Anexo 1 - Gráficos
Plano de Aula
Plano de aula: Mudanças climáticas: analisando dados e soluções
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Esta aula tem como foco a análise de gráficos que relacionam duas variáveis ligadas às mudanças climáticas, como a variação de CO2 em relação ao aumento do consumo, ou o crescimento da população correlacionado ao aumento da produção de resíduos plásticos. Ao explorar essas relações, os estudantes desenvolverão habilidades interdisciplinares, especialmente a compreensão das funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis, em suas formas numérica, algébrica e gráfica (EF09MA06). Além disso, a aula estimulará a proposição de iniciativas individuais e coletivas para enfrentar problemas ambientais locais, com base em práticas de consumo consciente e sustentabilidade já aplicadas (EF09CI13). Para ampliar o debate, será feita uma reflexão crítica sobre o papel da Inteligência Artificial (IA) no combate às mudanças climáticas, questionando se ela representa uma ajuda ou um obstáculo para soluções ambientais eficazes.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
computador, tablet ou celular com acesso à Internet; projetor.
Materiais diversos:
fichas impressas do anexo 2 (por grupo ou dupla de alunos), gráficos impressos ou projetados do anexo 1; se estiver disponível, calculadora ou planilha eletrônica para facilitar a análise.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Funções: representações numérica, algébrica e gráfica
- Preservação da biodiversidade
Unidades temáticas
- Álgebra; Vida e evolução
Objetivos de aprendizagem
- Analisar gráficos que relacionam duas variáveis ligadas às mudanças climáticas
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Acesse
- UNICEF BRASIL. Crianças, adolescentes e mudanças climáticas no Brasil 2022. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/criancas-adolescentes-e-mudancas-climaticas-no-brasil-2022. Acesso em: 16 de novembro de 2025.
- UNICEF BRASIL. Crianças, adolescentes e mudanças climáticas no Brasil 2022 (versão PDF). Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/21346/file/criancas-adolescentes-e-mudancas-climaticas-brasil-2022.pdf. Acesso em: 16 de novembro de 2025.
- AGÊNCIA BRASIL / EBC. Crianças e adolescentes sofrem com mudanças climáticas, alerta UNICEF. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-09/criancas-e-adolescentes-sofrem-com-mudancas-climaticas-alerta-unicef. Acesso em: 16 de novembro de 2025.
- CIESPI. Adolescentes, jovens e mudanças climáticas no Brasil 2025. Disponível em: https://www.ciespi.org.br/media/files/fcea049a8ec4d511ecbe6e5141d3afd01c/fd6cec36a29d911f0968267ef596970b3/ciespi-adol-jov-mc-2025.pdf. Acesso em: 16 de novembro de 2025.
Bibliografia
- Our World in Data – CO2 and Greenhouse Gas Emissions. Disponível em: https://ourworldindata.org/co2-and-greenhouse-gas-emissions. Acesso em: 18 DE novembro de 2025.
- Climate.gov – Climate Change: Atmospheric Carbon Dioxide. Disponível em: https://www.climate.gov/news-features/understanding-climate/climate-change-atmospheric-carbon-dioxide. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- G1 – “Caos climático: gráficos mostram que efeitos do aquecimento global estão mais intensos em 2024”. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2024/05/30/caos-climatico-graficos-mostram-que-efeitos-do-aquecimento-global-estao-mais-intensos-em-2024-entenda.ghtml. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos.
Este plano de aula está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos.
Esta aula tem como foco a análise de gráficos que relacionam duas variáveis ligadas às mudanças climáticas, integrando conceitos de Matemática e Ciências para que os estudantes compreendam relações de dependência, identifiquem tendências e conectem os dados a impactos ambientais, como o uso crescente da IA e suas emissões de gases de efeito estufa. Proponha discussões ricas, com levantamento de hipóteses e proposição de ideias para consumo consciente e sustentabilidade. Para a condução, serão necessários recursos como projetor ou impressões dos gráficos, fichas de atividade no anexo, papel e lápis para anotações, e, se estiver disponível, calculadora ou planilha eletrônica para facilitar a análise.
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: escreva no quadro a seguinte pergunta disparadora:
- "A Inteligência Artificial ajuda ou atrapalha no combate às mudanças climáticas?”
Ouça a turma e registre as respostas com palavras-chave no quadro, fazendo uma breve sondagem oral com dois ou três estudantes compartilhando percepções iniciais.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO