Plano de aula: Coleta seletiva dos resíduos sólidos

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ações de consumo consciente e preservação dos seres vivos

Sobre esta aula: Este é o sétimo plano de uma sequência didática que aborda temas relacionados às ações de consumo e o desenvolvimento sustentável. Nesta aula, o tema central é a coleta seletiva dos resíduos sólidos, com o objetivo de proporcionar ao estudante, além de informações inerentes ao tema, uma reflexão sobre o seu papel dentro desse contexto. O site do Ministério do Meio Ambiente traz um ótimo texto a respeito e está disponível nesse link: <http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo?tmpl=component&print=1>, acesso em 08 de julho de 2018. Nesse texto há informações sobre a importância da coleta seletiva para a reciclagem e a forma correta de fazer a separação do lixo em casa. Ele será importante para enriquecer a reflexão dos estudantes ao fim da atividade sugerida na etapa “mão na massa”.

Materiais necessários para a aula: Os estudantes devem juntar em casa o lixo que eles (individualmente) produziram durante uma semana, exceto lixo orgânico. Eles devem trazer esse lixo para a escola no dia da aula. Providencie 4 sacos próprios para depósito de lixo ou 4 caixas de papelão, cole em cada recipiente uma etiqueta de papel cartão com as cores próprias indicativas do material que será depositado (azul - papel; amarelo - metal; verde - vidro; vermelho - plástico), papel A4 e pincéis de desenhar e colorir (se for o caso, solicite com antecedência que eles tragam de casa). Utilize o data show para apresentar estes slides ou, na falta deste, imprima apenas o slide 3 para a contextualização da aula. Imprima o texto do Ministério do Meio Ambiente citado acima, disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo?tmpl=component&print=1>, acesso em 08 de julho de 2018.

Título da aula

Orientações: Leia o título da aula e questione sobre o significado de coleta seletiva, se ela é realizada em sua escola e cidade, e o que eles entendem por resíduos sólidos. O objetivo é trazer a tona o que eles já sabem sobre esse tema e instigá-los para essa aula.