Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência didática sobre a sociedade de consumo, problemas ambientais e ações de sustentabilidade. Nesta aula, o estudante será levado a lançar um olhar crítico sobre os espaços que o rodeiam em busca de possíveis problemas ambientais. As ferramentas utilizadas nesta aula serão um guia de observação e registros e uma atividade para análise das respostas por meio da construção de gráficos. O professor terá a opção de escolher entre dois guias de observação:
1º - Para o estudante aplicar no percurso entre a casa dele e a escola.
2º - Para ele aplicar dentro do espaço escolar. Os guias e atividade estão disponíveis para impressão a seguir.
ATENÇÃO: O estudante deve ter acesso ao guia uma semana antes desta aula, para já ter as respostas no dia da aula. Se você for aplicar a décima e última aula desta sequência didática, é indicado que você utilize o guia de observação do espaço escolar.
Materiais necessários para a aula: Datashow para apresentação deste slides (não é obrigatório). Material impresso disponível aqui: guias de observação do meio ambiente, disponibilizar para os estudantes cópias deste material com antecedência.
Atividade para construção dos gráficos no material complementar.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o título da aula. Pergunte se os estudantes, com base no guia disponibilizado, conseguiram identificar problemas ambientais. Pergunte se eles já haviam parado para observar com atenção o ambiente em que se encontram. Peça para eles comentarem o que acharam deste exercício de observação.
Contexto
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o título da matéria publicada no site do Ministério da Educação disponível no slide. Diga que várias escolas mundo afora têm se envolvido na resolução de problemas ambientais. Depois leia o texto também disponível no slide dando ênfase às palavras em destaque, pois estes são os principais problemas ambientais das cidades brasileiras, e os ambientes escolares não fogem a regra.
OBSERVAÇÃO: Nesta aula consideramos como degradação ambiental também a degradação do patrimônio histórico e cultural, como prédios malcuidados, inclusive a própria escola. Ambiente diz respeito tanto ao ambiente natural (parques, florestas, rios etc.) como ao ambiente urbano.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia a pergunta. Diga aos estudantes que a proposta desta aula será analisar as respostas que eles trouxeram a fim de responder este questionamento.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
1. Peça para cada estudante pegar o seu guia de observação. Distribua o material impresso para a construção dos gráficos.
2. Leia a primeira pergunta do guia que você escolheu, por exemplo (guia 1): Como você vem para a escola?. Peça que levantem a mão aqueles que vêm andando, depois aqueles que vêm de bicicleta, em seguida os que vêm de moto etc. Com estes valores os estudantes devem construir um gráfico no material que foi dado inicialmente (se necessário, faça o primeiro para eles entenderem o processo). Em seguida peça para alguém ler o que respondeu na segunda pergunta e discuta rapidamente esta questão com a turma. Eles devem, então, calcular a porcentagem de alunos que caminham, que pedalam, que chegam à escola de carro, ônibus ou moto.
3. Proceda assim até ler todo o guia de observação e até que todos os gráficos sejam construídos e as porcentagens calculadas. No fim a turma terá discutido todas as observações feitas pelos estudantes.
Os gráficos e os cálculos das porcentagens servem para que eles percebam as diferenças entre o grupo. Diferenças estas que se devem à percepção individual que cada um tem sobre a sua realidade, como cada um olha para o entorno. Dependendo da realidade da turma, as respostas podem ser diversas ou não. Quando os alunos caminham ou pedalam, têm a possibilidade de um olhar mais atento que quando andam de moto, ônibus e, especialmente, carro. Veja se eles conseguem perceber estas diferenças, se forem nítidas.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Oriente-os a discutir os problemas citados em sala, porém com o pensamento direcionado à busca de soluções. Deixe-os livre para soltar a criatividade, não há respostas certas ou erradas nem ideias impossíveis. Peça que eles anotem todas as ideias que surgirem, por mais inusitadas que possam parecer, pois servirão de base para um projeto futuro a ser detalhado no próximo plano. Este deve ser um exercício de associações cognitivas e criatividade, por isso, não os iniba dizendo, logo de cara, que o projeto não irá funcionar, que é muito difícil, ou coisas semelhantes. Ao contrário, incentive-os a pensar fora da caixa! Por fim, peça que exponham suas ideias e dialoguem, pois novas ideias podem surgir a partir desta troca no grupo maior. Peça para que toda ideia nova que surgir nessa roda de diálogo seja também registrada.
O plano CIE9_13VE10 é um plano para que eles elaborem projetos concretos que possam ser implementados pela escola, bairro ou cidade. Neste plano, a intenção é sensibilizá-los, chamar a atenção para a dimensão dos problemas e fazer com que eles se comprometam, cada um a seu modo, com a solução ou a busca dela. Uma grande parte dos problemas ambientais que enfrentamos no momento dizem respeito ao nosso modo de vida. Os problemas são complexos, assim como as soluções, que passam por uma mudança de valores e de crenças, o que não é uma tarefa fácil, mas que sempre passa pela conscientização e pela tomada de decisão de querer fazer a diferença.