Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia ou projete o slide para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Projete o slide para a turma, faça os questionamentos oralmente ou escreva-os no quadro. Permita que os alunos pensem e falem suas ideias sobre o assunto.
Propósito: Relembrar alguns conceitos que serão importantes para a aula.
Discuta com a turma:
- Alguém já viu um meio, um quarto ou um oitavo escrito com números?
- Onde viram?
- Sabem o que significa o número de cima e o número de baixo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Projete o slide, entregue uma cópia ou escreva-o no quadro. Faça uma leitura pausada do problema com os alunos ou peça que um dos alunos leia para os colegas. Discuta com a turma fazendo um levantamento prévio da compreensão dos alunos acerca do problema e o que deve ser utilizado para resolvê-lo. Peça que os alunos pensem e discutam essas hipóteses que irão levantar de como resolvê-lo antes de pegar o material concreto. Nesse momento a discussão oral da resolução é muito importante para a sequência do plano.
Propósito: Introduzir a atividade principal para os alunos.
Discuta com a turma:
- Qual é a forma em que normalmente compramos as pizzas?
- Como vocês costumam ver as pizzas cortadas?
- Em quantos pedaços?
- Como podemos obter pedaços maiores da pizza?
- E menores se as pizzas são do mesmo tamanho?
Material complementar
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Materiais complementares para o professor
- Leia mais sobre o ensino de frações nos capítulos 16 a 18 do livro “Matemática no Ensino Fundamental”, de John A. Van de Walle, e no Fascículo IV de “Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS”, de Nilza Eigenheer Bertoni, disponível aqui.
- Sugestões de atividades: Jogo “O enigma das frações”; Quiz TVESCOLA - Fração.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Distribua discos de papel para os alunos (sugere-se três ou quatro discos cada aluno). Projete a atividade, entregue uma cópia ou escreva-a no quadro. Permita que trabalhem em duplas ou grupos de quatro. Oriente os alunos se você prefere que eles cortem os discos ou dobrem. Estimule-os para que testem com os discos e anotem suas conclusões na cópia da atividade ou no seu caderno.
Conte com os alunos: “Um meio, dois meios, três meios”. Pergunte: “Quando nós temos três meios, temos um inteiro, mais que um inteiro ou menos que um inteiro?”.
Quando ler as frações, deixe claro para os alunos que “três quartos são três partes de um quarto”, “quatro meios são quatro partes de um meio”, e assim com todas as frações.
Você pode acessar a resolução desta atividade aqui. Consulte o Guia de Intervenções para outras sugestões para a aplicação da atividade.
Propósito: Discutir e testar as frações com os discos.
Discuta com a turma:
- Quantos meios preciso para formar um inteiro?
- Quantos quartos preciso para formar um inteiro? Quantos oitavos?
- Quantos quartos formam um meio? E quantos oitavos formam um quarto?
- Por que consigo formar um inteiro com cinco quartos mas não consigo formar um inteiro com seis oitavos?
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Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Distribua retângulos de papel para os alunos (sugere-se três retângulos cada um). Projete a atividade, entregue uma cópia ou escreva-a no quadro. Permita que trabalhem em duplas ou grupos de quatro. Oriente os alunos se você prefere que eles cortem os retângulos ou dobrem. Estimule-os para que testem com os retângulos e anotem suas conclusões na cópia da atividade ou no seu caderno. Você pode acessar a resolução desta atividade aqui.
Propósito: Discutir e testar as frações com retângulos de papel.
Discuta com a turma:
- Quantos terços precisamos para formar um inteiro?
- Se temos dois terços, quantos terços precisamos a mais para formar um inteiro?
- Quantos sextos formam um inteiro?
Atividade Principal.
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Distribua 30 tampinhas para cada aluno (ou bolinhas de gude, ou pazinhas de sorvete, ou outro objeto que não possa ser dividido). Projete a atividade, entregue uma cópia ou escreva-a no quadro. Estimule-os para que testem as perguntas do slide com o material entregue, discuta com seu grupo e registrem em seu caderno. Você pode acessar a resolução desta atividade aqui. Consulte o Guia de Intervenções para outras sugestões para a aplicação da atividade.
É muito importante que, ao final desse slide, sejam retomadas as frações dos três slides e que as mesmas sejam escritas na forma numérica ao lado de sua anotação. Por exemplo, um terço (?).
Propósito: Discutir e testar as frações com as tampinhas.
Discuta com a turma:
- Quantos sextos precisamos para formar o conjunto inicial?
- Quantos sextos precisamos para formar um terço?
- Você sugere alguma outra forma de divisão das pessoas nas mesas?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Depois que os alunos resolverem os problemas e você estiver escrito com eles as frações usando números, passe para esse grupo de slides. Distribua uma cópia para cada um, projete ou escreva no quadro. Relacione as situações que os alunos apresentaram durante a resolução dos problemas com essa etapa. Peça que os próprios alunos expliquem como desenvolveram a solução dos problemas e as respostas que chegaram.
É muito importante que as frações sejam lidas da forma “um meio”, “três meios”, “um quarto”, e nunca “um sobre dois”, “três sobre dois”, “um sobre quatro”, porque os alunos precisam perceber a fração como um número, não como um número sobre outro.
Propósito: Proporcionar que os alunos discutam e compartilhem seus raciocínios para chegar ao resultado.
Discuta com a turma:
- Quantos meios são necessários para que tenhamos um inteiro?
- Quantos quartos são necessários para que tenhamos um inteiro?
- Se temos 5/4, precisamos de mais quantos quartos para formar dois inteiros?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Distribua uma cópia para cada um, projete ou escreva no quadro. Relacione as situações que os alunos apresentaram durante a resolução dos problemas com essa etapa. Peça que os próprios alunos expliquem como desenvolveram a solução dos problemas e as respostas que chegaram.
É muito importante que as frações sejam lidas da forma “um quarto”, “seis oitavos”, e nunca “um sobre quatro”, “seis sobre oito”, porque os alunos precisam perceber a fração como um número, não como um número sobre outro.
Propósito: Proporcionar que os alunos discutam e compartilhem seus raciocínios para chegar ao resultado.
Discuta com a turma:
- Quantos oitavos são necessários para formarmos um inteiro?
- Se temos 6/8, quantos oitavos precisamos para formar um inteiro?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Distribua uma cópia para cada um, projete ou escreva no quadro. Relacione as situações que os alunos apresentaram durante a resolução dos problemas com essa etapa. Peça que os próprios alunos expliquem como desenvolveram a solução dos problemas e as respostas que chegaram.
É muito importante que as frações sejam lidas da forma “um terço”, “um sexto”, e nunca “um sobre três”, “um sobre seis”, porque os alunos precisam perceber a fração como um número, não como um número sobre outro.
Propósito: Proporcionar que os alunos discutam e compartilhem seus raciocínios para chegar ao resultado.
Discuta com a turma:
- Quantos terços precisamos para formar um inteiro?
- Se temos 5/3, quantos terços precisamos para formar dois inteiros?
- Se temos ?, quantos sextos precisamos para formar um inteiro?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Depois que os alunos resolverem os problemas e você estiver escrito com eles as frações usando números, passe para esse grupo de slides. Distribua uma cópia para cada um, projete ou escreva no quadro. Relacione as situações que os alunos apresentaram durante a resolução dos problemas com essa etapa. Peça que os próprios alunos expliquem como desenvolveram a solução dos problemas e as respostas que chegaram.
É muito importante que as frações sejam lidas da forma “um terço”, “um sexto”, e nunca “um sobre três”, “um sobre seis”, porque os alunos precisam perceber a fração como um número, não como um número sobre outro.
Propósito: Proporcionar que os alunos discutam e compartilhem seus raciocínios para chegar ao resultado.
Discuta com a turma:
- Poderíamos dividir o grupo em duas mesas? E em quatro mesas? E em cinco mesas? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete o slide para a turma, entregue uma cópia para cada aluno ou escreva na lousa. Este slide objetiva resumir com os alunos o que foi visto na aula. Você pode questionar os alunos antes de mostrar o slide, sobre o que viram na aula, com o que trabalharam, e depois mostrar o slide.
Propósito: Resumir o que foi visto na aula.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos nessa aula?
- Quais novas palavras foram apresentadas hoje? Descreva cada palavra dessas com as suas palavras.
- Como você e seu grupo abordaram o problema de hoje? A abordagem foi bem sucedida?
- O que se manteve como você pensava?
- O que mudou?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, representando visualmente ou como eles se sentirem mais seguros. Circule pelo ambiente para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Testar se os alunos aprenderam o que foi visto na aula.
Discuta com a turma:
- Há apenas uma forma de dividir?
- Há outra fração que representa a mesma quantidade de bolo?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
- Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar