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Plano de aula: O extrativismo na Amazônia

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano, em especial, será trabalhada a habilidade de compreensão do aluno sobre a realidade natural e social da Amazônia. Se buscará problematizar quais formas de apropriação econômica são mais compatíveis com as características do bioma e quais podem provocar sua degradação.

Materiais necessários: Cópias das atividades deste plano, tesoura, caderno, lápis.

Material complementar:

Link para os desenhos do tema de aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8J9Ub7GaTQeP8R3EpT6TKvMUdUHbNGEsM5eTAw5qNJctsuA7sCDjRGk8FNKr/geo7-11und10-desenhos-tema.pdf

Atividade da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FvQ6572eVA2QBsGU884rvfU4uQn2AywybnwYsufkCzs7XbfxWBfswzqKR6q7/geo7-11und10-texto-para-contextualizacao.pdf

Imagem da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NQbJy2JeSF6VPgSR245hhGDQqPMVEBkXjY5zR7vUZTbmWFX7T8mbe4ZT3X6R/geo7-11und10-chico-mendes.pdf

Quadrinhos da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ENcWt9rKzT6GVMJNme8Z7mtpdMJfFtVv9f5zHHtwGMGmfB6tuPP7bSwpQpN8/geo7-11und10-quadrinhos-em-branco.pdf

Vídeo história de Chico Mendes:

Chico Mendes: para nunca esquecer. 2019 (14min47seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=d_0HPhE3Dj0>. Acesso em: 10 fev. 2019.

Vídeo reservas extrativistas:

Moradores da reserva Chico Mendes buscam alternativas para sobreviver. 2015 (1h15min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2yVhyV8yuV8> . Acesso em: 10 fev. 2019.

Para você saber mais:

A Amazônia constitui um bioma totalmente integrado, cada elemento que o compõe é imprescindível para a sua existência. As constantes chuvas que abastecem a floresta são, em grande medida, provenientes da umidade liberada durante a evapotranspiração da própria floresta. Por outro lado, os solos arenosos e pouco férteis da região recebem uma grande quantidade de matéria orgânica oriunda da vegetação e dos animais. Subtraída a floresta, todo esse sistema seria afetado.

Esta realidade parece ser desconhecida dos administradores dos grandes empreendimentos econômicos que, historicamente, procuraram trazer o chamado progresso para a região. Vamos citar como exemplo, a pecuária, que, no intuito de abrir áreas de pastagem, iniciou um violento processo de desmatamento na Amazônia. Como outros projetos, este pouco respeitou as dinâmicas próprias da floresta, enfraquecendo ainda mais o solo amazônico.

Um projeto mais adequado de integração econômica da Amazônia à economia nacional parece ser representado pelas reservas extrativistas. Essa Ideia surgiu com o advento das lutas dos seringueiros nos anos 70 e 80 do século XX, que viram seu modo de vida ameaçado principalmente pela atividade pecuária. Um dos principais líderes seringueiros foi Chico Mendes, assassinado em dezembro de 1988. Essa luta chamou a atenção do mundo para a devastação que a floresta amazônica vinha sofrendo, porém, além de proteger as árvores, os seringueiros procuravam proteger também a sua subsistência, ligada a extração do látex das seringueiras. A destruição das árvores e da floresta, representava o fim do seu meio de vida.

Atualmente, nas reservas extrativistas, funciona uma atividade econômica mais integrada com a floresta que, por ser dependente desta, tem como princípio a manutenção da mesma. O látex, o açaí, a castanha do pará ou do brasil, o óleo de copaíba, o guaraná, entre outros, são todos produtos que a Amazônia, se preservada, pode fornecer para a economia nacional.

Assim, o papel das reservas extrativistas é de suma importância, mantendo a floresta em pé e a vida dos povos amazônicos.

AB’SÁBER, Aziz. Amazônia brasileira: um macrodomínio. In: AB’SÁBER, Aziz. Domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos, projetando o título ou escrevendo-o no quadro. Explique que iniciarão o estudo dos impactos exercidos sobre o bioma da Amazônia. Pergunte se conhecem alguma atividade econômica exercida na floresta. Se sim, qual? Que impacto ela pode trazer ao ambiente.

Como adequar à sua realidade: Se você vive em área do bioma Amazônia, explore o conhecimento dos alunos sobre o lugar onde vivem. Que atividades econômicas os pais exercem, etc.

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