Atividade para Impressão - Context - Dots and Boxes
Plano de Aula
Plano de aula: Ordens e Proibições II
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre A Reading Society
Por: Edson José Cortiano
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é a segunda e última parte da sequência de dois planos (ING06_13UN07 e 08). Você pode usá-lo articulado com o P07, como propomos, ou individualmente (cada plano apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado). Nestas duas aulas, os alunos lerão Instruction Manuals sobre como jogar jogos de lápis e papel e desenvolverão atividades escritas utilizando o imperative, que os habilitarão a dar instruções e, mais tarde, dar ordens e a fazer pedidos.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula: In this class, you are going to learn to give and follow instructions on how to play a game and review and discuss the use of the imperative in the text.
Context
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Retomada dos aprendizados anteriores sobre o imperativo.
Orientações:
a) Mostre este slide aos alunos.
b) Lembre-os de que leram as instruções e jogaram este jogo na aula anterior.
c) Explore a figura como uma forma de revisão. Pergunte: What is this? A pen and paper game / The game Dots and Boxes.
d) Diga: That’s right. This game is called Dots and Boxes. We have played it before and we’re going to play it again in this class.
Do you remember how we play this game? Tell me.
(Nota: esta figura simplifica a grade (apenas 3 x 3). Na aula anterior, trabalhamos com grades de 6 x 6.)
e) Os alunos falam as instruções. Por exemplo: Draw a three by three grid. Draw a line between two dots. Don’t let your adversary complete boxes…
Você escreve as instruções no quadro.
Passe para o próximo slide, em que você encontra o texto na íntegra para a retomada com os alunos.
Context
Propósito: Jogar de uma a três partidas rápidas de Dots and Boxes (Pontinhos).
Orientações:
1) Os alunos sentam-se em duplas;
2) Em uma folha de papel, os alunos desenham 2 ou 3 grades de pontos, de 3 x 3, como no slide anterior. (Com esta grade miniatura, a partida é muito rápida (menos de 1 minuto).
3) Jogam uma, duas ou três partidas de Pontinhos (Três no caso de cada ganhar uma, jogam uma Best of Three (melhor de três).
4) Ao final da atividade, você pode perguntar a cada dupla quem ganhou a competição e quantos quadrados completou: Who won? How many boxes did you make?
? Material complementar: Há uma worksheet (ING6_13UN08 - Atividade para Impressão - Dots and Boxes) com essas instruções, caso prefira imprimi-las e entregar uma cópia a cada dupla.
Input
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito:
1) Ler / compreender instruções para jogar um jogo de pen and paper.
2) Jogar uma partida de Battleship, cujas instruções contextualizam o uso do Imperative em instruction manuals ou user’s guides.
Expectativa: Que estas instruções estimulem os alunos para o tema de usar o Imperative para jogar e ensinar a jogar jogos de papel e lápis e que possam ler as instruções e jogar.
Orientações:
1) Mostre este slide aos alunos ou imprima cópias.
2) Se desejar, reveja algumas características do gênero textual “instruction manual” ou “user's guide”. Faça duas ou três perguntas sobre o gênero. Por exemplo:
a. What kind of text is this? An instruction manual / Instructions to play a game / a user’s manual.
b. How do you know? There are commands / instructions. It gives instructions.
c. Underline the verbs that indicate commands/instructions.
3) Se desejar, revise a nomenclatura gramatical, dizendo, por exemplo: “That’s right. When we say “get a pencil”, “don’t let your adversary complete boxes” we are giving commands, or instructions. This use of verbs is called the imperative. Instruction manuals normally use the imperative.”,
4) Faça um “guided reading” do slide. Explique as palavras desconhecidas. Como no jogo anterior, você pode demonstrar “draw”, e “grids” por exemplo, desenhando as grades no quadro, o que já adianta a próxima fase da aula: jogar Battleship. Explique / revise também sheet (folha), take turns (revezar-se), fleet (frota), salvo (salva de tiros), etc.
5) Em seguida, peça aos alunos que sigam as instruções:
a. Pair Up; (Sentem-se em duplas.) b. Get a pencil or pen (peguem lápis ou caneta); c. Get two sheets of paper (peguem duas folhas de papel);
d. Draw two grids with ten vertical and ten horizontal lines on two pieces of paper. (The horizontal side is lettered and the vertical side numbered); Desenhe duas grades com 10 linhas verticais e 10 horizontais (O lado horizontal é alfabetizado e o vertical, numerado.) E assim por diante. Passe para o slide seguinte.
? Material complementar: Caso ache as instruções do Battleship muito complexas para sua turma, é possível usar instruções para um jogo mais simples: o chalkboard game String Words. Eis o slide com essas instruções
Input
Orientações:
1) Mostre este slide aos alunos.
2) Faça um rápido guided reading do slide. Explique / revise o vocabulário: hit (acerto), aircraft carrier (porta-aviões), battleship (navio de guerra), cruiser (cruzador), destroyer (contra-torpedeiro), miss (erro, água), etc.
3) Pergunte: Do you understand this instruction: “Say the number of hits and the type of ship”? Yes / No.
4) Look at the picture: Let’s say the player says: “A8, B6, B8, C4, D7, H6, H8”. (Se julgar pertinente, revise rapidamente o alfabeto, especialmente a pronúncia do “h”, (eitx) que costuma ser um problema para os alunos.)
5) Diga: Your opponent says all the shots at once (um atrás do outro). You mark your sheet with “X´s”.
6) Then you say, in this case: “Two hits and you sank a destroyer.”
7) Em seguida, os alunos continuam seguindo as instruções:
a) Disparar uma salva de sete tiros.
b) Dizer se a salva atingiu (hit) ou errou (miss);
c) Cada vez que um jogador perde um navio, a salva é reduzida em um tiro;
d) O jogador que afunda todos os navios do adversário é o vencedor.
8) Ao final, pergunte a cada dupla: Who won? Congratulations!
Output
Tempo sugerido: 15 minutos.
Expectativa: Que os alunos observem e sistematizem o uso do imperativo para dar instruções de como jogar um jogo de lápis e papel ou de quadro de giz.
Propósito: Analisar e socializar com os colegas suas conclusões sobre o uso do imperativo para dar instruções.
Orientações:
- Diga à turma: We’re going organize what we learned about the Imperative and share our conclusions with the class.
- Os alunos sentam-se em pares.
- Releem as instruções para Dots and Boxes e Battleship.
- Escolhem um exemplo de imperativo afirmativo e um de imperativo negativo. Em cada grupo, você pode especificar de qual jogo devem escolher os imperativos, de modo que haja variedade. Por exemplo, o grupo 1 deve escolher o imperativo afirmativo entre as 3 primeiras instruções de Battleship e o negativo das 3 primeiras instruções de Dots and Boxes. O grupo 2 escolhe entre suas frases entre as instruções 4 a 6; o grupo 3, de 7 a 9 e assim por diante.
- A dupla discute “Qual é a função do imperativo nos textos lidos?” “Como o imperativo afirmativo é formado?” “Como o imperativo negativo é formado?”
- Uma vez terminada esta atividade, escolha três ou mais grupos para socializar com a classe suas conclusões.
? Material complementar: Se quiser mais ideias para jogos de papel e caneta ou de quadro de giz, visite Types of Games to Use in Your Classroom: http://g4ed.com/?p=503
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Dar uma devolutiva do trabalho realizado e sistematizar o material apresentado.
Expectativa: Que os alunos tenham percebido a utilização do Imperative para dar instruções.
Orientação:
- Concluindo, você pode dizer: Great class, people! We’ve had fun and we’ve improved our English. In short, this is what we have learned:
- Em seguida, você pode escrever no quadro algo como:
Affirmative imperatives ? Form: base verb ? Function: instructions on how to do something
Negative imperatives ? Form: do + not + base verb ? Function: instructions on how NOT to do something
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas de trocas de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook etc.);
- Navegador web (Firefox, Chrome, Explorer, Safari etc.).
Optativas:
- FlipGrid ou Padlet;
- Zoom ou Google Meet;
- Google Sheets ou Mentimeter.
Context
Explique aos alunos que esta aula é uma continuação da anterior, sobre o modo imperativo para ensinar as regras dos jogos da lesson.
Para ativar os conhecimentos dos alunos de forma lúdica, compartilhe novamente o link do jogo Dots and Boxes, disponível aqui. Peça que joguem algumas partidas e escrevam as regras do jogo como se fossem explicar para alguém como funciona. Eles podem enviar suas respostas pelo Google Sheets ou Mentimeter, ou levá-las para um encontro síncrono.
Durante o encontro, apresente o worksheet disponível aqui, com as instruções, e peça aos alunos que o comparem com seus trabalhos. O passo a passo está parecido? Foi utilizada a linguagem adequada? As regras estão bem explicadas? O formato do texto indica que são instruções?
Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, do WhatsApp ou do Google Meet, apresente o jogo Battleship. Eles podem jogar online no link disponível aqui. Antes de compartilhá-lo, no entanto, trabalhe as regras do jogo de acordo com as instruções do slide. Quando estiver certo de que todos entenderam o jogo, compartilhe o link para que os alunos se divirtam com o game e coloquem em prática as regras que aprenderam.
Output
Divida os alunos em duplas e siga as instruções do slide para organizar a atividade. Eles podem enviar o trabalho pelo Google Sheets ou pelo Mentimeter.
Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode pedir aos alunos que apresentem seus trabalhos. Em uma aula assíncrona, você pode enviar uma pergunta do tipo What is the purpose of the Imperative form? Eles podem enviar as respostas por áudio, vídeo ou por escrito.
Convite às famílias
Você pode sugerir aos alunos que peçam aos familiares outros exemplos do uso de imperativo. Peça aos familiares que procurem manuais, receitas, instruções etc. Os resultados do projeto podem ser compartilhados em murais virtuais, como o Flipgrid ou o Padlet.
Contents
- INPUT: Read the instructions and play pen and paper games
- OUTPUT: Review and discuss the use of the imperative in the text
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI21) Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Edson José Cortiano
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes