acompanhá-lo no encerramento da aula.
Discussão das soluções
Mantenha a discussão das soluções em relação ao papel a ser partido/dobrado.
Sistematização
O professor pode criar um breve vídeo com a sistematização do conceito e a discussão presente no encerramento via YouTube. Caso não seja possível o uso dos recursos tecnológicos, é possível organizar uma explicação via texto para ser encaminhada ao final da aula.
Encerramento
Ver etapa anterior.
Raio X
Propor a resolução da atividade em papel ou usando o Jamboard, para enviar ao professor o link ou a imagem salva. Lembre-se de incluir as questões presentes na orientação ao professor quando for enviar a atividade ao aluno.
Convite às famílias
Convide às famílias a construírem dobraduras que usem o conceito de metade e de metade da metade, das mais simples às mais complexas. Você pode indicar vídeos do YouTube que façam essa instrução ou usar modelos prontos que favoreçam tal construção.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Thaís Schulz
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Reconhecer o conceito de metade de inteiros discretos e contínuos.
Conceito-chave
Metade de inteiros discretos e contínuos.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca ou cartolina ou jornal;
- Copinhos nas cores branco, azul e verde;
- Bolinhas de gude;
- Caderno dos alunos para registro;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.