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Plano de aula - Leitura e comparação de notícias II

POR: Nathália Gasparini 22/11/2018
Código: ING8_02UND12

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Leitura e comparação de notícias II

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano e o anterior (aqui) trabalham com a mesma habilidade a partir da leitura de um gênero textual, a notícia. Observe que se trata de uma sequência, a fim de dar conta da leitura de ambos os textos com qualidade para realizar um trabalho comparativo.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Leia o objetivo da aula. Explique: We’re going to read and analyze another article and complete the table we started to write last class in order to compare both texts.

Context select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Refletir sobre a temática dos textos e compartilhar opiniões a partir de uma enquete, ativando vocabulário mobilizado pelos textos.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o tópico das notícias, se posicionando ativamente sobre as questões levantadas nos textos.
Orientações: Leia as perguntas e as respostas e peça que levantem as mãos para “votar” em cada resposta: Raise your hand when I read the answer that most applies to what you do and think. Anote o número de “votos” para as respostas de cada pergunta, a fim de, ao final, seja possível visualizar as opiniões predominantes do grupo.

Context select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Retomar a atividade sobre o léxico, realizada na aula anterior, relembrar a temática do texto lido e ativar o vocabulário da leitura desta aula.

Expectativa: Que os alunos identifiquem as palavras já lidas no texto anterior e identifiquem as palavras que aparecerão no texto desta aula.

Orientações: Mostre esse slide novamente ou peça que a turma retome sua cópia. Dê alguns minutos para que a turma volte ao texto e relembre as palavras do exercício que apareceram nele, pedindo: let’s identify which words we’ve already read in the first text and which not. Leia as palavras da primeira coluna, solicitando: Please, raise your hand if we haven’t seen this word yet. Solicite que os alunos relembrem o significado dessas palavras. Based on these words, what do you think the news we’re going to read will be about?

Palavras que não haviam aparecido: Senator, senate, lawmakers, California, Central Coast cities, styrofoam cups and containers, urban litter, oceanic health.



Context select-down

Tempo sugerido: Continuação do Context

Propósito: Relembrar a temática e os fatos relatados no texto lido e antecipar a abordagem presente no texto desta aula.

Expectativa: Que os alunos relembrem o papel da manchete e antecipem o que será lido na notícia.

Orientações: Mostre esse slide ou peça que retomem a cópia distribuída na aula anterior. Pergunte: What kind of information can we find in a headline? Read the second headline again. In the news we’ve read, what happened? Where? Now, read the first headline. Where is this news from? What is “to fail”? Has California managed to ban Styrofoam as Dominica had?

Input select-down

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Realizar uma primeira leitura do texto, localizando onde estão expressas duas opiniões no corpo do texto.

Expectativa: Que os alunos apliquem estratégias de leitura para procurar informações.

Orientações: Distribua uma cópia do texto para cada aluno. Você encontra o texto completo para impressão aqui. Explique que se trata do corpo completo da notícia e solicite: Please, read the text looking for the following answer: Two people’s views on the issue of banning or not Styrofoam are presented in this news. Read it briefly, looking for these people's names. Quando os alunos identificarem que os nomes se encontram no segundo e no quarto parágrafo, solicite que façam uma segunda leitura silenciosa, utilizando um lápis para sublinhar as palavras conhecidas ou parecidas com o português. Now, read the text again silently and underline the words that you know or that are similar to Portuguese. Chame atenção para o fato de que as palavras em negrito são aquelas estudadas no momento do exercício de vocabulário.


Input select-down

Propósito: Aprofundar a leitura do texto a partir de perguntas de leitura.

Expectativa: Que a ideia central de cada parágrafo seja compreendida.

Orientações: Leia o texto em voz alta, por parágrafos. Se possível, projete o slide. Caso não seja possível, escreva o glossário complementar no quadro. Ao final de cada parágrafo, realize as perguntas em voz alta, a fim de serem respondidas oralmente pela turma.

Primeiro parágrafo:

There are some places in the United States where Styrofoam containers are already banned. Where is it?

Who rejected the bill that would ban Styrofoam all over California?


Input select-down

Propósito: Aprofundar a leitura do texto a partir de perguntas de leitura.

Expectativa: Que a ideia central de cada parágrafo seja compreendida.

Orientações: Leia o texto em voz alta, por parágrafos. Se possível, projete o slide. Caso não seja possível, escreva o glossário complementar no quadro. Ao final de cada parágrafo, realize as perguntas em voz alta, a fim de serem respondidas pela turma.

Segundo e terceiro parágrafo:

Why does the third paragraph open with quotation marks? Whose speech is it reporting?

What kind of impact the containers have in California, according to the Senator?

Senator Ben Allen is pro or against banning Styrofoam? What words and expressions help us support that?


Input select-down

Propósito: Aprofundar a leitura do texto a partir de perguntas de leitura.

Expectativa: Que a ideia central de cada parágrafo seja compreendida.

Orientações: Leia o texto em voz alta, por parágrafos. Se possível, projete o slide. Caso não seja possível, escreva o glossário complementar no quadro. Ao final de cada parágrafo, realize as perguntas em voz alta, a fim de serem respondidas pela turma.

Quarto e quinto parágrafo:

The fourth paragraph contains quotation marks as well. Whose speech is it reporting?

What is Senator John Moorlach wondering?

Senator Ben Allen is pro or against banning Styrofoam? What are the reasons why he thinks a ban is not necessary?

Pay attention to the first word of the fourth paragraph. It indicates two contrasting ideas are being presented. How would you translate that word?

What was the final result of the voting?

Sendo um assunto constante na mídia brasileira, você pode dedicar alguns minutos a explicar: Both John Moorlach and Ben Allen are Senators (elected people whose job is to vote bills, as well as supervise the President), but we could imagine they would disagree because each one represents a different political party. There are two main parties in United States and they have contrasting ideas in many issues. Can you go back to the text to find the name of these parties? They are called Democrats and Republicans. Previous President Obama was Democrat, and the currently President Trump is Republican. Look at the numbers of the voting again: is there a big difference? Based on this fact, do you think it is a polemic issue or not? Why? It is common that news in U.S. reports both views when talking about a polemic issue, such as this result.


Output select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Identificar os principais eventos narrados pela notícia e registrá-los para posterior contraste com a leitura anterior.

Expectativa: Que os alunos voltem ao texto a fim de procurar por pontos específicos relatados pela notícia.

Orientações: Redistribua as cópias desse slide para as duplas que estavam trabalhando conjuntamente nela na aula anterior. Oriente: You are going to go back to the text again, relying on the help from your pair. You have to find the information asked in the first column, just as you did last class, but now analyzing the text we’ve just read. Leia a primeira coluna e certifique-se de que os alunos lembrem do que elas pedem que seja respondido. Ao final, retome junto aos alunos todas as respostas da tabela. Conduza uma reflexão:

Why didn’t the first text present reasons against banning?

Do you think they should?

Você pode ponderar: A person who agrees that there’s no reason to ban Styrofoam may find his or her view represented in that article?

On the other hand, people around the world are each time more convinced that banning some kinds of litter production is good for everyone. What are the reasons given in both texts about it?

Do you agree with that?

Do you think it should be common sense or is it something we have to discuss and contrast ideas?

Which text, in your opinion, provided more convincing ideas pro banning?

A ideia desse momento não é induzir as respostas, mas refletir sobre as diferentes possibilidades e razões pelas quais os assuntos são abordados diferentemente nas notícias lidas.

Respostas possíveis

- The news is from United States, California.

- No. The title says so (“Styrofoam ban fails in California Senate”), as well as the last paragraph: “The Styrofoam ban failed Tuesday 18-to-16.”

- The containers often become urban litter that hurts the environment and the economy (second paragraph) and they damage the coastline, impacting tourism and oceanic health.

- People are finding alternative containers without the need of a law (last paragraph)

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a leitura e o estudo do texto.

Expectativa: Que os alunos reconheçam que algumas notìcias apresentam pontos de vista contrastantes; que percebam o uso de aspas como uma marcação do discurso relatado; que nomeiem a função da palavra but; reconheçam os benefícios de ler mais de um texto sobre o mesmo tópico para contrastar criticamente argumentos levantados.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou então apresentar esse slide final já com as respostas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano e o anterior (aqui) trabalham com a mesma habilidade a partir da leitura de um gênero textual, a notícia. Observe que se trata de uma sequência, a fim de dar conta da leitura de ambos os textos com qualidade para realizar um trabalho comparativo.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Leia o objetivo da aula. Explique: We’re going to read and analyze another article and complete the table we started to write last class in order to compare both texts.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Refletir sobre a temática dos textos e compartilhar opiniões a partir de uma enquete, ativando vocabulário mobilizado pelos textos.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o tópico das notícias, se posicionando ativamente sobre as questões levantadas nos textos.
Orientações: Leia as perguntas e as respostas e peça que levantem as mãos para “votar” em cada resposta: Raise your hand when I read the answer that most applies to what you do and think. Anote o número de “votos” para as respostas de cada pergunta, a fim de, ao final, seja possível visualizar as opiniões predominantes do grupo.

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Retomar a atividade sobre o léxico, realizada na aula anterior, relembrar a temática do texto lido e ativar o vocabulário da leitura desta aula.

Expectativa: Que os alunos identifiquem as palavras já lidas no texto anterior e identifiquem as palavras que aparecerão no texto desta aula.

Orientações: Mostre esse slide novamente ou peça que a turma retome sua cópia. Dê alguns minutos para que a turma volte ao texto e relembre as palavras do exercício que apareceram nele, pedindo: let’s identify which words we’ve already read in the first text and which not. Leia as palavras da primeira coluna, solicitando: Please, raise your hand if we haven’t seen this word yet. Solicite que os alunos relembrem o significado dessas palavras. Based on these words, what do you think the news we’re going to read will be about?

Palavras que não haviam aparecido: Senator, senate, lawmakers, California, Central Coast cities, styrofoam cups and containers, urban litter, oceanic health.



Tempo sugerido: Continuação do Context

Propósito: Relembrar a temática e os fatos relatados no texto lido e antecipar a abordagem presente no texto desta aula.

Expectativa: Que os alunos relembrem o papel da manchete e antecipem o que será lido na notícia.

Orientações: Mostre esse slide ou peça que retomem a cópia distribuída na aula anterior. Pergunte: What kind of information can we find in a headline? Read the second headline again. In the news we’ve read, what happened? Where? Now, read the first headline. Where is this news from? What is “to fail”? Has California managed to ban Styrofoam as Dominica had?

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Realizar uma primeira leitura do texto, localizando onde estão expressas duas opiniões no corpo do texto.

Expectativa: Que os alunos apliquem estratégias de leitura para procurar informações.

Orientações: Distribua uma cópia do texto para cada aluno. Você encontra o texto completo para impressão aqui. Explique que se trata do corpo completo da notícia e solicite: Please, read the text looking for the following answer: Two people’s views on the issue of banning or not Styrofoam are presented in this news. Read it briefly, looking for these people's names. Quando os alunos identificarem que os nomes se encontram no segundo e no quarto parágrafo, solicite que façam uma segunda leitura silenciosa, utilizando um lápis para sublinhar as palavras conhecidas ou parecidas com o português. Now, read the text again silently and underline the words that you know or that are similar to Portuguese. Chame atenção para o fato de que as palavras em negrito são aquelas estudadas no momento do exercício de vocabulário.


Propósito: Aprofundar a leitura do texto a partir de perguntas de leitura.

Expectativa: Que a ideia central de cada parágrafo seja compreendida.

Orientações: Leia o texto em voz alta, por parágrafos. Se possível, projete o slide. Caso não seja possível, escreva o glossário complementar no quadro. Ao final de cada parágrafo, realize as perguntas em voz alta, a fim de serem respondidas oralmente pela turma.

Primeiro parágrafo:

There are some places in the United States where Styrofoam containers are already banned. Where is it?

Who rejected the bill that would ban Styrofoam all over California?


Propósito: Aprofundar a leitura do texto a partir de perguntas de leitura.

Expectativa: Que a ideia central de cada parágrafo seja compreendida.

Orientações: Leia o texto em voz alta, por parágrafos. Se possível, projete o slide. Caso não seja possível, escreva o glossário complementar no quadro. Ao final de cada parágrafo, realize as perguntas em voz alta, a fim de serem respondidas pela turma.

Segundo e terceiro parágrafo:

Why does the third paragraph open with quotation marks? Whose speech is it reporting?

What kind of impact the containers have in California, according to the Senator?

Senator Ben Allen is pro or against banning Styrofoam? What words and expressions help us support that?


Propósito: Aprofundar a leitura do texto a partir de perguntas de leitura.

Expectativa: Que a ideia central de cada parágrafo seja compreendida.

Orientações: Leia o texto em voz alta, por parágrafos. Se possível, projete o slide. Caso não seja possível, escreva o glossário complementar no quadro. Ao final de cada parágrafo, realize as perguntas em voz alta, a fim de serem respondidas pela turma.

Quarto e quinto parágrafo:

The fourth paragraph contains quotation marks as well. Whose speech is it reporting?

What is Senator John Moorlach wondering?

Senator Ben Allen is pro or against banning Styrofoam? What are the reasons why he thinks a ban is not necessary?

Pay attention to the first word of the fourth paragraph. It indicates two contrasting ideas are being presented. How would you translate that word?

What was the final result of the voting?

Sendo um assunto constante na mídia brasileira, você pode dedicar alguns minutos a explicar: Both John Moorlach and Ben Allen are Senators (elected people whose job is to vote bills, as well as supervise the President), but we could imagine they would disagree because each one represents a different political party. There are two main parties in United States and they have contrasting ideas in many issues. Can you go back to the text to find the name of these parties? They are called Democrats and Republicans. Previous President Obama was Democrat, and the currently President Trump is Republican. Look at the numbers of the voting again: is there a big difference? Based on this fact, do you think it is a polemic issue or not? Why? It is common that news in U.S. reports both views when talking about a polemic issue, such as this result.


Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Identificar os principais eventos narrados pela notícia e registrá-los para posterior contraste com a leitura anterior.

Expectativa: Que os alunos voltem ao texto a fim de procurar por pontos específicos relatados pela notícia.

Orientações: Redistribua as cópias desse slide para as duplas que estavam trabalhando conjuntamente nela na aula anterior. Oriente: You are going to go back to the text again, relying on the help from your pair. You have to find the information asked in the first column, just as you did last class, but now analyzing the text we’ve just read. Leia a primeira coluna e certifique-se de que os alunos lembrem do que elas pedem que seja respondido. Ao final, retome junto aos alunos todas as respostas da tabela. Conduza uma reflexão:

Why didn’t the first text present reasons against banning?

Do you think they should?

Você pode ponderar: A person who agrees that there’s no reason to ban Styrofoam may find his or her view represented in that article?

On the other hand, people around the world are each time more convinced that banning some kinds of litter production is good for everyone. What are the reasons given in both texts about it?

Do you agree with that?

Do you think it should be common sense or is it something we have to discuss and contrast ideas?

Which text, in your opinion, provided more convincing ideas pro banning?

A ideia desse momento não é induzir as respostas, mas refletir sobre as diferentes possibilidades e razões pelas quais os assuntos são abordados diferentemente nas notícias lidas.

Respostas possíveis

- The news is from United States, California.

- No. The title says so (“Styrofoam ban fails in California Senate”), as well as the last paragraph: “The Styrofoam ban failed Tuesday 18-to-16.”

- The containers often become urban litter that hurts the environment and the economy (second paragraph) and they damage the coastline, impacting tourism and oceanic health.

- People are finding alternative containers without the need of a law (last paragraph)

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a leitura e o estudo do texto.

Expectativa: Que os alunos reconheçam que algumas notìcias apresentam pontos de vista contrastantes; que percebam o uso de aspas como uma marcação do discurso relatado; que nomeiem a função da palavra but; reconheçam os benefícios de ler mais de um texto sobre o mesmo tópico para contrastar criticamente argumentos levantados.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou então apresentar esse slide final já com as respostas.

Contents

  1. INPUT: News
  2. OUTPUT: Table

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Nathália Gasparini

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


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