Plano de aula: Compostagem

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ações de consumo consciente e preservação dos seres vivos

Sobre esta aula: esta aula é parte de uma sequência didática que tem por objetivo principal a construção do conhecimento acerca da sustentabilidade, do tratamento dado à natureza pela nossa sociedade, suas consequências e a busca de soluções para problemas ambientais locais.

Nesta aula, vamos abordar o tema da compostagem, falando sobre a importância de separar o lixo orgânico do lixo seco, a ação de microrganismos neste processo e sobre os diferentes tipos de composteiras para cada situação. Este plano complementa conceitos que já foram abordados no plano anterior, sobre a coleta seletiva (CIE9_13VE07).

Mais informações sobre o tema compostagem no site da Ecycle, disponível aqui: <https://www.ecycle.com.br/2368-compostagem>, acesso em 16 de julho de 2018.

Materiais necessários para a aula: material impresso e notebook. A metodologia escolhida para esta aula é a Rotação de Estações, na qual a turma será dividida em 6 equipes. Serão disponibilizadas 3 tarefas, uma tarefa diferente para cada duas equipe, com 10 minutos para sua execução. Após o tempo determinado, as tarefas serão trocadas entre as equipes, de modo que cada equipe realize todas as tarefas. Mais informações sobre a metodologia “Rotação de Estações” no site da Nova Escola, disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem>, acesso em 16 de julho de 2018.

Título da aula

Orientações: Leia o título da aula e questione os estudantes sobre o que é compostagem e o que é lixo orgânico. Explore o conhecimento do grupo, se eles sabem diferenciar o que é lixo orgânico do lixo não-orgânico ou resíduos sólidos.