GEO8_17UND01 - Imagens da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Segregação Socioespacial urbana na América Latina
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Segregação e desigualdade socioespacial. Modernização e gentrificação.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE17 que busca analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE16 que pretende analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho ou a habilidade EF08GE20 que analisa, entre outros aspectos, características de países e grupos de países da América e África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valorização na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.
Materiais necessários: Imagens de bairros de cidades da América Latina que demonstram desigualdade social e segregação espacial em 1. La Paz (Bolívia), 2.Cidade do México (México),3. Buenos Aires (Argentina) e 4. Rio de Janeiro (Brasil).
- Fonte: Hernando Siles Stadium - La Paz CC 2.0. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Hernando_Siles_Stadium_-_La_Paz.jpg>. Acesso em: 14 mar 2019.
- Fonte: SANTAYANA, Mauro. Salário mínimo no México está abaixo da linha de pobreza: menos de 11 reais por dia. Tribuna, 14/08/2014. Disponível em: <http://www.tribunadainternet.com.br/salario-minimo-no-mexico-esta-abaixo-da-linha-de-pobreza-menos-de-11-reais-por-dia/>. Acesso em 14 mar 2019.
- Fonte: CUÉ, Carlos E. A Villa 31, de favela a novo bairro de Buenos Aires. El País, 02/09/2016. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/08/30/internacional/1472565308_299661.html>. Acesso em: 14 mar 2019.
- Fonte: NIJDAM, Alicia. Rocinha: São Conrado CC 2.0. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rocinha_-_S%C3%A3o_Conrado.jpg> Acesso em: 14 mar 2019.
Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtZHK5H85xB3sJU6cYs8qX765MYRhkVgMvxSg9dnXnCdaeA2F5WdqPBXST5K/geo8-17und01-imagens-da-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
BARATTO, Romullo. Segregação urbana em 6 fotografias: desigualdade vista de cima. Archdaily. 01/06/2014. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/611146/segregacao-urbana-em-6-fotografias-desigualdade-vista-de-cima >. Acesso em 14 mar 2019.
PENA. Rodolfo F. Alves. Segregação urbana. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/segregacao-urbana.htm>. Acesso em: 19 mar 2019.
______________. Segregação urbana com imagens. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/aula-sobre-segregacao-urbana-com-imagens.htm>. Acesso em: 19 mar 2019.
______________. Urbanização no mundo desenvolvido. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/urbanizacao-no-mundo-subdesenvolvido.html>. Acesso em: 19 mar 2019.
ROSSI, Flávia. Segregação Urbana: como o planejamento pode interferir na segregação? 2013 (4min15seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZNDr1YqSQNo>. Acesso em 19 mar 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano, seria interessante que os alunos tivessem conhecimento dos conceitos de urbanização, crescimento desordenado das cidades e formação de regiões metropolitanas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique aos alunos que esse plano busca compreender a segregação socioespacial urbana como situação frequente nas áreas urbanas de países da América Latina. Por meio de imagens de grandes cidades os alunos irão compreender as características de ambientes com contrastes e desigualdades sociais. Como produto final, sugere-se que, entre grupos de 3 a 4 pessoas, os alunos levantem hipóteses a respeito das causas dessa segregação socioespacial e discutam as possíveis soluções para situações como essa.
Como adequar à sua realidade: A matéria abaixo mostra como ocorre a segregação no Brasil:
MARIANI, Daniel et al. Mapa revela segregação racial no Brasil. Nexo Jornal, 089/12/2015. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/especial/2015/12/16/O-que-o-mapa-racial-do-Brasil-revela-sobre-a-segrega%C3%A7%C3%A3o-no-pa%C3%ADs>. Acesso em 19 mar 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO