Plano de Aula

Plano de aula: Identificação de problemas ambientais locais

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ações de consumo consciente e preservação dos seres vivos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência didática sobre a sociedade de consumo, problemas ambientais e ações de sustentabilidade. Nesta aula, o estudante será levado a lançar um olhar crítico sobre os espaços que o rodeiam em busca de possíveis problemas ambientais. As ferramentas utilizadas nesta aula serão um guia de observação e registros e uma atividade para análise das respostas por meio da construção de gráficos. O professor terá a opção de escolher entre dois guias de observação:
1º - Para o estudante aplicar no percurso entre a casa dele e a escola.
2º - Para ele aplicar dentro do espaço escolar. Os guias e atividade estão disponíveis para impressão a seguir.
ATENÇÃO: O estudante deve ter acesso ao guia uma semana antes desta aula, para já ter as respostas no dia da aula. Se você for aplicar a décima e última aula desta sequência didática, é indicado que você utilize o guia de observação do espaço escolar.


Materiais necessários para a aula:
Datashow para apresentação deste slides (não é obrigatório). Material impresso disponível aqui: guias de observação do meio ambiente, disponibilizar para os estudantes cópias deste material com antecedência.

Atividade para construção dos gráficos no material complementar.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula. Pergunte se os estudantes, com base no guia disponibilizado, conseguiram identificar problemas ambientais. Pergunte se eles já haviam parado para observar com atenção o ambiente em que se encontram. Peça para eles comentarem o que acharam deste exercício de observação.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados