Análise de imagens
Plano de Aula
Plano de aula: A Mata Atlântica
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil
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Descrição
A aula, com duração de 150 minutos, abordará a habilidade EF07GE11, com foco na Mata Atlântica. Serão exploradas sua identificação como floresta tropical brasileira, sua distribuição, suas características e os impactos históricos sofridos desde a chegada dos europeus. O tema será retomado ao longo do ano, na abordagem da habilidade EF07GE08. Além disso, propõe-se o uso de Inteligência Artificial Generativa: os estudantes investigarão a floresta por meio de mapas, imagens e dados, criarão descrições detalhadas, as transformarão em imagens geradas por IA e refletirão sobre o impacto da tecnologia na compreensão e na preservação ambiental.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
projetor, computadores ou notebooks com acesso à internet e caixas de som.
Recursos educacionais digitais:
plataforma MapBiomas e ferramentas de IA generativa de imagens (DALL-E, Firefly, Canva IA, Copilot, Leonardo AI).
Materiais diversos:
papéis sulfite, cartolinas, canetas coloridas e post-its. Acessos: link para as imagens.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Biodiversidade brasileira
- Produção digital
Eixo
- Natureza, ambientes e qualidade de vida
- Cultura digital
Objetivos de aprendizagem
- Identificar as áreas de ocorrência da Mata Atlântica, compreendendo sua vegetação original e atual.
- Usar recursos de IA generativa para expressão de conceitos geográficos e ambientais.
- Reconhecer a biodiversidade da Mata Atlântica e os impactos da ação humana.
- Explorar a descrição e a criação de prompts para uso eficiente de sistemas de IA generativa.
Competências gerais
1. Conhecimento
5. Cultura digital
7. Argumentação
10. Responsabilidade e cidadania
A Mata Atlântica é um tipo de floresta tropical que, originalmente, cobria todo o litoral brasileiro antes da chegada dos colonizadores. Seu nome se deve à proximidade com o oceano Atlântico e abriga cerca de 20mil espécies vegetais. Atualmente, devido aos inúmeros ciclos econômicos brasileiros, resta 29% da sua vegetação original.
Você pode acessar os links: Mata Atlântica Aziz Ab' Saber vídeo 2 e O bioma Mata Atlântica traduzido em imagens – Geografia Visual
Material complementar: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55550
Para saber mais: SOS Mata Atlântica é um movimento que nasceu em 1980, com objetivo de proteger a Mata Atlântica por meio de campanhas de propaganda sobre esse bioma, sua biodiversidade e sua importância para a sociedade. Acesse o link: SOS Mata Atlântica
Bibliografia
- Projeto Map Biomas – Mapeamento Anual de Cobertura e Uso da Terra na Mata Atlântica - Coleção 7, acessado em 08 de setembro de 2025 através do link: DESTAQUES DO MAPEAMENTO ANUAL DA COBERTURA E USO DA TERRA NO BRASIL DE 1985 A 2021 MATA ATLÂNTICA
- Mapa Brasil Político. Disponível em <Atlas Geográfico Escolar> Data de acesso: Dez. 2018.
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Aula
Sobre esta sequência de aulas
Tempo previsto: 150 minutos
Escopo das aulas:
• Aula 1: observação da Mata Atlântica e análise de suas características físicas, distribuição e biodiversidade.
• Aula 2: produção de descrições e prompts para IA generativa e criação de imagens digitais sobre a Mata Atlântica.
• Aula 3: reflexão crítica sobre a experiência com IA e sobre a importância da Mata Atlântica e organização de uma exposição coletiva.
Aula 1 - Conversa inicial/Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Apresente para os alunos a imagem abaixo, questionando
- O que vemos nessa imagem? O que pensamos sobre ela?
São Paulo e a Mata Atlântica. Crédito: joannis77/GettyImages
Neste momento, é provável que surjam discussões sobre a relação entre a floresta e a urbanização, sobre como a floresta tem sido explorada e sobre onde a foto pode ter sido tirada.
Explique que esta é uma foto de São Paulo e que a vegetação nela é a Mata Atlântica.
Agora, vamos explorar a seguinte questão:
- O que sabemos sobre ela? Por que ela tem esse nome?
Ouça a turma, registrando as primeiras impressões. Peça aos alunos que também anotem essas observações em seus cadernos.
Para começar, explique aos alunos que, nesta aula, eles estudarão a Mata Atlântica, uma importante floresta tropical brasileira. Eles aprenderão sobre suas características e entenderão o processo que tem a impactado ao longo dos anos, desde a chegada dos portugueses até os dias atuais.
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