Plano de aula: Ações para uma escola sustentável

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ações de consumo consciente e preservação dos seres vivos

Sobre esta aula: Esta é a décima e última aula de uma sequência didática sobre a sociedade de consumo, problemas ambientais e ações de sustentabilidade. Após a abordagem de conceitos sobre o consumismo e a degradação ambiental, a economia circular, a coleta seletiva, entre outros, vamos nesta aula elaborar um roteiro de um projeto para tornar a escola um ambiente mais alinhado com a sustentabilidade. Se você aplicou o plano nove desta sequência didática (CIE9_13VE09 - Identificação de problemas ambientais locais), os estudantes já virão para esta aula com um levantamento prévio dos problemas ambientais da escola, caso contrário, é necessário que você disponibilize um guia de observação com uma semana de antecedência, para que eles cheguem prontos para pensar em soluções para os problemas levantados. Você pode acessar o guia de observação do espaço escolar no material complementar.

Materiais necessários para a aula: Data show (se não tiver o equipamento disponível, imprima estes slides para ajudá-lo durante a aula e use o quadro). Não esqueça, se não tiver aplicado o plano nove desta sequência didática, distribua o guia de observação da escola, disponibilizado no link acima, com uma semana de antecedência. Disponibilize também com antecedência este texto sobre economia circular e pegada de carbono, para ajudar os estudantes na elaboração do projeto (material complementar).

Exemplo de rascunho para elaboração do projeto pelas equipes (você pode disponibilizar uma cópia para cada aluno ou escrever os itens do rascunho no quadro): (material complementar).

Observação 1: Organize a turma em equipes no início da aula.

Observação 2: Antes do início da aula, convide membros da direção e da coordenação pedagógica para assistir à exposição dos projetos. A presença deles será importante na hora de escolher o projeto que será posto em ação.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula e diga que o projeto em questão ainda não existe, pois ele será elaborado pela turma, a partir do levantamento dos problemas ambientais da escola, feito previamente.