Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Frações unitárias: leitura, escrita e representação na reta numérica.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Ler e representar frações unitárias usando diferentes recursos.
  • Representar frações na reta numérica.
  • Comparar e ordenar frações com mesmo denominador.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Frações unitárias são frações cujo numerador é igual a 1 e podem consistir num bom recurso para que os estudantes compreendam a fração como sendo parte de um todo ou de um inteiro. Por exemplo, ao afirmar que 1/4 é o resultado da divisão equitativa de um inteiro em quatro partes, implica em saber que a fração 1/4 pode ser utilizada como unidade para medir o próprio inteiro (neste caso 1/4 cabe quatro vezes em um inteiro). Um recurso muito interessante, nesse caso, é usar a reta numérica para representar as relações entre o inteiro e suas partes. As diferentes representações da fração (desenho, esquema, numérica e escrita) podem ser exploradas para o desenvolvimento desta habilidade, assim como a compreensão dos termos da fração. Neste último caso, o denominador “dá o nome a cada parte” da fração, ou seja, indica em quantas partes o inteiro foi dividido, enquanto o numerador indica o “número de partes” que serão consideradas.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 4º ano - Item 6 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de ler e representar as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100), usando diferentes recursos, associando-as à ideia de parte de um todo.

Plano de aula: Pesquisas e Frações (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Pesquisas e Frações, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Calcular e representar frações de quantidades discretas e contínuas, como 12, 13, 14, 15, 16, 18, 110, 1100.

Plano de aula: Brincando com Frações (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Brincando com Frações, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Identificar, calcular e representar as frações unitárias mais usuais de quantidades discretas e contínuas.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática