GEO7_11UND05 - Mapas e Figuras
Plano de Aula
Plano de aula: A Caatinga
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Para este plano específico, o objetivo é que o aluno caracterize o bioma da caatinga e compreenda os seus processos formadores e sua distribuição pelo território.
Materiais necessários: Projetor ou cópias dos slides deste plano. Folhas e material de desenho, material escolar convencional, caderno e lápis.
Material complementar:
Imagem contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q6pcfynXmEfw7cKZEdvFsjpVVkxsfygy7TRy57S9TetQUgNJWFQNKbgsdQhh/geo7-11und05-foto-caatinga-contextualizacao.pdf
Mapas e Figuras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7CqqzuzVWnBYvZa4JuQcPgvX7XVgD5333R4AnDer9k7jpaYDWzMPbXrFwAMy/copia-de-geo7-11und05-mapas-e-figuras.pdf
Link para os mapas:
Demais mapas e figuras utilizados neste plano: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vWn9QTVV3gJuKvzYJHHJMjXRhnmrVMW8khVFYkhtSnyBUKYsBPsznyasfkyN/geo7-11und05-mapas-e-figuras.pdf
Para você saber mais:
No Bioma da Caatinga, temos o predomínio de vegetação adaptada ao ambiente seco (xerófita). Como cactos e arbusto, mas também existem alguns tipos de árvores de médio porte, como o umbuzeiro. Dos ambientes semiáridos do mundo, a caatinga é a que apresenta a maior biodiversidade. É um bioma único no planeta. É encontrada principalmente no sertão nordestino, uma área de difícil penetração da umidade. À leste, o planalto da Borborema bloqueia a umidade vinda do oceano. Ao sul e oeste, as massas de ar que se aproximam vêm de muito longe, e descarregam sua umidade antes de chegar na região. Além disso, se trata de uma área de alta pressão, que transporta o calor para outras áreas. O período de chuva corresponde ao momento em que a Zona de Convergência Intertropical se desloca mais ao sul.
Chapada Diamantina - Caatinga [#1] | Terra Negra. 2018. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=4y7nnBbl9Lo>. Acesso em: 20 jan. 2018.
Climas do Brasil. Só Geografia. Disponível em: <http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/>. Acesso em: 20 jan. 2019.
FURLAN, Sueli. Domínio das Caatingas. Disponível em: <http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Sueli/2s_2015/Biogeografia/Aula_Dominio_das_Caatingas_2015.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2019.
SANTOMAURO, B; TREVISAN, R; FERREIRA, C. Por que não chove no sertão nordestino? Nova Escola, 2013. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2187/por-que-nao-chove-no-sertao-nordestino>. Acesso em: 20 jan. 2019.
Contextos prévios: É importante que o aluno tenha alguma noção de relação entre clima e paisagem.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro. Comente que vocês começarão o estudo da Caatinga, uma vegetação típica de ambientes semiáridos. Pergunte se já ouviram falar sobre esse bioma e se sabem o que significa Semiárido. Se você estiver em uma área de Caatinga, peça que os alunos comentem sobre a paisagem do lugar onde moram.
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