Plano de Aula

Plano de aula: Coleta seletiva dos resíduos sólidos

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ações de consumo consciente e preservação dos seres vivos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o sétimo plano de uma sequência didática que aborda temas relacionados às ações de consumo e o desenvolvimento sustentável. Nesta aula, o tema central é a coleta seletiva dos resíduos sólidos, com o objetivo de proporcionar ao estudante, além de informações inerentes ao tema, uma reflexão sobre o seu papel dentro desse contexto. O site do Ministério do Meio Ambiente traz um ótimo texto a respeito e está disponível nesse link: <http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo?tmpl=component&print=1>, acesso em 08 de julho de 2018. Nesse texto há informações sobre a importância da coleta seletiva para a reciclagem e a forma correta de fazer a separação do lixo em casa. Ele será importante para enriquecer a reflexão dos estudantes ao fim da atividade sugerida na etapa “mão na massa”.

Materiais necessários para a aula: Os estudantes devem juntar em casa o lixo que eles (individualmente) produziram durante uma semana, exceto lixo orgânico. Eles devem trazer esse lixo para a escola no dia da aula. Providencie 4 sacos próprios para depósito de lixo ou 4 caixas de papelão, cole em cada recipiente uma etiqueta de papel cartão com as cores próprias indicativas do material que será depositado (azul - papel; amarelo - metal; verde - vidro; vermelho - plástico), papel A4 e pincéis de desenhar e colorir (se for o caso, solicite com antecedência que eles tragam de casa). Utilize o data show para apresentar estes slides ou, na falta deste, imprima apenas o slide 3 para a contextualização da aula. Imprima o texto do Ministério do Meio Ambiente citado acima, disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo?tmpl=component&print=1>, acesso em 08 de julho de 2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula e questione sobre o significado de coleta seletiva, se ela é realizada em sua escola e cidade, e o que eles entendem por resíduos sólidos. O objetivo é trazer a tona o que eles já sabem sobre esse tema e instigá-los para essa aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO