13271
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Escrita

Plano de aula - Construção de parágrafos introdutórios de textos argumentativos

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Construção de parágrafos introdutórios de textos argumentativos

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Izé Balsemão Oss

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Conduzir os alunos na elaboração de argumentos persuasivos para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o terceiro plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos iniciais desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07), abordadas na ING9_04UN. No primeiro e no segundo planos desta UNIDADE (ING9_07UN01 e ING9_07UN02) os alunos iniciaram a organização e a construção de ideias persuasivas, com vistas à produção de material publicitário, para público-alvo específico.

Preparação para a aula:

O material utilizado como contextualização desta aula está disponibilizado no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso não haja disponibilidade de acesso à Internet na sua escola. O vídeo selecionado é uma produção da CGI 3D Animated Short, intitulado Take Me Home (2012), escrito e dirigido por Nair Archawattana. O material é um curta não falado, que aborda a adoção de animais de estimação e serve para despertar sentimentos individuais que afetam o coletivo e que, por consequência, geram argumentos potenciais tanto a favor quanto contra as relações de adoção e comercialização de animais. Assista ao vídeo e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

O input apresentado são parágrafos iniciais de quatro textos de opinião, nos quais temas já tratados em planos anteriores são abordados. Nos textos, os autores apresentam aspectos favoráveis e contrários ao tema proposto. A seleção dos textos ficou restrita aos seus parágrafos introdutórios, com atenção especial à relação título-lead.

O output esperado dos estudantes é um primeiro esboço escrito sobre os temas abordados até aqui. Observe que os planos anteriores foram marcadamente organizados para compor material de referência para que os alunos possam chegar aqui e iniciarem o processo da escrita, através de anotações que deverão ser registradas para serem utilizadas ao longo da unidade. Aqui, como nos momentos anteriores, a referência aos tipos de argumentos persuasivos que podem ser utilizados para compor textos que defendem pontos de vista deverão contemplar os aspectos apresentados no input, mas também poderão ser expandidos, a partir das vivências dos estudantes e das peculiaridades regionais.

Para alcançarmos o objetivo desta aula (to propose potential arguments for and against viewpoints in written pieces), os alunos deverão lançar mão de conhecimento prévio que contemple propósito, contexto, autor/a, além do próprio argumento persuasivo, que pode ser emocional, racional, afetivo, estatístico, ou outros, combinados ou não.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.

Enfatize o fato de que é esperado que os alunos proponham argumentos favoráveis e contrários às suas opiniões sobre os assuntos propostos na CONTEXTUALIZAÇÃO desta aula.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

Este vídeo inicial serve para a ativação do conhecimento prévio dos alunos e para capturar a sua atenção, referindo a peças publicitárias, já tratadas em ING09_04UN01 e em ING09_04UN02. O tema desta contextualização soma-se àqueles trabalhados nas aulas anteriores, e diz respeito a temas coletivos, que podem ser abordados tanto afetiva quanto racionalmente, conforme estudado. Formule alguns questionamentos aos alunos, para se referir a essas questões.

Sugestões de questionamentos:

- Have you ever bought a pet? Would you buy/sell a pet? ~ aqui é esperado que os alunos simplesmente se refiram à possibilidade afirmativa ou negativa, o que poderia ser ampliado por você, professor, ou pelos próprios alunos que se sintam mais sensibilizados pelo tema, através de questionamentos como Why did you buy your pet? ou Why would you buy a pet instead of adopting or rescuing one?

- So, what is your opinion about adopting a pet? ~ espera-se que os alunos, de certa forma, personalizem essa questão, mencionando que têm pets, que adotaram/compraram/recolheram seus pets, e que utilizem expressões como I love my pet, I have a pet dog/cat, My pet was adopted, I think adopting is correct/right, I would never buy a pet, etc.

Após propor os questionamentos iniciais, advirta os alunos sobre o fato de o vídeo ser sem falas, e que eles deverão “construir as falas” mentalmente, à medida em que eles assistem ao vídeo. Lembre-se de que este vídeo serve para trazer um tema a mais para os alunos, somando-se àqueles já tratados anteriormente, como escolhas para o futuro, questões ambientais e reflexões sobre boas práticas no trânsito.

Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Apresentar exemplos de parágrafos introdutórios de textos de opinião relacionados a temas tratados nesta aula e em aulas anteriores.

Expectativa: Que os alunos iniciem a organização de suas ideias, com vistas à construção de parágrafos iniciais de artigos de opinião.

Orientações:

O material deste slide de input são textos de opinião, através dos quais os autores apresentam aspectos favoráveis e contrários ao tema proposto. Os temas selecionados foram tratados nas aulas/planos anteriores, com o objetivo de subsidiar a escrita argumentativa dos alunos na construção de opiniões sobre temas previamente discutidos. O foco deste input é, portanto, auxiliar os alunos no estabelecimento de relações possíveis entre o título, os parágrafos introdutórios, as características visuais selecionadas, as cores e os tipos de letras, e tudo o mais que você identificar como relevante para o seu contexto. Além disso, há que se considerar as contribuições dos alunos, que são fundamentais na construção das propostas argumentativas.

Observe que o slide foi concebido de modo a apresentar uma imagem de cada vez, a fim de facilitar a visualização dos detalhes de cada texto e para que você, professor/a, possa chamar a atenção de seus alunos para as especificidades de cada um, conforme descrito abaixo. Alternativamente, as imagens utilizadas no slide podem ser acessadas aqui, caso haja necessidade.

O procedimento de apresentação das imagens deverá seguir certa regularidade, para que os alunos busquem as informações nas imagens subsequentes, de forma minimamente autônoma. Essa regularidade deverá servir para auxiliá-los a antever aspectos relevantes dos textos, à medida que as demais imagens forem sendo apresentadas. Incentive-os a fazer anotações que possam levá-los a refletir sobre a realidade deles em relação àquelas apresentadas nos artigos.

Observe algumas sugestões de arguição sobre as imagens, que podem ser utilizadas na apresentação de cada uma, reiteradamente:

  • What do you see in the image? - provavelmente os alunos apontarão aspectos que tenham mais apelo visual, primeiramente: facebook and twitter icons, someone holding a cell phone and car keys, someone’s face, … em um segundo momento, espera-se que eles refiram aos apelos gráficos do texto: bold and italic types, larger and smaller types, colors, etc.
  • What about this image? What do you see? - como na imagem anterior, é esperado que os alunos se refiram primeiramente ao material de maior apelo visual (picture, icons, colors,...) e, em seguida, aos apelos gráficos, a exemplo da imagem anterior. Observe que nesta imagem já aparecem novos ícones (temperature icon) e ampliação da utilização das cores (online newspaper header e subscription box).
  • Repita este procedimento à medida que as imagens são projetadas/apresentadas, sem perguntar diretamente, e observe que o nível de interação com as imagens deverá aumentar. É esperado que os alunos, espontaneamente, apontem os aspectos solicitados nas perguntas anteriores. Por exemplo: sobre a terceira imagem: this image does not have any pictures ou no pictures ou sobre a última imagem: this one shows more colors ou more colors, website ou it was taken from a website, etc.
  • Agora que todas as imagens foram visualizadas, você pode começar a indagar sobre os seus aspectos textuais, propriamente: What do you think these titles refer to? É esperado que os alunos mencionem driving, teenagers, school, graduation, work, college/university, pets, adoption/selling-buying, etc. devido ao amparo que os títulos podem dar. Você pode “ajudá-los”, perguntando What else do you think these texts may refer to? A partir deste questionamento, espera-se que os alunos utilizem referências/discussões de aulas anteriores, talvez buscando nas suas anotações ou mesmo interagindo no grande grupo: wearing seat belts, water consumption, drinking & driving, car accidents, pollution, oceans, forests, etc. )

Observe que caso você opte por explorar estas perguntas no grande grupo, a aula poderá ficar
um pouco “barulhenta”, já que os alunos deverão (todos) se sentir estimulados a contribuir.
Se for esse o caso da sua aula, parabéns!, seus alunos estão engajados na atividade
??

  • What do these texts have in common? Elicie questões que conduzam os alunos a compreenderem que todos os textos são textos de opinião, e que alguns deles, inclusive, apresentam essa informação na imagem ~ Observe the images and see if there are any specific words/pieces of information that can help you… . Outras, como o texto da terceira imagem, embora não apresente essa informação explicitamente, pode ser considerado um texto de opinião por apresentar uma característica bem específica: um título em forma de pergunta. One of the articles presents a “different” characteristic from the others. What is it? O texto da quarta imagem, por sua vez, trata-se de um editorial. Lembre os alunos que o editorial também é um texto de opinião, só que de um jornal, de uma revista, etc.: Do you remember what an editorial is? You have studied this in Portuguese, remember?
  • Após este questionamento inicial, você poderá utilizar este material para auxiliá-lo na elaboração das questões de interação dos alunos com as imagens, repetindo o “roteiro” cada vez que a próxima imagem for apresentada/projetada. Alternativamente, e se o tempo da sua aula permitir, você poderá distribuir este material para que os alunos façam as suas anotações, ou ainda escrever as questões no quadro e solicitar que os alunos recuperem as informações.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Sistematizar argumentos favoráveis e contrários relacionados a artigos de opinião.

Expectativa: Que os alunos compreendam a importância da sistematização de argumentos com vistas à construção de um parágrafo introdutório que capture a atenção do seu leitor.

Orientações:

  • Desenhe a tabela no quadro ou, alternativamente, utilize este material de apoio para entregar aos alunos;
  • A partir do que eles trabalharam e refletiram sobre os parágrafos iniciais apresentados no output, solicite-lhes que escolham um tópico de seu interesse: the matters of either going to college or working, driving best practice, environmental concerns, pets, and others that have previously been brought to light in the classroom, in the students’ community, in the school context, or else;
  • Advirta-os para o fato de que o conhecimento prévio que eles possuem é de grande importância e que o tema que eles escolherem para discorrer deve ser de grande importância para eles: Consider your topic as something very relevant to be shared, além disso, lembre-os de que é importante que eles anunciem se são favoráveis ou contrários ao tema que irão abordar;
  • Relembre os alunos sobre os tipos de argumentos que normalmente podemos utilizar e advirta-os de que essa escolha (se rational ou emotional) não deverá “engessar” seus argumentos, mas poderá auxiliá-los na condução de suas ideias;
  • Estimule os alunos a anotarem palavras-chave que possam ajudá-los a associar ideias e sentimentos que eles tenham tido quando estavam trabalhando os parágrafos do slide anterior ou mesmo em outras aulas, quando os temas argumentativos estavam sendo construídos;

Caso seja conveniente, promova este trabalho em duplas, por afinidade de assuntos.
O compartilhamento de ideias/sentimentos pode ser valioso para a ampliação de vocabulário dos alunos!

  • Você pode projetar e/ou distribuir as imagens dos textos aos alunos e sugerir que eles os releiam para tê-los como modelo. Advirta-os quanto ao fato de este ser o primeiro rascunho do parágrafo introdutório de um artigo que eles deverão desenvolver mais aprofundadamente, e que, POR ISSO, NESTE MOMENTO, eles devem concentrar a sua atenção em capturar a atenção do leitor.
  • Solicite aos alunos que atribuam um título que pode ou não ser provisório. Os alunos devem compreender e atentar para o fato de que a escrita de um artigo de opinião depende de muitas etapas, e que esta é somente a primeira delas.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar as questões subjetivas relacionadas à proposição dos argumentos favoráveis e contrários para o início da construção de artigo de opinião.

Orientações:

1- Peça aos alunos que retomem o objetivo da aula, que deve ter sido copiado em seus cadernos;

2- Repasse os itens deste slide e peça que os alunos os copiem em seus cadernos;

3- Ao repassar os itens do slide, solicite aos alunos que relembrem o momento da aula em que esses itens foram abordados.

Este plano prevê o desenvolvimento de ideias que possam estimular os alunos a se posicionarem criticamente a respeito de tópicos que sejam caros a eles. As questões ambientais, relacionadas ao trânsito, ou aquelas que sejam de foro mais íntimo, como a escolha do futuro ou mesmo o acolhimento de um animal de estimação fazem parte da vida dos jovens, de uma forma ou de outra. Considere o fato de que os jovens querem ter as suas opiniões valorizadas e proponha que eles deem continuidade às ideias rascunhadas nas etapas anteriores a esta aula, desenvolvendo as suas ideias como tema de casa. Alternativamente, você pode utilizar o material disponibilizado no próximo plano, que apresenta o passo-a-passo sobre como estruturar textos persuasivos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Conduzir os alunos na elaboração de argumentos persuasivos para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o terceiro plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos iniciais desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07), abordadas na ING9_04UN. No primeiro e no segundo planos desta UNIDADE (ING9_07UN01 e ING9_07UN02) os alunos iniciaram a organização e a construção de ideias persuasivas, com vistas à produção de material publicitário, para público-alvo específico.

