Plano de aula: Relação natureza e sociedade

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ações de consumo consciente e preservação dos seres vivos

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: esta aula inicia uma sequência didática que tem por objetivo principal a construção do conhecimento acerca da sustentabilidade, do tratamento dado à natureza pela nossa sociedade, suas consequências e a busca de soluções para problemas ambientais locais. Nesta aula introdutória será abordada a forma que a natureza é vista dentro da sociedade de consumo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade em uma única aula, tendo portanto continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: copo de vidro, copo de plástico ou garrafa PET, copo ou lata de alumínio, bandeja ou folha de papel, bolinha de borracha ou borracha de apagar. O professor também pode utilizar objetos de uso diário dos alunos, desde que sejam compostos por estes materiais: vidro, metal, plástico e papel. Esta página você pode imprimir como material de apoio para os estudantes. Nela há informações sobre os recursos naturais por trás dos materiais mais comuns no cotidiano:

<https://docs.google.com/document/d/1hPB-0yyAOf7PvKIvjNMk3lr8Zgb0lu72pZifT9sB5bU/edit?usp=sharing>

Título da aula

Orientações: Dependendo do tamanho da turma, divida os alunos em quatro, cinco ou seis grupos. O ideal são grupos de, no máximo, cinco alunos. Após a organização da turma, leia o título da aula e comente que iremos discutir sobre nós e nossa sociedade, sobre o modo como vemos a natureza e como nos relacionamos com ela.