Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática sobre os problemas ambientais e a busca por uma sociedade sustentável. Nesta aula será apresentada a ideia de Economia Circular (modelo que propõe uma mudança na cadeia produtiva, desde a forma de pensar o design do produto até a forma que lidamos com a matéria-prima e com os resíduos) por meio de processos produtivos inspirados na natureza e em seu caráter cíclico e que já estão sendo praticados por diferentes grupos de pessoas e empresas em diferentes países, inclusive no Brasil. Neste novo modelo de economia, os resíduos e subprodutos de um processo são considerados “alimentos”, que retornam para o ciclo produtivo da própria empresa, de outra empresa para os quais eles são considerados
matéria-prima ou, quando são biodegradáveis, para a própria natureza. Você pode saber mais sobre este novo conceito e seus princípios nos links abaixos:
1. No site da Ecycle, disponível em: <https://www.ecycle.com.br/2853-economia-circular/>, acesso em: 9 de junho de 2018.
2. No site da Fundação Ellen MacArthur, disponível em: <https://www.ellenmacarthurfoundation.org/pt/economia-circular-1/conceito>, acesso em: 9 de junho de 2018, fundação que produz material educativo com o objetivo de disseminar este modo de repensar o design e a produção dos produtos.
Se você já aplicou os planos P2 e P3 desta unidade, verá que eles serão retomados aqui, já que são essenciais para a compreensão deste novo modelo de economia.
Materiais necessários para a aula: Datashow e os textos disponíveis neste link. Na ausência de datashow o professor pode utilizar apenas o quadro e os textos.
Título da aula
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos de até cinco estudantes. Após a formação dos grupos leia o título da aula. Caso você tenha apresentado as aulas anteriores desta sequência didática, comente que a Economia Circular traz uma nova dinâmica para o processo produtivo fugindo do modelo linear já estudado, caso não tenha apresentado você pode falar rapidamente sobre o modelo linear no slide 4.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos (5 minutos para este slide e a história da velejadora, 5 para o slide seguinte).
Orientações: Se tiver datashow, peça que os estudantes leiam o slide e depois comente a experiência da velejadora Ellen MacArthur. Se não houver datashow, conte a história da velejadora para a turma. Além de ser muito interessante, esta história tem a função de contextualizar esta aula. Pergunte de que maneira os estudantes usariam as suas coisas (inclusive comida) se estivessem em um barco, isolados de tudo?
Contexto
Tempo sugerido:
Orientações: Mostre os esquemas deste slide (ou escreva-os no quadro). Enfatize que na economia linear há degradação da natureza e acúmulo de lixo, enquanto na economia da natureza não há sobras, pois tudo é continuamente reutilizado em diferentes processos. Os planos 2 e 3 desta sequência didática tratam destes dois esquemas em detalhes.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora, instigue-os sobre as características de um processo produtivo que tem como modelo a própria natureza. Lembre a eles que na natureza não há produção de lixo, que o “lixo” de uma espécie é o “alimento” de outra e que toda a energia utilizada em todos os ciclos da natureza é proveniente do Sol. Anote as respostas que surgirem para que no final vocês retornem a elas para verificar o que mudou nas ideias e hipóteses apresentadas por eles.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos (10 minutos para ler e responder as questões propostas e 10 minutos para compartilhamento, próximo slide).
Orientações: Cada grupo receberá um texto disponível no material indicado no primeiro slide, referente a um dos itens da lista acima. Oriente os estudantes a ler os textos com os modelos vistos no slide 4 em mente (economia linear e economia da natureza) para que encontrem similaridades e diferenças entre estes modelos e a produção do item em questão. Cada texto fala um pouco sobre as motivações que levaram à criação do produto bem como sobre as estratégias utilizadas para fugir do modelo linear convencional. As perguntas no fim dos textos têm a função de desafiar o estudante a pensar sobre um modelo econômico em mais sintonia com a natureza e o coloca como agente ativo, já que os itens da lista são produtos comuns, servindo como uma preparação para a próxima aula sobre consumo consciente.
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Como cada grupo leu sobre a produção de um item diferente, o principal deste momento de compartilhamento das respostas é a percepção de que nestes novos modelos há sempre uma preocupação com a origem da matéria-prima e com o descarte final do produto, ou seja, busca-se nestes processos fechar um ciclo, como na natureza (sem resíduos ou com o mínimo possível).
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos (sugestão: 10 minutos para esta parte e 4 minutos para apresentar o slide seguinte e comparar com o esquema proposto pelos alunos).
Orientações: Os estudantes devem fazer o esquema de produção do objeto que cada um recebeu no texto. Deste modo, a turma terá vários modelos com pequenas diferenças entre si, porém todos devem apresentar uma circularidade, como os ciclos na natureza. É importante ressaltar este ponto - o da circularidade do processo, que é a base da Economia Circular.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Enfim, o termo e o conceito de Economia Circular são apresentados formalmente, mas ao chegar aqui espera-se que os estudantes tenham compreendido com as leituras e as atividades os elementos-chave deste modelo econômico, para que este slide apenas sistematize o que foi trabalhado em
toda a aula. Peça para eles que observem com atenção a ilustração e comparem com os modelos criados por eles - O que está igual? O que está diferente?
Se houver diferenças, quais são e o que provocou essas diferenças?
Neste ponto é importante verificar se os esquemas propostos pelos alunos realmente refletem o princípio fundamental da Economia Circular: o “lixo” de um é “alimento” para outro, como no caso do cinto de segurança, que, quando “lixo” (descartado), virou matéria-prima (alimento) para outra empresa, por exemplo.
Se você ainda tiver tempo com a turma e disponibilidade de datashow também, passe este vídeo <https://www.youtube.com/watch?v=zhFhgXb4hO4>, ele mostra o conceito de Economia Circular de forma muito didática, além de abordar também as formas de consumo, tudo em 3’48’’ minutos, ideal para fechar esta aula.