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Plano de aula > Inglês > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Argumentação apoiada em evidências

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre argumentação apoiada em evidências

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Virginia de Sousa Bonfim

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Oralidade_Debate select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 5 planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

  • Aula 1: Passo a passo de um debate
  • Aula 2: Praticar expressões de evidência que mostram o uso de outras fontes para argumentar
  • Aula 3: Aprender a expressar diferentes maneiras de concordar
  • Aula 4: Aprender a expressar diferentes modos de discordar
  • Aula 5: Participar de um debate

Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui a imagem do context, o objective, a worksheet do input para os alunos, a imagem do input e do feedback.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • Who’s the person in the image? (Espera-se que que os estudantes respondam Obama, the USA’s former president).
  • Where do you think he is? (Provavelmente os alunos responderão At the Congress/White House). Caso os alunos não cheguem a essa resposta esperada, pergunte: Where does a president work? (Espera-se que respondam At the presidential palace/the Congress/White House).
  • What’s he doing? (Provavelmente os estudantes responderão Talking on TV). Neste caso, prossiga com as perguntas: What do you think he’s talking about? (Espera-se que respondam Politics). Do you think it’s possible he’s defending his opinions? (Os alunos responderão yes/no). So how can we call this act of exchanging our opinions about a topic when there is no right or wrong side? (Espera-se que respondam A debate). Caso não cheguem à resposta esperada, pergunte: What’s the name of those programs that candidates discuss about what they’ll do if they win? (Provavelmente responderão A debate).
  • Now look carefully at this slide. Can you notice anything different? (Aguarde as diferentes respostas - Espera-se que respondam The green bars at the bottom of the page). Caso não cheguem à resposta esperada, direcione o pensamento: Look at the green bars. Isn’t it funny they are here in the slide of the president? Can you think where else we could find them? (Espera-se que respondam In videogames). Prossiga com a pergunta: Can you think about why they are here? (Espera-se que respondam To show who’s winning or losing). Is there a winner there? (Espera-se que respondam No). Continue a perguntar: What’s the word we use to say that there’s no winner or loser? (Espera-se que respondam A tie). Why do you think that is happening? (Provavelmente responderão Because they have good points). É importante que os alunos entendam o contexto da imagem: o ex-presidente e os republicanos em um momento de discussão. Por tal razão, aceite respostas que se assemelhem às indicadas nas instruções, pois isso mostrará que houve interpretação e compreensão por parte dos estudantes.

É importante retomar, como apontado na aula anterior, que não há somente dois lados em uma discussão, e que as diversas opiniões e posições fazem parte do pensamento da sociedade. Ademais, é essencial salientar a importância de se respeitar a opinião do outro, principalmente se ela não está de acordo com a sua.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no reconhecimento de expressões usadas para preparar argumentos a partir de dados vistos previamente.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Propósito: Organizar as expressões usadas para opinar e relatar fatos.

Expectativa: Que os alunos consigam organizar as expressões a partir da compreensão de cada uma das funções.

Orientações: Projete ou imprima o slide desta aula em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar. Diga aos alunos que eles completarão um quadro com expressões que usamos para dar nossa opinião e para justificar ideias baseadas na fala de outras pessoas. Entregue cópias da atividade, que também pode ser acessada aqui. Este exercício pode ser realizado em duplas, mas certifique-se de que cada aluno construa a própria tabela. Questione / instrua:

  • Look at the linking words in the box. Do the expressions “In my opinion” and “Based on” give the same idea? (Espera-se que os alunos respondam No).
  • Why do you think they’re different? (Espera-se que eles digam Because ‘in my opinion’ talks about your ideas and ‘based on’ doesn’t refer to a specific idea; we make comments using other people’s ideas).
  • Now look at the table. There are two functions there: ‘to use evidence’ and ‘to give opinion’. Where can we place ‘in my opinion’? (Provavelmente responderão To give opinion). And what about ‘based on’? (Espera-se que respondam To use evidence).

Escreva o quadro na lousa e coloque os dois exemplos usados na explicação para facilitar a visualização de como deve ser realizada a atividade.

  • In pairs/trios, organize all the linking words under their function.

Dê tempo para que eles trabalhem. Após todas as duplas terminarem o exercício, corrija-o (na lousa ou através de projeção) e pergunte aos alunos se eles acrescentariam mais alguma expressão. Caso haja mais frases, escreva-as no quadro e peça aos alunos que tomem nota também na própria folha de atividade. Após, retome a ideia de que as expressões de to use evidence servem para relatar dados apoiando-se na fala de outras pessoas, levando em consideração a razão para estar de acordo com elas. Podem-se também usar como ferramenta os dados estatísticos e históricos e os estudos de fontes confiáveis, que apresentam informações mais consistentes.

Material complementar: As linking words usadas na atividade foram retiradas dos sites http://yvanbaptiste.pagesperso-orange.fr/methodo/opinion.htm e https://wordvice.com/introductory-phrases-for-evidence-examples-research-writing/ .

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar o conteúdo que servirá de base para a atividade de output.

Expectativa: Que os alunos identifiquem os argumentos sobre os benefícios de praticar o debate sobre diferentes assuntos na escola.

Não é necessário que os alunos compreendam todo o áudio, mas que consigam verbalizar informações apreendidas a partir da observação do vídeo.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • Pay attention to the headline at the bottom of the image. What does it mean? (Espera-se que os alunos façam alguma tradução literal que se assemelhe à “benefícios da educação” e perguntem o que significa speech. Explique que significa a formal discourse (delivered to an audience) e pergunte: Can you remember any example of a person giving a speech? (Provavelmente respondam Presidents).
  • Now look at the students. What are the students doing? (Provavelmente responderão They’re probably talking about the benefits of speech education).
  • Now think: why is it important to give our opinions about a topic? (Provavelmente responderão Because we learn more / express our ideas / can make a difference). Aceite quaisquer respostas que expressem a ideia de compartilhamento de ideias, de crescimento e aprendizagem. É importante frisar que expressar opiniões é também participar da construção do coletivo e que esses momentos de construção devem ser respeitados, uma vez que há diferentes leituras sobre um mesmo assunto.
  • Oriente que antes da observação do vídeo, eles farão um brainstorm sobre as possíveis ideias que podem aparecer no vídeo. Before you watch this video, let’s imagine they can possibly be talking about the benefits of speech education. Quaisquer respostas são bem-vindas neste momento. Anote-as no quadro.
  • Entregue a folha de atividade (que pode ser encontrada aqui). Explique que o exercício 1 traz informações sobre a importância do debate na escola e que eles deverão, a partir da audição do vídeo, selecionar as opções corretas. Deixe claro que pode haver diferenças nas sentenças transcritas. Peça que os alunos façam a leitura da worksheet e resolva as questões de vocabulário, se houver. Na versão da folha de atividade do professor, é possível encontrar uma lista de palavras que podem causar dúvidas nos alunos. Use-a para solucionar as dúvidas.
  • Faça a projeção do vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=c8Y3AAGn7qg , que apresenta closed caption.
  • Antes da correção em conjunto, peça que comparem as respostas do exercício 1 com os colegas, e somente então peça que compartilhem as respostas entre todos. Nesta etapa, faça a correção de forma oral.
  • O exercício 2 pode ser corrigido por todo o grupo.

As anotações e comentários feitos nesta etapa serão usados no output desta aula.

Material complementar:

A transcrição do vídeo pode ser encontrada aqui.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: A partir da observação do vídeo, usar as expressões do input para relatar o que os alunos disseram sobre os benefícios de se posicionar/debater sobre diferentes assuntos em sala de aula.

Expectativa: Que os alunos, usando as expressões trabalhadas no input (slide 4), preparem argumentos.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles trabalharão em pares/trios na construção de argumentos usando as expressões de evidência estudadas no input. Entregue a folha de atividade (que pode ser encontrada aqui) e explique que os alunos escolherão, dentre as diferentes pessoas que falam sobre a importância do debate, apenas uma para relatar o uso de evidências.

Oriente-os sobre a possibilidade de usar dicionários físicos ou online para realizar a atividade.

  • Now you will work on the expressions to use evidence to support arguments.
  • First step: choose one of the 5 possibilities on your worksheet to work on the opinions/arguments presented. Second step: select one of the expressions to report your choice. Then, write the whole sentence on the worksheet.
  • Finally, share your ideas with your group and discuss whether you agree with your colleagues' arguments or not.

Monitore o trabalho de cada grupo. Depois que os alunos acabarem, corrija os argumentos e faça a devolutiva para a sala, pedindo que os grupos leiam as produções.

Sugestão se houver tempo disponível:

Faça uma exposição na sala com as ideias dos alunos: cada grupo escreverá seus argumentos (após a correção) para serem expostos pela sala. Desta maneira, eles ficarão motivados para as próximas aulas sobre a temática do debate, pois poderão visualizar o fruto de seus trabalhos.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a impressão de que aprenderam a usar expressões de evidência para apoiar argumentos.

Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 5 planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

  • Aula 1: Passo a passo de um debate
  • Aula 2: Praticar expressões de evidência que mostram o uso de outras fontes para argumentar
  • Aula 3: Aprender a expressar diferentes maneiras de concordar
  • Aula 4: Aprender a expressar diferentes modos de discordar
  • Aula 5: Participar de um debate

Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui a imagem do context, o objective, a worksheet do input para os alunos, a imagem do input e do feedback.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • Who’s the person in the image? (Espera-se que que os estudantes respondam Obama, the USA’s former president).
  • Where do you think he is? (Provavelmente os alunos responderão At the Congress/White House). Caso os alunos não cheguem a essa resposta esperada, pergunte: Where does a president work? (Espera-se que respondam At the presidential palace/the Congress/White House).
  • What’s he doing? (Provavelmente os estudantes responderão Talking on TV). Neste caso, prossiga com as perguntas: What do you think he’s talking about? (Espera-se que respondam Politics). Do you think it’s possible he’s defending his opinions? (Os alunos responderão yes/no). So how can we call this act of exchanging our opinions about a topic when there is no right or wrong side? (Espera-se que respondam A debate). Caso não cheguem à resposta esperada, pergunte: What’s the name of those programs that candidates discuss about what they’ll do if they win? (Provavelmente responderão A debate).
  • Now look carefully at this slide. Can you notice anything different? (Aguarde as diferentes respostas - Espera-se que respondam The green bars at the bottom of the page). Caso não cheguem à resposta esperada, direcione o pensamento: Look at the green bars. Isn’t it funny they are here in the slide of the president? Can you think where else we could find them? (Espera-se que respondam In videogames). Prossiga com a pergunta: Can you think about why they are here? (Espera-se que respondam To show who’s winning or losing). Is there a winner there? (Espera-se que respondam No). Continue a perguntar: What’s the word we use to say that there’s no winner or loser? (Espera-se que respondam A tie). Why do you think that is happening? (Provavelmente responderão Because they have good points). É importante que os alunos entendam o contexto da imagem: o ex-presidente e os republicanos em um momento de discussão. Por tal razão, aceite respostas que se assemelhem às indicadas nas instruções, pois isso mostrará que houve interpretação e compreensão por parte dos estudantes.

É importante retomar, como apontado na aula anterior, que não há somente dois lados em uma discussão, e que as diversas opiniões e posições fazem parte do pensamento da sociedade. Ademais, é essencial salientar a importância de se respeitar a opinião do outro, principalmente se ela não está de acordo com a sua.

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no reconhecimento de expressões usadas para preparar argumentos a partir de dados vistos previamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Propósito: Organizar as expressões usadas para opinar e relatar fatos.

Expectativa: Que os alunos consigam organizar as expressões a partir da compreensão de cada uma das funções.

Orientações: Projete ou imprima o slide desta aula em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar. Diga aos alunos que eles completarão um quadro com expressões que usamos para dar nossa opinião e para justificar ideias baseadas na fala de outras pessoas. Entregue cópias da atividade, que também pode ser acessada aqui. Este exercício pode ser realizado em duplas, mas certifique-se de que cada aluno construa a própria tabela. Questione / instrua:

  • Look at the linking words in the box. Do the expressions “In my opinion” and “Based on” give the same idea? (Espera-se que os alunos respondam No).
  • Why do you think they’re different? (Espera-se que eles digam Because ‘in my opinion’ talks about your ideas and ‘based on’ doesn’t refer to a specific idea; we make comments using other people’s ideas).
  • Now look at the table. There are two functions there: ‘to use evidence’ and ‘to give opinion’. Where can we place ‘in my opinion’? (Provavelmente responderão To give opinion). And what about ‘based on’? (Espera-se que respondam To use evidence).

Escreva o quadro na lousa e coloque os dois exemplos usados na explicação para facilitar a visualização de como deve ser realizada a atividade.

  • In pairs/trios, organize all the linking words under their function.

Dê tempo para que eles trabalhem. Após todas as duplas terminarem o exercício, corrija-o (na lousa ou através de projeção) e pergunte aos alunos se eles acrescentariam mais alguma expressão. Caso haja mais frases, escreva-as no quadro e peça aos alunos que tomem nota também na própria folha de atividade. Após, retome a ideia de que as expressões de to use evidence servem para relatar dados apoiando-se na fala de outras pessoas, levando em consideração a razão para estar de acordo com elas. Podem-se também usar como ferramenta os dados estatísticos e históricos e os estudos de fontes confiáveis, que apresentam informações mais consistentes.

Material complementar: As linking words usadas na atividade foram retiradas dos sites http://yvanbaptiste.pagesperso-orange.fr/methodo/opinion.htm e https://wordvice.com/introductory-phrases-for-evidence-examples-research-writing/ .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar o conteúdo que servirá de base para a atividade de output.

Expectativa: Que os alunos identifiquem os argumentos sobre os benefícios de praticar o debate sobre diferentes assuntos na escola.

Não é necessário que os alunos compreendam todo o áudio, mas que consigam verbalizar informações apreendidas a partir da observação do vídeo.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • Pay attention to the headline at the bottom of the image. What does it mean? (Espera-se que os alunos façam alguma tradução literal que se assemelhe à “benefícios da educação” e perguntem o que significa speech. Explique que significa a formal discourse (delivered to an audience) e pergunte: Can you remember any example of a person giving a speech? (Provavelmente respondam Presidents).
  • Now look at the students. What are the students doing? (Provavelmente responderão They’re probably talking about the benefits of speech education).
  • Now think: why is it important to give our opinions about a topic? (Provavelmente responderão Because we learn more / express our ideas / can make a difference). Aceite quaisquer respostas que expressem a ideia de compartilhamento de ideias, de crescimento e aprendizagem. É importante frisar que expressar opiniões é também participar da construção do coletivo e que esses momentos de construção devem ser respeitados, uma vez que há diferentes leituras sobre um mesmo assunto.
  • Oriente que antes da observação do vídeo, eles farão um brainstorm sobre as possíveis ideias que podem aparecer no vídeo. Before you watch this video, let’s imagine they can possibly be talking about the benefits of speech education. Quaisquer respostas são bem-vindas neste momento. Anote-as no quadro.
  • Entregue a folha de atividade (que pode ser encontrada aqui). Explique que o exercício 1 traz informações sobre a importância do debate na escola e que eles deverão, a partir da audição do vídeo, selecionar as opções corretas. Deixe claro que pode haver diferenças nas sentenças transcritas. Peça que os alunos façam a leitura da worksheet e resolva as questões de vocabulário, se houver. Na versão da folha de atividade do professor, é possível encontrar uma lista de palavras que podem causar dúvidas nos alunos. Use-a para solucionar as dúvidas.
  • Faça a projeção do vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=c8Y3AAGn7qg , que apresenta closed caption.
  • Antes da correção em conjunto, peça que comparem as respostas do exercício 1 com os colegas, e somente então peça que compartilhem as respostas entre todos. Nesta etapa, faça a correção de forma oral.
  • O exercício 2 pode ser corrigido por todo o grupo.

As anotações e comentários feitos nesta etapa serão usados no output desta aula.

Material complementar:

A transcrição do vídeo pode ser encontrada aqui.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: A partir da observação do vídeo, usar as expressões do input para relatar o que os alunos disseram sobre os benefícios de se posicionar/debater sobre diferentes assuntos em sala de aula.

Expectativa: Que os alunos, usando as expressões trabalhadas no input (slide 4), preparem argumentos.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles trabalharão em pares/trios na construção de argumentos usando as expressões de evidência estudadas no input. Entregue a folha de atividade (que pode ser encontrada aqui) e explique que os alunos escolherão, dentre as diferentes pessoas que falam sobre a importância do debate, apenas uma para relatar o uso de evidências.

Oriente-os sobre a possibilidade de usar dicionários físicos ou online para realizar a atividade.

  • Now you will work on the expressions to use evidence to support arguments.
  • First step: choose one of the 5 possibilities on your worksheet to work on the opinions/arguments presented. Second step: select one of the expressions to report your choice. Then, write the whole sentence on the worksheet.
  • Finally, share your ideas with your group and discuss whether you agree with your colleagues' arguments or not.

Monitore o trabalho de cada grupo. Depois que os alunos acabarem, corrija os argumentos e faça a devolutiva para a sala, pedindo que os grupos leiam as produções.

Sugestão se houver tempo disponível:

Faça uma exposição na sala com as ideias dos alunos: cada grupo escreverá seus argumentos (após a correção) para serem expostos pela sala. Desta maneira, eles ficarão motivados para as próximas aulas sobre a temática do debate, pois poderão visualizar o fruto de seus trabalhos.

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a impressão de que aprenderam a usar expressões de evidência para apoiar argumentos.

Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.

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