GEO7_11UND02 - Contextualização - Mapas
Plano de Aula
Plano de aula: A Floresta Amazônica
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. O aluno trabalhará a habilidade de compreender a dinâmica formadora da floresta Amazônica, um dos grandes biomas brasileiros, sua distribuição e biodiversidade (EF07GE11) e, ao final, tentará sintetizar seu entendimento sobre o tema. Ao longo do ano, haverá mais oportunidades para desenvolver essa habilidade.
Nesta aula, em específico, o aluno trabalhará a compreensão da dinâmica formadora da floresta Amazônica e o equilíbrio natural entre a vegetação e o regime de chuvas, como um está ligado ao outro.
Materiais necessários: Projetor ou imagens impressas, mapa da vegetação do Brasil, quadro, giz, material de desenho, papel de desenho.
Material complementar:
Imagem da etapa de Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cTyRFTYeCWaTTWKSjBW6B5t9pF4abGZcW8S4jMNH2whSwgPzThWa4YkfBSqM/geo7-11und02-problematizacao-imagem.pdf
Para você saber mais:
A Amazônia faz parte de um dos grandes biomas brasileiros. Nessa formação natural, encontramos uma densa floresta úmida, em áreas de planície e em algumas serras encontradas na área. A floresta, através da evapotranspiração, alimenta a atmosfera de umidade, que se converte em chuva e é enviada a outras áreas através das correntes de ar. Além disso, as folhas de árvores e outros restos orgânicos, formam um tapete de nutrientes sobre o qual a floresta se desenvolve, chamado de serrapilheira. Quer dizer, a Amazônia é um sistema que se autoalimenta.
Entrevista do professor Aziz Ab Saber:
SABER, Aziz Ab. Dominios Natureza no Brasil. 2013. (12m36s). Disponível em: < https://vimeo.com/61525410>. Acesso em: Dez. 2018.
Artigo sobre a Amazônia e o regime de Chuvas:
AS CHUVAS na Amazônia: a Importância para o ecossistema. Meio Ambiente, 2013. Disponível em:
Contextos prévios: É recomendável que o aluno conheça alguns conceitos sobre clima e sua relação com a paisagem.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que, nesta aula, estudarão a floresta Amazônica e as relações entre a floresta e o clima. Comece projetando o slide e lance a questão para a turma, no caso de não haver projetor, escreva no quadro ou fale para a turma. Escute as colocações dos alunos e as escreva no quadro.
Para você saber mais: A Amazônia faz parte de um dos grandes biomas brasileiros. Nessa formação natural, encontramos uma densa floresta úmida, em áreas de planície e em algumas serras encontradas na área. A floresta, através da evapotranspiração, alimenta a atmosfera de umidade, que se converte em chuva e é enviada a outras áreas através das correntes de ar. Além disso, as folhas de árvores e outros restos orgânicos, formam um tapete de nutrientes sobre o qual a floresta se desenvolve, chamado de serrapilheira. Quer dizer, a Amazônia é um sistema que se auto-alimenta. Pode acessar o link https://vimeo.com/61525410
Acesse para mais ideias de atividade: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=43563
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