Plano de Aula

Plano de aula: Distribuição da população no território brasileiro

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aspectos demográficos do Brasil

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

O propósito deste plano é trabalhar a distribuição espacial da população brasileira. Reconhecendo localidades superpovoadas e áreas com presença de vazios demográficos. A compreensão dessas diferenças a partir da influência de aspectos econômicos, históricos e naturais.

Materiais necessários:

  • Folhas sulfite
  • Lápis de escrever e borracha

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/62G5TfQBCsxkQUtEExFN5t42XtFChRbuhsahRXNGujprG3RVhfy53RrmP3NS/geo7-04und01-contextualizacao.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2sZEczknGhQjMJTxHbteWvWHgcHe4VqgF5AFhhqMeFQwzJZKR5xEvkxXRzd/geo7-04und01-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

O povoamento ou ocupação territorial do Brasil é irregular, ou seja, apresenta lugares densamente povoados (muitos habitantes por quilômetro quadrado) e vazios demográficos (média de nenhum habitante por quilômetro quadrado). Aliás, essa irregularidade na distribuição das populações pode ser notada em vários continentes.

Em geral, as populações concentram-se na faixa litorânea, já as localidades no interior são pouco povoadas. Lugares que favorecem a presença humana são disputados, como proximidades de cursos d’água (córregos, rios e lagos), terrenos planos com solos férteis e climas amenos. Os litorais são utilizados para as trocas comerciais, o que estimula a economia, e historicamente foram as “portas” de entrada dos imigrantes que chegavam por via marítima.

Já, os lugares com grande densidade de vegetação (como as florestas tropicais), escassez de água potável e temperaturas extremas dificultam o povoamento, e em muitas regiões são verdadeiros vazios populacionais.

Os espaços urbanos, principalmente os municípios inseridos em regiões metropolitanas, tendem a concentrar um número elevado de habitantes, como São João do Meriti/RJ (mais de 13 mil habitantes por quilômetro quadrado). Por outro lado, os municípios localizados no interior, que apresentam a combinação de grande extensão territorial e população absoluta reduzida, têm densidades demográficas pequenas, como Japurá/AM (0,13 habitante/km²).

Mais informações sobre a distribuição populacional no Brasil:

BAGLINI, Rodrigo. Brasil: Aula 04 - Distribuição e crescimento da população brasileira - ENEM. 2017 (09m33s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CpVaN-piyd8>. Acesso em 28 jan 2019.

População. IBGE. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao.html>. Acesso em 28 jan 2019.

Como calcular porcentagem: guia prático. Stoodi. Disponível em: <https://www.stoodi.com.br/blog/2013/10/10/como-calcular-porcentagem-de-um-valor/>. Acesso em 28 jan 2019.

THÉRY, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.

Contextos prévios:

Para realização da ação propositiva, é interessante que os estudantes saibam fazer cálculo de porcentagem simples.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula projetando o slide ou escrevendo no quadro.

Questione os estudantes se eles acreditam que o Brasil seja um país muito ou pouco povoado.

Explique que o termo povoado corresponde a quantidade de habitantes pela área.

Comente com estudantes que nesta aula devemos entender que existem formas diferentes de ocupar os espaços. Também é importante compreender alguns fatores que influenciam na distribuição das populações.

Para você saber mais:

O povoamento ou ocupação territorial do Brasil é irregular, ou seja, apresenta lugares densamente povoados (muitos habitantes por quilômetro quadrado) e vazios demográficos (média de nenhum habitante por quilômetro quadrado). Aliás, essa irregularidade na distribuição das populações pode ser notada em vários continentes.

Em geral, as populações concentram-se na faixa litorânea, já as localidades no interior são pouco povoadas. Lugares que favorecem a presença humana são disputados, como proximidades de cursos d’água (córregos, rios e lagos), terrenos planos com solos férteis e climas amenos. Os litorais são utilizados para as trocas comerciais, o que estimula a economia, e historicamente foram as “portas” de entrada dos imigrantes que chegavam por via marítima.

Já, os lugares com grande densidade de vegetação (como as florestas tropicais), escassez de água potável e temperaturas extremas dificultam o povoamento, e em muitas regiões são verdadeiros vazios populacionais.

Os espaços urbanos, principalmente os municípios inseridos em regiões metropolitanas, tendem a concentrar um número elevado de habitantes, como São João do Meriti/RJ (mais de 13 mil habitantes por quilômetro quadrado). Por outro lado, os municípios localizados no interior, que apresentam a combinação de grande extensão territorial e população absoluta reduzida, têm densidades demográficas pequenas, como Japurá/AM (0,13 habitante/km²).

Mais informações sobre a distribuição populacional no Brasil:

BAGLINI, Rodrigo. Brasil: Aula 04 - Distribuição e crescimento da população brasileira - ENEM. 2017 (09m33s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CpVaN-piyd8>. Acesso em 28 jan 2019.

População. IBGE. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao.html>. Acesso em 28 jan 2019.

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