Preparação para a aula:

O material utilizado como contextualização desta aula está disponibilizado no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso não haja disponibilidade de acesso à Internet na sua escola. O vídeo selecionado é uma produção da CGI 3D Animated Short, intitulado Take Me Home (2012), escrito e dirigido por Nair Archawattana. O material é um curta não falado, que aborda a adoção de animais de estimação e serve para despertar sentimentos individuais que afetam o coletivo e que, por consequência, geram argumentos potenciais tanto a favor quanto contra as relações de adoção e comercialização de animais. Assista ao vídeo e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

O input apresentado são parágrafos iniciais de quatro textos de opinião, nos quais temas já tratados em planos anteriores são abordados. Nos textos, os autores apresentam aspectos favoráveis e contrários ao tema proposto. A seleção dos textos ficou restrita aos seus parágrafos introdutórios, com atenção especial à relação título-lead.

O output esperado dos estudantes é um primeiro esboço escrito sobre os temas abordados até aqui. Observe que os planos anteriores foram marcadamente organizados para compor material de referência para que os alunos possam chegar aqui e iniciarem o processo da escrita, através de anotações que deverão ser registradas para serem utilizadas ao longo da unidade. Aqui, como nos momentos anteriores, a referência aos tipos de argumentos persuasivos que podem ser utilizados para compor textos que defendem pontos de vista deverão contemplar os aspectos apresentados no input, mas também poderão ser expandidos, a partir das vivências dos estudantes e das peculiaridades regionais.

Para alcançarmos o objetivo desta aula (to propose potential arguments for and against viewpoints in written pieces), os alunos deverão lançar mão de conhecimento prévio que contemple propósito, contexto, autor/a, além do próprio argumento persuasivo, que pode ser emocional, racional, afetivo, estatístico, ou outros, combinados ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.

Enfatize o fato de que é esperado que os alunos proponham argumentos favoráveis e contrários às suas opiniões sobre os assuntos propostos na CONTEXTUALIZAÇÃO desta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

Este vídeo inicial serve para a ativação do conhecimento prévio dos alunos e para capturar a sua atenção, referindo a peças publicitárias, já tratadas em ING09_04UN01 e em ING09_04UN02. O tema desta contextualização soma-se àqueles trabalhados nas aulas anteriores, e diz respeito a temas coletivos, que podem ser abordados tanto afetiva quanto racionalmente, conforme estudado. Formule alguns questionamentos aos alunos, para se referir a essas questões.

Sugestões de questionamentos:

- Have you ever bought a pet? Would you buy/sell a pet? ~ aqui é esperado que os alunos simplesmente se refiram à possibilidade afirmativa ou negativa, o que poderia ser ampliado por você, professor, ou pelos próprios alunos que se sintam mais sensibilizados pelo tema, através de questionamentos como Why did you buy your pet? ou Why would you buy a pet instead of adopting or rescuing one?

- So, what is your opinion about adopting a pet? ~ espera-se que os alunos, de certa forma, personalizem essa questão, mencionando que têm pets, que adotaram/compraram/recolheram seus pets, e que utilizem expressões como I love my pet, I have a pet dog/cat, My pet was adopted, I think adopting is correct/right, I would never buy a pet, etc.

Após propor os questionamentos iniciais, advirta os alunos sobre o fato de o vídeo ser sem falas, e que eles deverão “construir as falas” mentalmente, à medida em que eles assistem ao vídeo. Lembre-se de que este vídeo serve para trazer um tema a mais para os alunos, somando-se àqueles já tratados anteriormente, como escolhas para o futuro, questões ambientais e reflexões sobre boas práticas no trânsito.

Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Apresentar exemplos de parágrafos introdutórios de textos de opinião relacionados a temas tratados nesta aula e em aulas anteriores.

