Plano de Aula

Plano de aula: Mudanças climáticas: analisando dados e soluções

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Esta aula tem como foco a análise de gráficos que relacionam duas variáveis ligadas às mudanças climáticas, como a variação de CO2 em relação ao aumento do consumo, ou o crescimento da população correlacionado ao aumento da produção de resíduos plásticos. Ao explorar essas relações, os estudantes desenvolverão habilidades interdisciplinares, especialmente a compreensão das funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis, em suas formas numérica, algébrica e gráfica (EF09MA06). Além disso, a aula estimulará a proposição de iniciativas individuais e coletivas para enfrentar problemas ambientais locais, com base em práticas de consumo consciente e sustentabilidade já aplicadas (EF09CI13). Para ampliar o debate, será feita uma reflexão crítica sobre o papel da Inteligência Artificial (IA) no combate às mudanças climáticas, questionando se ela representa uma ajuda ou um obstáculo para soluções ambientais eficazes.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à Internet; projetor.

Materiais diversos:
fichas impressas do anexo 2 (por grupo ou dupla de alunos), gráficos impressos ou projetados do anexo 1; se estiver disponível, calculadora ou planilha eletrônica para facilitar a análise.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Funções: representações numérica, algébrica e gráfica

  • Preservação da biodiversidade

Unidades temáticas

  • Álgebra; Vida e evolução

Objetivos de aprendizagem

  • Analisar gráficos que relacionam duas variáveis ligadas às mudanças climáticas

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Acesse

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos.

Este plano de aula está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos.

Esta aula tem como foco a análise de gráficos que relacionam duas variáveis ligadas às mudanças climáticas, integrando conceitos de Matemática e Ciências para que os estudantes compreendam relações de dependência, identifiquem tendências e conectem os dados a impactos ambientais, como o uso crescente da IA e suas emissões de gases de efeito estufa. Proponha discussões ricas, com levantamento de hipóteses e proposição de ideias para consumo consciente e sustentabilidade. Para a condução, serão necessários recursos como projetor ou impressões dos gráficos, fichas de atividade no anexo, papel e lápis para anotações, e, se estiver disponível, calculadora ou planilha eletrônica para facilitar a análise.

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: escreva no quadro a seguinte pergunta disparadora:

- "A Inteligência Artificial ajuda ou atrapalha no combate às mudanças climáticas?”

Ouça a turma e registre as respostas com palavras-chave no quadro, fazendo uma breve sondagem oral com dois ou três estudantes compartilhando percepções iniciais.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Veja outros planos que exploram a habilidade EF09CI13 da BNCC