Plano de aula: Relação entre clima e vegetação no Brasil

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil

Sobre este plano: Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. O aluno trabalhará a habilidade de relacionar clima e vegetação, compreendendo os principais domínios morfoclimáticos brasileiros e suas localizações (EF07GE11). Outros aspectos serão abordados ao longo do ano.

Materiais necessários: Projetor de slides, imagens impressas, quadro, giz, material de desenho, cola, pincel, cartolina ou papel pardo.

Para você saber mais:

Os domínios morfoclimático brasileiros, que neste plano ainda não foram mencionados, são o resultado da relação entre os elementos do clima, da vegetação e do relevo presentes em diferentes áreas do território do país. Apresentando desde formações florestais úmidas, savanas, campos até áreas semiáridas. Acesse os links: https://vimeo.com/61525410

Material complementar: Mapa da vegetação do Brasil, acessar o link:

Contextos prévios: Nesta aula, é necessário que o aluno tenha uma noção sobre clima, fatores do clima e tipos de clima no Brasil. Caso exista dificuldade com esses conceitos, cabe a você sempre relacioná-los em suas explicações.

Tema da aula

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula vocês iniciarão o estudo dos grandes domínios morfoclimáticos brasileiros, que serão chamados, aqui, de paisagens naturais do Brasil. No decorrer do ano esse assunto será aprofundado. Comece levantando entre os alunos, através de questionamentos, os conhecimentos prévios sobre o tema. Como o clima pode influenciar nas paisagens, por exemplo. Depois, apresente imagens de paisagens dos domínios morfoclimáticos brasileiros, questionando a relação de cada uma com o clima. No final, os alunos construirão cartazes apresentando paisagens, com explicações sobre o clima ao qual ela se refere.

Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar o slide, o professor poderá usar o quadro e as imagens deste slide impressas.

Para você saber mais:

Os domínios morfoclimático brasileiros, que, neste plano, ainda não foram mencionados, são o resultado da relação entre os elementos do clima, a vegetação e o relevo presentes em diferentes áreas do território do país. Apresentando desde formações florestais úmidas, savanas, campos até áreas semiáridas. Acesse o link: https://vimeo.com/61525410

Contextos prévios: Nesta aula, é necessário que o aluno tenha uma noção sobre clima, fatores do clima, tipos de clima no Brasil. Caso exista dificuldade com esses conceitos, cabe a você, professor, sempre relacioná-los em suas explicações.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA