Plano de aula: Consumo consciente

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ações de consumo consciente e preservação dos seres vivos

Sobre esta aula: Esta aula faz parte de uma sequência didática sobre a busca de soluções para os problemas ambientais das cidades e demais comunidades. O tema desta aula é o consumo consciente, o qual, como um ato político, tem poder para provocar mudanças na sociedade. Esta aula pretende mostrar ao estudante que o ato de comprar carrega atrás de si a responsabilidade pelos recursos naturais, pelo descarte adequado, pela valorização da mão de obra empregada na produção e pelo bem estar animal, bem como o papel protagonista do próprio estudante como agente ativo desse processo. Você pode buscar mais informações sobre o consumo consciente no site do Ministério do Meio Ambiente, disponível aqui: <http://mma.gov.br/component/k2/item/11520-consumo-sustent%C3%A1vel> Acesso em 30 de junho de 2018.

Materiais necessários para a aula: Data show (se preferir, quadro branco, pincel de quadro branco e um dicionário da língua portuguesa). Será necessário imprimir os textos do material anexado aqui neste link e providenciar com antecedência quatro ou cinco cópias para as equipes que se formarão em sala.

Título da aula

Orientações: Divida a turma em equipes de até quatro estudantes e diga para escolherem um nome para suas equipes, esse nome deve ser mantido em segredo. Pergunte se eles sabem o que é consumo consciente e, após as respostas, pergunte se eles se consideram consumidores conscientes. Não corrija as respostas, apenas ouça o que eles pensam sobre este tema.