GEO7_11UND07 - Contextualização - Quadrinho
Plano de Aula
Plano de aula: O Cerrado e a Ocupação Humana
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Esta é a 7ª aula de um conjunto de 10 planos de aula com foco em caracterizar e em reconhecer a importância dos biomas brasileiros.
Neste plano específico, o objetivo de aprendizagem é caracterizar e localizar o bioma Cerrado no Brasil e relacionar à importância ambiental, econômica e social desse ecossistema, buscando identificar problemas que existem nessa região e possíveis soluções que envolvam tecnologias de Inteligência Artificial (IA).
Veja a sequência de todos os 10 planos de aula aqui.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
computador, tablet ou celular com acesso à Internet; projetor.
Materiais diversos:
anexo com história em quadrinhos; anexo com quadro de registros para atividade de Aprendizagem Baseada em Problemas; apresentação de slides em anexo sobre o cerrado.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Biodiversidade brasileira
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer os impactos do avanço da ocupação humana sobre o Cerrado.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
9. Empatia e Cooperação.
Acesse
- PORTAL EMBRAPA. Bioma Cerrado. Disponível em: https://www.embrapa.br/cerrados/colecao-entomologica/bioma-cerrado. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (ICMBio). Cerrado. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/biodiversidade/unidade-de-conservacao/unidades-de-biomas/cerrado. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. Savana com flora mais biodiversa do mundo: Cerrado perde área para agropecuária. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/natgeo-ilustra/cerrado. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- REVISTA PESQUISA FAPESP. Cerrado ameaçado. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/cerrado-ameacado/. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
Bibliografia
- ALVES, Evandro. Cerrado em quadrinhos: experiências e contribuições para o ensino de geografia. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
- ALVES, Evandro. Cerrado em quadrinhos: experiências e contribuições para o ensino de geografia. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
- ISPN. Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado. Disponível em: https://ispn.org.br/biomas/cerrado/povos-e-comunidades-tradicionais-do-cerrado/. Acesso em: 13 de novembro de 2025.
- THE NATURE CONSERVANCY (TNC). The Nature Conservancy (TNC). Disponível em: https://www.tnc.org.br/sobre-a-tnc/onde-trabalhamos/cerrado/. Acesso em: 13 de novembro de 2025.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Este plano de aula está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11, a qual será desenvolvida ao longo de todo o ano, pois não é contemplada em sua totalidade somente nesta aula, e as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Essa habilidade diz respeito a identificar e a compreender as dinâmicas que envolvem os grandes biomas nacionais. Neste plano, em particular, será tratado o bioma Cerrado, que já começou a ser explorado. A preocupação aqui é que o aluno compreenda como se deu a ocupação humana no cerrado e as visões de mundo ligadas aos projetos econômicos que podem levar esse bioma ao seu esgotamento.
Conversa inicial/Introdução
Introdução:
Tempo previsto: 15 minutos
Orientações: sentem-se em círculo. Pergunte à turma:
- “Qual é o bioma que ocupa a região central do Brasil? Como é esse bioma quanto ao clima, vegetação, animais, rios, comunidades humanas?”
Se estiverem em uma área central do Brasil, peça que os estudantes comentem sobre a paisagem do lugar onde moram. Comente com os alunos que a região central do Brasil é, hoje, uma das menos povoadas do país, e que a ideia de que ninguém vive lá foi muito difundida. Pergunte o que os estudantes acham dessa ideia de que a região deles é vazia, e como se sentem com isso? Caso essa questão os faça se sentir pouco valorizados no contexto brasileiro, comente que, se hoje ainda se propaga essa ideia do “vazio” central, imaginem como era essa situação antigamente. Como será que os colonizadores tratavam as populações indígenas na época?
Divida a turma em duplas e entregue a cada uma delas uma cópia da história em quadrinhos disponível no anexo (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PN8gpwgruc9Xky8jub9M7pRNJfkDwxUbShdMKPv3wWC2uJR4qsnBGXyVx4R9/geo7-11und07-historia-quadrinhos-plano5444.pdf).
Leiam a história coletivamente. Pergunte o que mais chamou a atenção dos alunos.
- “Conhecem algum grupo indígena do centro do Brasil? Se sim, qual?”
- “Qual foi a primeira atividade a ser desenvolvida pelos colonizadores na região?”
Se responderem mineração, pergunte se essa atividade ainda é realizada. Pergunte, também:
- Segundo a história, quais características do cerrado facilitaram o desenvolvimento da agricultura mecanizada no Brasil central?
Espera-se que falem do relevo plano e da vegetação pouco densa. Para finalizar, questione se, como foi lido, o Cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada.
- Nesta etapa inicial de contextualização, o mais importante é levantar as questões, não necessariamente respondê-las: “É importante preservar o Cerrado?”
- “O que precisamos preservar nesse bioma?”
Lance as questões aos alunos, projetando ou escrevendo no quadro. Pergunte se já viram alguma campanha de proteção da Amazônia. Debata com a turma:
- “Lembram-se do último quadrinho da história, viram o discurso do presidente? Por que ele convidou as pessoas do mundo a visitar a Amazônia e não o Cerrado? Quais diferenças existem entre esses dois biomas?”
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO