GEO08_17UND05 - Contextualização - Letras das músicas
Plano de Aula
Plano de aula: Índice de Gini: desigualdade social
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Segregação e desigualdade socioespacial. Modernização e gentrificação.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE17 que busca analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE16 que pretende analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.
Materiais necessários: Letras das músicas: “Tempos difíceis” do Racionais MC's e do “Rap da desigualdade social” dos autores Johnny Mariano, Gabriel Santana; Mapa Desigualdade de renda no mundo medida pelo Coeficiente de Gini de acordo com dados do Banco Mundial (2014).
Material complementar:
Letras das músicas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t3KSRxZ25yvxa8MGjR6C2p5YY2A5jh7sq5fX2VUuSXteJjHX5qFEA33c2DAR/geo08-17und05-contextualizacao-letras-das-musicas.pdf
Para você saber mais:
“Tempos difíceis” do Racionais MC´s (04min 13s). Clip disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=vm8jVBgD4mI. Acesso em 03/04/2019.
“Rap da desigualdade social” (02min 02s) dos autores Johnny Mariano, Gabriel Santana. Intérpretes: Gabriel Santana, Rafael Alves, Luís Fernando. De 07/11/2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=39&v=k3_u4LmBTbw. Acesso em 03/04/2019.
Mapa Desigualdade de renda no mundo medida pelo Coeficiente de Gini de acordo com dados do Banco Mundial (2014). Fonte: Wikipedia, por M Tracy Hunter em 13/07/2014. Sob licença CC-By3.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:2014_Gini_Index_World_Map,_income_inequality_distribution_by_country_per_World_Bank.svg. Acesso em 03/04/2019.
Sobre desigualdade social consulte: https://www.todamateria.com.br/desigualdade-social/. Acesso em 03/04/2019.
Sobre o Índice de Gini, acesse: https://pt.wikipedia.org/wiki/Coeficiente_de_Gini. Acesso em 03/04/2019.
Também: http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2048:catid=28. Acesso em 03/04/2019.
E: https://www.dicionariofinanceiro.com/indice-de-gini/. Acesso em 03/04/2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano, seria interessante que os alunos tivessem conhecimento dos conceitos de urbanização, crescimento desordenado das cidades e ocupação de áreas irregulares e periféricas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Esse plano de aula aborda as desigualdades socioeconômicas a partir de letras de músicas de rap (“Tempos difíceis” do Racionais MC's e Rap da desigualdade social” ). Eles irão discutir a ideia de desigualdade social a partir dos exemplos escutados nas músicas e, na sequência, analisar e compreender o Índice de Gini, indicador socioeconômico que mede a desigualdade social de um lugar, ou seja, o grau de concentração de renda em determinado grupo apontando a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. O produto final é um verso curto de rap ou poesia que demonstre casos ou exemplos de desigualdades sociais como os apresentados nas músicas.
Você irá precisar das letras das músicas sugeridas impressas para dar aos alunos. Essa encontram-se no material complementar. A atividade deverá ser realizada em duplas.
Como adequar à sua realidade: Você pode trabalhar o tema de acordo com sua cidade ou Estado pensando em exemplos concretos, em ambientes onde os alunos têm experiências associadas a desigualdade social.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Distribua as letras das músicas (que estão disponíveis no material complementar) a cada dupla de alunos em mãos para leitura. Se possível, reproduza as músicas e solicite que acompanhem a letra na leitura. A ideia é que contextualizem a desigualdade social a partir dos exemplos e casos abordados na canção.
Material complementar
“Tempos difíceis” do Racionais MC´s. Clip disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=vm8jVBgD4mI
"Rap da Desigualdade Social", de Johnny Mariano e Gabriel Santana. Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?time_continue=39&v=k3_u4LmBTbw
Como adequar à sua realidade: Se preferir, use uma música de sua preferência ou alguma sugerida pelos alunos que aborde a questão da desigualdade social.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Distribua as letras das músicas (que estão disponíveis no material complementar) a cada dupla de alunos em mãos para leitura. Se possível, reproduza as músicas e solicite que acompanhem a letra na leitura. A ideia é que contextualizem a desigualdade social a partir dos exemplos e casos abordados na canção.
Material complementar
“Tempos difíceis” do Racionais MC´s. Clip disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=vm8jVBgD4mI
"Rap da Desigualdade Social", de Johnny Mariano e Gabriel Santana. Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?time_continue=39&v=k3_u4LmBTbw
Como adequar à sua realidade: Se preferir, use uma música de sua preferência ou alguma sugerida pelos alunos que aborde a questão da desigualdade social.
Problematização
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações: Após a análise das letras, solicite que os alunos levantem exemplos ou casos de desigualdades sociais apresentadas nas letras das músicas. Se achar necessário defina o conceito: desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo decorrente da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde.
Em seguida, questione-os se conhecem o Índice de Gini, indicador socioeconômico que mede a desigualdade social, desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, e publicada no documento "Variabilità e mutabilità" ("Variabilidade e mutabilidade" em italiano), em 1912.Pode ser usado para qualquer distribuição embora seja comumente utilizado para medir a desigualdade de distribuição de renda. Numericamente, varia de zero a um, onde o valor zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda. O valor um (ou cem) está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza. Ou seja, apresenta dados entre o número 0 e o número 1, onde zero corresponde a uma completa igualdade na renda (onde todos detêm a mesma renda per capita) e um que corresponde a uma completa desigualdade entre as rendas (onde um indivíduo, ou uma pequena parcela de uma população, detém toda a renda e os demais nada têm).
Complemente o conceito sugerido no slide comentando os campos de estudo de uso desse indicador: amplamente utilizado em sociologia, economia, ciências da saúde, ecologia, engenharia e agricultura. Por exemplo, em ciências sociais e economia, além do coeficiente de Gini relacionado à renda, estudiosos publicaram coeficientes relacionados à educação e oportunidades.
O mapa no slide 7 apresenta a Desigualdade de renda no mundo medida pelo Coeficiente de Gini de acordo com dados do Banco Mundial (2014). Compare alguns países da América Latina em relação ao Brasil e ao mundo.
Material complementar:
Como adequar à sua realidade: Cite o Índice de Gini do Brasil que corresponde a 0,515, sendo o 10º país mais desigual do mundo, estando a frente de países da América Latina como Chile, México, Panamá, Guatemala, entre outros. Você pode usar o mapa do slide 7 para mais comparações. Para mais informações, consulte: https://oglobo.globo.com/economia/brasil-o-10-pais-mais-desigual-do-mundo-21094828. Acesso em 03/04/2019.
Problematização
Orientações: Após a análise das letras, solicite que os alunos levantem exemplos ou casos de desigualdades sociais apresentadas nas letras das músicas. Se achar necessário defina o conceito: desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo decorrente da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde.
Em seguida, questione-os se conhecem o Índice de Gini, indicador socioeconômico que mede a desigualdade social, desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, e publicada no documento "Variabilità e mutabilità" ("Variabilidade e mutabilidade" em italiano), em 1912.Pode ser usado para qualquer distribuição embora seja comumente utilizado para medir a desigualdade de distribuição de renda. Numericamente, varia de zero a um, onde o valor zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda. O valor um (ou cem) está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza. Ou seja, apresenta dados entre o número 0 e o número 1, onde zero corresponde a uma completa igualdade na renda (onde todos detêm a mesma renda per capita) e um que corresponde a uma completa desigualdade entre as rendas (onde um indivíduo, ou uma pequena parcela de uma população, detém toda a renda e os demais nada têm).
Complemente o conceito sugerido no slide comentando os campos de estudo de uso desse indicador: amplamente utilizado em sociologia, economia, ciências da saúde, ecologia, engenharia e agricultura. Por exemplo, em ciências sociais e economia, além do coeficiente de Gini relacionado à renda, estudiosos publicaram coeficientes relacionados à educação e oportunidades.
O mapa no slide 7 apresenta a Desigualdade de renda no mundo medida pelo Coeficiente de Gini de acordo com dados do Banco Mundial (2014). Compare alguns países da América Latina em relação ao Brasil e ao mundo.
Material complementar:
Como adequar à sua realidade: Cite o Índice de Gini do Brasil que corresponde a 0,515, sendo o 10º país mais desigual do mundo, estando a frente de países da América Latina como Chile, México, Panamá, Guatemala, entre outros. Você pode usar o mapa do slide 7 para mais comparações. Para mais informações, consulte: https://oglobo.globo.com/economia/brasil-o-10-pais-mais-desigual-do-mundo-21094828. Acesso em 03/04/2019.
Problematização
Orientações: Após a análise das letras, solicite que os alunos levantem exemplos ou casos de desigualdades sociais apresentadas nas letras das músicas. Se achar necessário defina o conceito: desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo decorrente da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde.
Em seguida, questione-os se conhecem o Índice de Gini, indicador socioeconômico que mede a desigualdade social, desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, e publicada no documento "Variabilità e mutabilità" ("Variabilidade e mutabilidade" em italiano), em 1912.Pode ser usado para qualquer distribuição embora seja comumente utilizado para medir a desigualdade de distribuição de renda. Numericamente, varia de zero a um, onde o valor zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda. O valor um (ou cem) está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza. Ou seja, apresenta dados entre o número 0 e o número 1, onde zero corresponde a uma completa igualdade na renda (onde todos detêm a mesma renda per capita) e um que corresponde a uma completa desigualdade entre as rendas (onde um indivíduo, ou uma pequena parcela de uma população, detém toda a renda e os demais nada têm).
Complemente o conceito sugerido no slide comentando os campos de estudo de uso desse indicador: amplamente utilizado em sociologia, economia, ciências da saúde, ecologia, engenharia e agricultura. Por exemplo, em ciências sociais e economia, além do coeficiente de Gini relacionado à renda, estudiosos publicaram coeficientes relacionados à educação e oportunidades.
O mapa no slide 7 apresenta a Desigualdade de renda no mundo medida pelo Coeficiente de Gini de acordo com dados do Banco Mundial (2014). Compare alguns países da América Latina em relação ao Brasil e ao mundo.
Material complementar:
Como adequar à sua realidade: Cite o Índice de Gini do Brasil que corresponde a 0,515, sendo o 10º país mais desigual do mundo, estando a frente de países da América Latina como Chile, México, Panamá, Guatemala, entre outros. Você pode usar o mapa do slide 7 para mais comparações. Para mais informações, consulte: https://oglobo.globo.com/economia/brasil-o-10-pais-mais-desigual-do-mundo-21094828. Acesso em 03/04/2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Após as discussões anteriores acerca da desigualdade social no mundo e a compreensão e análise do Índice de Gini nos países da América Latina, os alunos devem criar um verso curto de rap ou poesia cerca de algum exemplo de desigualdade social. Solicite que se inspirem nas músicas apresentadas ou em casos de desigualdade dentro da sua comunidade ou da realidade da sua cidade.
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos que abordem as próprias realidades e vivências acerca do tema desigualdade social, observadas em seu cotidiano.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesse momento os alunos devem declarar suas poesias ou cantar seus versos com base no tema dessa aula. Espera-se que ao final da aula tenham compreendido o conceito de desigualdade social e a importância do Índice de Gini para mensurar as desigualdades e comparar os países, além de conhecer mais um pouco da cultura do rap e das músicas de protesto.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Desigualdade social
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender a desigualdade social a partir da análise do Índice de Gini e de letras de música. O plano de aula aborda as desigualdades socioeconômicas a partir de letras de músicas de rap (“Tempos difíceis”, do Racionais MC's, e "Rap da desigualdade social”). Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a questão das desigualdades sociais estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos as letras de música disponíveis aqui. Separe-os em duplas e solicite que escutem as músicas acompanhando a letra. A ideia é que contextualizem a desigualdade social a partir dos exemplos e casos abordados nas canções. Tempo estimado: 15 minutos.
Problematização
Envie aos alunos o mapa disponível aqui. Grave um áudio e pergunte a eles: "Como as letras das músicas abordam a questão da desigualdade social? Essas desigualdades também podem ser visualizadas no Índice de Gini. Vamos compreender o que ele significa?". Incentive-os a participar via WhatsApp. Se achar necessário, defina o conceito de desigualdade social, chamada também de desigualdade socioeconômica, um problema social presente em todos os países do mundo, decorrente da má distribuição de renda e da falta de investimentos na área social, como em educação e saúde. Em seguida, questione-os se conhecem o Índice de Gini, indicador socioeconômico que mede a desigualdade social. Analise o mapa enviado sobre a desigualdade de renda no mundo medida pelo Coeficiente de Gini, de acordo com dados do Banco Mundial (2014). Compare alguns países da América Latina em relação ao Brasil e ao mundo.Tempo estimado: 15 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio e explique que após as discussões anteriores, acerca da desigualdade social no mundo e a compreensão e análise do Índice de Gini nos países da América Latina, os alunos devem, em duplas, criar um verso curto de rap ou poesia acerca de algum exemplo de desigualdade social. Solicite que se inspirem nas músicas apresentadas ou em casos de desigualdade dentro da sua comunidade ou da realidade da sua cidade. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Neste momento, os alunos devem gravar áudios declamando seus poemas ou cantando seus versos com base no tema da aula. Espera-se que, ao final da aula, tenham compreendido o conceito de desigualdade social e a importância do Índice de Gini para mensurar as desigualdades e comparar os países, além de conhecer um pouco mais da cultura do rap e das músicas de protesto. Tempo estimado: 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre música e desigualdades sociais. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Domingues
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender a desigualdade social a partir da análise do Índice de Gini e letras de músicas de rap.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE17) Analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos.