Plano de Aula

Plano de aula: O extrativismo na Amazônia

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil

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Descrição

Este plano, composto por duas aulas de 50 minutos cada, articula os componentes de Geografia e de Computação no 7º ano, com foco no extrativismo na Amazônia e nos riscos da desinformação digital. A proposta conecta a luta de Chico Mendes e das comunidades extrativistas à reflexão sobre como as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) podem ser utilizadas tanto para proteger quanto para manipular narrativas sobre a floresta.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador e projetor.

Materiais diversos:
Tesoura, caderno e lápis.

Impressões:

• Link para os desenhos do tema de aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H9gGxbt2BzUA4NWcQhZTd9V4trGKvR75wVzdDm9r8ah5MqCBTQazthBpWsxr/geo7-11und10-desenhos-tema-plano5935.pdf

• Atividade da contextualização: O Potencial da Floresta Por Rafael Martins da Costa Cercada a oeste pela cordilheira dos Andes, ao sul pelo planalto brasileiro

• Imagem da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q9UbfWRArQS9BkTqaDyaXfg6YYADt9wEBYvbVUBBpJZvKQvkWUN4RGFv8jXn/geo7-11und10-chico-mendes-plano5935.pdf

• Quadrinhos da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UMAn7v4WA5QCNvj7dPCh3uqYtEfNZfG5K8NbbA5KZ5VqxP3H6xUf3KakHyhs/geo7-11und10-quadrinhos-em-branco-plano5935.pdf

• Estudo de caso e imagens geradas por IA: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sEw2yk6ft5nMdZrxgnR2rQMuCYzdN3n8jjJwTATjAs6BSVEk7RGE5A4Nawq2/geo7-11und10-estudocaso-fakenews-plano5935.pdf

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Segurança e responsabilidade no uso da tecnologia

  • Biodiversidade brasileira

Enfoque UNESCO

  • Autonomia humana

Eixo

  • Natureza, ambientes e qualidade de vida

  • Cultura digital

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer a relação entre extrativismo e conservação ambiental na Amazônia.

  • Identificar como as práticas econômicas afetam o bioma e seus povos.

  • Analisar como as tecnologias digitais, em especial os sistemas de IA, podem gerar desinformação.

  • Desenvolver estratégias de checagem e leitura crítica de conteúdos digitais.

Competências gerais

1. Conhecimento

5. Cultura digital

7. Argumentação

10. Responsabilidade e cidadania

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
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A Amazônia constitui um bioma totalmente integrado: cada elemento que o compõe é imprescindível para a sua existência. As constantes chuvas que abastecem a floresta são, em grande medida, provenientes da umidade liberada durante a evapotranspiração da própria floresta. Por outro lado, os solos arenosos e pouco férteis da região recebem uma grande quantidade de matéria orgânica oriunda da vegetação e dos animais. Se a floresta fosse subtraída, todo esse sistema seria afetado.

Essa realidade parece ser desconhecida pelos administradores dos grandes empreendimentos econômicos que, historicamente, procuraram trazer o chamado progresso para a região. Podemos citar, como exemplo, a pecuária que, no intuito de abrir áreas de pastagem, iniciou um violento processo de desmatamento na Amazônia. Como outros projetos, esse pouco respeitou as dinâmicas próprias da floresta, enfraquecendo ainda mais o solo amazônico.

Um projeto mais adequado de integração econômica da Amazônia à economia nacional parece ser representado pelas reservas extrativistas. Essa ideia surgiu com o advento das lutas dos seringueiros, nas décadas de 1970 e 1980, que viram seu modo de vida ameaçado, principalmente, pela atividade pecuária. Um dos principais líderes seringueiros foi Chico Mendes, assassinado em dezembro de 1988. Essa luta chamou a atenção do mundo para a devastação que a floresta amazônica vinha sofrendo; porém, além de proteger as árvores, os seringueiros procuravam proteger também a sua subsistência, ligada à extração do látex das seringueiras. A destruição das árvores e da floresta representava o fim do seu meio de vida.

Atualmente, nas reservas extrativistas, funciona uma atividade econômica mais integrada à floresta que, por ser dependente desta, tem como princípio a sua manutenção. O látex, o açaí, a castanha-do-pará (ou castanha-do-brasil), o óleo de copaíba, o guaraná, entre outros, são todos produtos que a Amazônia, se preservada, pode fornecer para a economia nacional.

Assim, o papel das reservas extrativistas é de suma importância, pois mantém a floresta em pé e garante a vida dos povos amazônicos.

Acesse

Bibliografia

  • AB’SÁBER, Aziz Nacib. Amazônia brasileira: um macrodomínio. São Paulo: Edusp, [ano].

  • INTERVOZES – Coletivo Brasil de Comunicação Social. Combate à desinformação sobre a Amazônia Legal e seus defensores: relatório 2023. São Paulo: Intervozes, 2023.
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Aula

Sobre esta sequência de aulas

Tempo previsto: 100 minutos

Escopo das aulas

Aula 1: introdução ao extrativismo, sua importância para a conservação da floresta e a luta dos seringueiros, com foco em Chico Mendes. Os alunos criam HQs para representar a preservação da Amazônia.

Aula 2: estudo de caso de desinformação digital, simulando imagens manipuladas de Chico Mendes. Os alunos participam de um jogo de papéis, discutindo impactos sociais e estratégias de checagem

Aula 1 - Conversa inicial/Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

Explique aos estudantes que eles darão início ao estudo dos impactos exercidos sobre o bioma da Amazônia.

Reflexão 1

Apresente a imagem abaixo, provocando os estudantes:

- Conhecem esses produtos?

- Já consumiram ou usaram algum deles? De onde eles vêm? Como são extraídos?

- No caso do látex, ele é usado em outros produtos?

Ilustração para reflexão 1

Fonte: Rafael Martins da Costa

A primeira imagem, à esquerda, representa uma mão segurando castanhas-do-pará (ou castanhas-do-brasil). A imagem acima e à direita mostra uma tigela de açaí, e a última retrata uma pessoa colocando luvas de látex. Como adequar à sua realidade: caso você trabalhe em uma região amazônica, pergunte aos alunos como esses itens são extraídos e produzidos, é possível que já tenham, até mesmo, ajudado os pais no trabalho. Questione se é possível viver desse trabalho, que dificuldades enfrentam e como poderiam melhorar sua condição.

Agora, pergunte se conhecem alguma atividade econômica exercida na floresta. Se sim, qual? Que impacto ela pode trazer ao ambiente?

Como aplicar à sua realidade: se você mora na Amazônia, incentive os alunos a compartilharem o que sabem sobre a região. Pergunte sobre as atividades econômicas dos pais e se recebem algum tipo de suporte técnico ou financeiro do governo.

Reflexão 2

Projete as imagens a seguir ou as imprima.

Ilustração para reflexão 2

Fonte: Rafael Martins da Costa

Pergunte aos alunos se conhecem as árvores que os desenhos procuram representar. A primeira, à esquerda, seria a representação de uma castanheira; a do meio, de um açaizeiro; e a terceira, de uma seringueira, de onde estaria sendo extraído o látex.

Explique que os produtos do slide anterior são extraídos dessas árvores. Dependendo da região do país em que vivem, o preço da castanha ou do açaí é bem alto. Ou seja, são produtos valorizados economicamente.

Como adequar à sua realidade: caso você trabalhe em uma região amazônica, pergunte aos alunos se eles conhecem outras árvores e que outros produtos elas forneceriam. Pergunte se a floresta Amazônica tem outros valores, além da atração turística. Peça que pensem nessa questão e registrem suas respostas no caderno.

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