Expectativa: Que os alunos iniciem a organização de suas ideias, com vistas à construção de parágrafos iniciais de artigos de opinião.

Orientações:

O material deste slide de input são textos de opinião, através dos quais os autores apresentam aspectos favoráveis e contrários ao tema proposto. Os temas selecionados foram tratados nas aulas/planos anteriores, com o objetivo de subsidiar a escrita argumentativa dos alunos na construção de opiniões sobre temas previamente discutidos. O foco deste input é, portanto, auxiliar os alunos no estabelecimento de relações possíveis entre o título, os parágrafos introdutórios, as características visuais selecionadas, as cores e os tipos de letras, e tudo o mais que você identificar como relevante para o seu contexto. Além disso, há que se considerar as contribuições dos alunos, que são fundamentais na construção das propostas argumentativas.

Observe que o slide foi concebido de modo a apresentar uma imagem de cada vez, a fim de facilitar a visualização dos detalhes de cada texto e para que você, professor/a, possa chamar a atenção de seus alunos para as especificidades de cada um, conforme descrito abaixo. Alternativamente, as imagens utilizadas no slide podem ser acessadas aqui, caso haja necessidade.

O procedimento de apresentação das imagens deverá seguir certa regularidade, para que os alunos busquem as informações nas imagens subsequentes, de forma minimamente autônoma. Essa regularidade deverá servir para auxiliá-los a antever aspectos relevantes dos textos, à medida que as demais imagens forem sendo apresentadas. Incentive-os a fazer anotações que possam levá-los a refletir sobre a realidade deles em relação àquelas apresentadas nos artigos.

Observe algumas sugestões de arguição sobre as imagens, que podem ser utilizadas na apresentação de cada uma, reiteradamente:

  • What do you see in the image? - provavelmente os alunos apontarão aspectos que tenham mais apelo visual, primeiramente: facebook and twitter icons, someone holding a cell phone and car keys, someone’s face, … em um segundo momento, espera-se que eles refiram aos apelos gráficos do texto: bold and italic types, larger and smaller types, colors, etc.
  • What about this image? What do you see? - como na imagem anterior, é esperado que os alunos se refiram primeiramente ao material de maior apelo visual (picture, icons, colors,...) e, em seguida, aos apelos gráficos, a exemplo da imagem anterior. Observe que nesta imagem já aparecem novos ícones (temperature icon) e ampliação da utilização das cores (online newspaper header e subscription box).
  • Repita este procedimento à medida que as imagens são projetadas/apresentadas, sem perguntar diretamente, e observe que o nível de interação com as imagens deverá aumentar. É esperado que os alunos, espontaneamente, apontem os aspectos solicitados nas perguntas anteriores. Por exemplo: sobre a terceira imagem: this image does not have any pictures ou no pictures ou sobre a última imagem: this one shows more colors ou more colors, website ou it was taken from a website, etc.
  • Agora que todas as imagens foram visualizadas, você pode começar a indagar sobre os seus aspectos textuais, propriamente: What do you think these titles refer to? É esperado que os alunos mencionem driving, teenagers, school, graduation, work, college/university, pets, adoption/selling-buying, etc. devido ao amparo que os títulos podem dar. Você pode “ajudá-los”, perguntando What else do you think these texts may refer to? A partir deste questionamento, espera-se que os alunos utilizem referências/discussões de aulas anteriores, talvez buscando nas suas anotações ou mesmo interagindo no grande grupo: wearing seat belts, water consumption, drinking & driving, car accidents, pollution, oceans, forests, etc. )

Observe que caso você opte por explorar estas perguntas no grande grupo, a aula poderá ficar
um pouco “barulhenta”, já que os alunos deverão (todos) se sentir estimulados a contribuir.
Se for esse o caso da sua aula, parabéns!, seus alunos estão engajados na atividade
??

  • What do these texts have in common? Elicie questões que conduzam os alunos a compreenderem que todos os textos são textos de opinião, e que alguns deles, inclusive, apresentam essa informação na imagem ~ Observe the images and see if there are any specific words/pieces of information that can help you… . Outras, como o texto da terceira imagem, embora não apresente essa informação explicitamente, pode ser considerado um texto de opinião por apresentar uma característica bem específica: um título em forma de pergunta. One of the articles presents a “different” characteristic from the others. What is it? O texto da quarta imagem, por sua vez, trata-se de um editorial. Lembre os alunos que o editorial também é um texto de opinião, só que de um jornal, de uma revista, etc.: Do you remember what an editorial is? You have studied this in Portuguese, remember?
  • Após este questionamento inicial, você poderá utilizar este material para auxiliá-lo na elaboração das questões de interação dos alunos com as imagens, repetindo o “roteiro” cada vez que a próxima imagem for apresentada/projetada. Alternativamente, e se o tempo da sua aula permitir, você poderá distribuir este material para que os alunos façam as suas anotações, ou ainda escrever as questões no quadro e solicitar que os alunos recuperem as informações.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Sistematizar argumentos favoráveis e contrários relacionados a artigos de opinião.

Expectativa: Que os alunos compreendam a importância da sistematização de argumentos com vistas à construção de um parágrafo introdutório que capture a atenção do seu leitor.

Orientações:

  • Desenhe a tabela no quadro ou, alternativamente, utilize este material de apoio para entregar aos alunos;
  • A partir do que eles trabalharam e refletiram sobre os parágrafos iniciais apresentados no output, solicite-lhes que escolham um tópico de seu interesse: the matters of either going to college or working, driving best practice, environmental concerns, pets, and others that have previously been brought to light in the classroom, in the students’ community, in the school context, or else;
  • Advirta-os para o fato de que o conhecimento prévio que eles possuem é de grande importância e que o tema que eles escolherem para discorrer deve ser de grande importância para eles: Consider your topic as something very relevant to be shared, além disso, lembre-os de que é importante que eles anunciem se são favoráveis ou contrários ao tema que irão abordar;
  • Relembre os alunos sobre os tipos de argumentos que normalmente podemos utilizar e advirta-os de que essa escolha (se rational ou emotional) não deverá “engessar” seus argumentos, mas poderá auxiliá-los na condução de suas ideias;
  • Estimule os alunos a anotarem palavras-chave que possam ajudá-los a associar ideias e sentimentos que eles tenham tido quando estavam trabalhando os parágrafos do slide anterior ou mesmo em outras aulas, quando os temas argumentativos estavam sendo construídos;

Caso seja conveniente, promova este trabalho em duplas, por afinidade de assuntos.
O compartilhamento de ideias/sentimentos pode ser valioso para a ampliação de vocabulário dos alunos!

  • Você pode projetar e/ou distribuir as imagens dos textos aos alunos e sugerir que eles os releiam para tê-los como modelo. Advirta-os quanto ao fato de este ser o primeiro rascunho do parágrafo introdutório de um artigo que eles deverão desenvolver mais aprofundadamente, e que, POR ISSO, NESTE MOMENTO, eles devem concentrar a sua atenção em capturar a atenção do leitor.
  • Solicite aos alunos que atribuam um título que pode ou não ser provisório. Os alunos devem compreender e atentar para o fato de que a escrita de um artigo de opinião depende de muitas etapas, e que esta é somente a primeira delas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar as questões subjetivas relacionadas à proposição dos argumentos favoráveis e contrários para o início da construção de artigo de opinião.

Orientações:

1- Peça aos alunos que retomem o objetivo da aula, que deve ter sido copiado em seus cadernos;

2- Repasse os itens deste slide e peça que os alunos os copiem em seus cadernos;

3- Ao repassar os itens do slide, solicite aos alunos que relembrem o momento da aula em que esses itens foram abordados.

Este plano prevê o desenvolvimento de ideias que possam estimular os alunos a se posicionarem criticamente a respeito de tópicos que sejam caros a eles. As questões ambientais, relacionadas ao trânsito, ou aquelas que sejam de foro mais íntimo, como a escolha do futuro ou mesmo o acolhimento de um animal de estimação fazem parte da vida dos jovens, de uma forma ou de outra. Considere o fato de que os jovens querem ter as suas opiniões valorizadas e proponha que eles deem continuidade às ideias rascunhadas nas etapas anteriores a esta aula, desenvolvendo as suas ideias como tema de casa. Alternativamente, você pode utilizar o material disponibilizado no próximo plano, que apresenta o passo-a-passo sobre como estruturar textos persuasivos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano