Plano de Aula

Plano de aula: O ciclo da matéria na natureza

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ações de consumo consciente e preservação dos seres vivos

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: O foco desta aula é o caráter cíclico da matéria na natureza, em contraponto à produção e acúmulo de lixo na sociedade. Apesar de poder ser aplicada individualmente, ela é parte de uma sequência didática sobre os problemas ambientais e a busca por uma sociedade mais sustentável. Na Base Nacional Curricular Comum, ela contempla a habilidade 13 de ciências do 9º ano do ensino fundamental.

Materiais necessários para a aula: Pote de vidro com tampa, pedrinhas (pode ser seixo), pequenos pedaços de carvão, terra adubada e uma (ou algumas) mudinha de planta. Você construirá um terrário na frente da turma. Se houver tempo, divida a turma em grupos com antecedência e peça que cada grupo providencie esses materiais para a próxima a aula, assim eles também construirão o terrário e a aula ficará ainda mais interessante para eles. Você também pode levar os materiais e pedir que os estudantes levem apenas os potes de vidro com tampa. Obs.: Não precisa necessariamente ser vidro, basta ser um recipiente transparente e com tampa.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de até cinco estudantes. Leia o título da aula e pergunte o significado da palavra “ciclo”. Comente brevemente as respostas. Caso os estudantes já tenham visto em outro momento os ciclos biogeoquímicos, você pode relembrar o tema.

Mais informações sobre ciclos na natureza, acesse o Site da Khan Academy, disponível em: <https://pt.khanacademy.org/science/biology/ecology/biogeochemical-cycles/a/introduction-to-biogeochemical-cycles>.

Se você tiver aplicado a aula anterior desta sequência didática (Consumismo e degradação ambiental), relembre os estudantes da economia linear, modelo no qual a natureza é tratada como fonte de recursos e depósito de lixo. Contraponha esse modelo ao significado da palavra ciclo.

Conteúdos relacionados