Anexo - Estudos de caso
Plano de Aula
Plano de aula: Urgência climática: estudos de casos e soluções viáveis
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula tem o foco em elaborar soluções individuais e coletivas para quatro estudos de caso ligados à urgência climática, pois refletem comportamentos e práticas que contribuem para a emissão de gases de efeito estufa, degradação ambiental e desperdício de recursos naturais. As temáticas são: uso excessivo de plásticos descartáveis, consumo de alimentos fora de época e importados, resíduos misturados e alto uso de climatizadores em ambientes quentes.
O consumo de plásticos e alimentos transportados por longas distâncias aumenta a pegada de carbono; a falta de separação de resíduos dificulta a reciclagem e aumenta o volume de lixo nos aterros; e o uso intensivo de climatizadores sem soluções de sombra ou ventilação natural eleva o consumo de energia elétrica, frequentemente gerada a partir de fontes fósseis. Esses casos evidenciam como hábitos cotidianos, tanto individuais quanto coletivos, podem intensificar os efeitos das mudanças climáticas, mostrando a necessidade urgente de ações conscientes e sustentáveis na escola, na comunidade e na cidade.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
computador, tablet ou celular com acesso à Internet; projetor.
Materiais diversos:
estudos de caso em anexo para imprimir; opcional: cartolinas, post-its, canetas coloridas ou recursos digitais que lhes forem permitidos (slides, apresentações).
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Preservação da biodiversidade
Unidade temática
- Vida e evolução
Objetivos de aprendizagem
- Elaborar soluções individuais e coletivas que contribuam com a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
4. Comunicação.
5. Cultura Digital.
9. Empatia e Cooperação.
Acesse
Bibliografia
- https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/gestao-na-camara-dos-deputados/responsabilidade-social-e-ambiental/ecocamara/noticias/lixo-e-aquecimento-global-qual-a-relacao-1
- https://brasil.un.org/pt-br/175180-o-que-s%C3%A3o-mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas
- https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2024/04/22/entenda-relacao-direta-entre-solo-e-mudanca-climatica-manejo-correto-e-capaz-de-sequestrar-carbono-aponta-cientista-da-usp.ghtml
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 60 min
Este plano de aula está previsto para ser realizado em uma aula de 60 minutos.
Nesta aula, os alunos irão trabalhar com estudos de casos reais relacionados a problemas ambientais, analisando causas, consequências e propondo soluções individuais e coletivas. Estimule o engajamento ativo, debates entre os grupos e diferentes formas de expressão das ideias, incluindo apresentações orais, cartazes ou slides. Apresente os casos de forma clara e objetiva, garantindo que todos compreendam o contexto e envolva a reflexão sobre o uso de IA, mostrando como a tecnologia pode apoiar ou potencializar as soluções propostas.
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 10 min
Orientações: Organize a turma em um grande círculo, se possível, fora da sala de aula. Promova reflexões fazendo-lhes as seguintes perguntas (ou escolha algumas delas), e dando a vez para 1 ou 2 estudantes falarem a cada questão:
- Qual é a diferença entre ter aula dentro da sala de aula e em um ambiente externo, onde podemos ver o céu, as árvores, o jardim?
- Como você acha que seria a vida das pessoas se não existissem árvores, rios e animais ao nosso redor?
- De que forma a presença da natureza influencia seu humor, seu corpo e sua capacidade de se concentrar?
- Você acredita que estar em contato com a natureza muda a forma como cuidamos dela? Por quê?
- Quais lembranças suas mais marcantes envolvem algum lugar natural?
- O que você sente quando olha para o céu, especialmente em um lugar aberto e rodeado por árvores?
- Por que você acha que ver o céu e sentir o vento, o sol ou a sombra das árvores pode ser importante para nossa saúde mental?
Mesmo que essa proposta seja realizada dentro da sala de aula, busque levar os estudantes a um lugar com natureza em algum momento do ano letivo, seja para fazer um estudo do meio, uma atividade extraclasse (como um piquenique) ou brincadeiras.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO