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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Segregação Socioespacial urbana na América Latina

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Compreender a segregação socioespacial como situação frequente nas áreas urbanas de países da América Latina

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Soares Domingues

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE17 que busca analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE16 que pretende analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho ou a habilidade EF08GE20 que analisa, entre outros aspectos, características de países e grupos de países da América e África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valorização na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

Materiais necessários: Imagens de bairros de cidades da América Latina que demonstram desigualdade social e segregação espacial em 1. La Paz (Bolívia), 2.Cidade do México (México),3. Buenos Aires (Argentina) e 4. Rio de Janeiro (Brasil).

Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtZHK5H85xB3sJU6cYs8qX765MYRhkVgMvxSg9dnXnCdaeA2F5WdqPBXST5K/geo8-17und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

BARATTO, Romullo. Segregação urbana em 6 fotografias: desigualdade vista de cima. Archdaily. 01/06/2014. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/611146/segregacao-urbana-em-6-fotografias-desigualdade-vista-de-cima >. Acesso em 14 mar 2019.

PENA. Rodolfo F. Alves. Segregação urbana. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/segregacao-urbana.htm>. Acesso em: 19 mar 2019.

______________. Segregação urbana com imagens. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/aula-sobre-segregacao-urbana-com-imagens.htm>. Acesso em: 19 mar 2019.

______________. Urbanização no mundo desenvolvido. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/urbanizacao-no-mundo-subdesenvolvido.html>. Acesso em: 19 mar 2019.

ROSSI, Flávia. Segregação Urbana: como o planejamento pode interferir na segregação? 2013 (4min15seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZNDr1YqSQNo>. Acesso em 19 mar 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano, seria interessante que os alunos tivessem conhecimento dos conceitos de urbanização, crescimento desordenado das cidades e formação de regiões metropolitanas.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique aos alunos que esse plano busca compreender a segregação socioespacial urbana como situação frequente nas áreas urbanas de países da América Latina. Por meio de imagens de grandes cidades os alunos irão compreender as características de ambientes com contrastes e desigualdades sociais. Como produto final, sugere-se que, entre grupos de 3 a 4 pessoas, os alunos levantem hipóteses a respeito das causas dessa segregação socioespacial e discutam as possíveis soluções para situações como essa.

Como adequar à sua realidade: A matéria abaixo mostra como ocorre a segregação no Brasil:

MARIANI, Daniel et al. Mapa revela segregação racial no Brasil. Nexo Jornal, 089/12/2015. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/especial/2015/12/16/O-que-o-mapa-racial-do-Brasil-revela-sobre-a-segrega%C3%A7%C3%A3o-no-pa%C3%ADs>. Acesso em 19 mar 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia o enunciado proposto no slide e solicite aos alunos que observem a imagem. Haverá comparação entre diversas imagens de cidades da América Latina: La Paz, Cidade do México, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Ao final, no último slide (nº 07) proposto na contextualização, chame a atenção para a segregação socioespacial urbana comum em todas as imagens.

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtZHK5H85xB3sJU6cYs8qX765MYRhkVgMvxSg9dnXnCdaeA2F5WdqPBXST5K/geo8-17und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: A imagem do slide 6 refere-se ao bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro. Outra imagem famosa no Brasil mostra os limites entre a favela de Paraisópolis e o bairro nobre do Morumbi que também pode ser utilizada para comparações.

São Paulo: imagem de injustiça. Disponível em: <https://www.theguardian.com/cities/2017/nov/29/sao-paulo-tuca-vieira-photograph-paraisopolis-portuguese>. Acesso em: 19 mar 2019.

Outras cidades do Brasil também oferecem esse contraste como Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, etc.

Para você saber mais:

BARATTO, Romullo. Segregação urbana em 6 fotografias: desigualdade vista de cima. Archdaily. 01/06/2014. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/611146/segregacao-urbana-em-6-fotografias-desigualdade-vista-de-cima >. Acesso em 14 mar 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o enunciado proposto no slide e solicite aos alunos que observem a imagem. Haverá comparação entre diversas imagens de cidades da América Latina: La Paz, Cidade do México, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Ao final, no último slide (nº 07) proposto na contextualização, chame a atenção para a segregação socioespacial urbana comum em todas as imagens.

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtZHK5H85xB3sJU6cYs8qX765MYRhkVgMvxSg9dnXnCdaeA2F5WdqPBXST5K/geo8-17und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: A imagem do slide 6 refere-se ao bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro. Outra imagem famosa no Brasil mostra os limites entre a favela de Paraisópolis e o bairro nobre do Morumbi que também pode ser utilizada para comparações.

São Paulo: imagem de injustiça. Disponível em: <https://www.theguardian.com/cities/2017/nov/29/sao-paulo-tuca-vieira-photograph-paraisopolis-portuguese>. Acesso em: 19 mar 2019.

Outras cidades do Brasil também oferecem esse contraste como Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, etc.

Para você saber mais:

BARATTO, Romullo. Segregação urbana em 6 fotografias: desigualdade vista de cima. Archdaily. 01/06/2014. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/611146/segregacao-urbana-em-6-fotografias-desigualdade-vista-de-cima >. Acesso em 14 mar 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o enunciado proposto no slide e solicite aos alunos que observem a imagem. Haverá comparação entre diversas imagens de cidades da América Latina: La Paz, Cidade do México, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Ao final, no último slide (nº 07) proposto na contextualização, chame a atenção para a segregação socioespacial urbana comum em todas as imagens.

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtZHK5H85xB3sJU6cYs8qX765MYRhkVgMvxSg9dnXnCdaeA2F5WdqPBXST5K/geo8-17und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: A imagem do slide 6 refere-se ao bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro. Outra imagem famosa no Brasil mostra os limites entre a favela de Paraisópolis e o bairro nobre do Morumbi que também pode ser utilizada para comparações.

São Paulo: imagem de injustiça. Disponível em: <https://www.theguardian.com/cities/2017/nov/29/sao-paulo-tuca-vieira-photograph-paraisopolis-portuguese>. Acesso em: 19 mar 2019.

Outras cidades do Brasil também oferecem esse contraste como Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, etc.

Para você saber mais:

BARATTO, Romullo. Segregação urbana em 6 fotografias: desigualdade vista de cima. Archdaily. 01/06/2014. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/611146/segregacao-urbana-em-6-fotografias-desigualdade-vista-de-cima >. Acesso em 14 mar 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o enunciado proposto no slide e solicite aos alunos que observem a imagem. Haverá comparação entre diversas imagens de cidades da América Latina: La Paz, Cidade do México, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Ao final, no último slide (nº 07) proposto na contextualização, chame a atenção para a segregação socioespacial urbana comum em todas as imagens.

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtZHK5H85xB3sJU6cYs8qX765MYRhkVgMvxSg9dnXnCdaeA2F5WdqPBXST5K/geo8-17und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: A imagem do slide 6 refere-se ao bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro. Outra imagem famosa no Brasil mostra os limites entre a favela de Paraisópolis e o bairro nobre do Morumbi que também pode ser utilizada para comparações.

São Paulo: imagem de injustiça. Disponível em: <https://www.theguardian.com/cities/2017/nov/29/sao-paulo-tuca-vieira-photograph-paraisopolis-portuguese>. Acesso em: 19 mar 2019.

Outras cidades do Brasil também oferecem esse contraste como Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, etc.

Para você saber mais:

BARATTO, Romullo. Segregação urbana em 6 fotografias: desigualdade vista de cima. Archdaily. 01/06/2014. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/611146/segregacao-urbana-em-6-fotografias-desigualdade-vista-de-cima >. Acesso em 14 mar 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o enunciado proposto no slide e solicite aos alunos que observem a imagem. Haverá comparação entre diversas imagens de cidades da América Latina: La Paz, Cidade do México, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Ao final, no último slide (nº 07) proposto na contextualização, chame a atenção para a segregação socioespacial urbana comum em todas as imagens.

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtZHK5H85xB3sJU6cYs8qX765MYRhkVgMvxSg9dnXnCdaeA2F5WdqPBXST5K/geo8-17und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: A imagem do slide 6 refere-se ao bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro. Outra imagem famosa no Brasil mostra os limites entre a favela de Paraisópolis e o bairro nobre do Morumbi que também pode ser utilizada para comparações.

São Paulo: imagem de injustiça. Disponível em: <https://www.theguardian.com/cities/2017/nov/29/sao-paulo-tuca-vieira-photograph-paraisopolis-portuguese>. Acesso em: 19 mar 2019.

Outras cidades do Brasil também oferecem esse contraste como Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, etc.

Para você saber mais:

BARATTO, Romullo. Segregação urbana em 6 fotografias: desigualdade vista de cima. Archdaily. 01/06/2014. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/611146/segregacao-urbana-em-6-fotografias-desigualdade-vista-de-cima >. Acesso em 14 mar 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Os alunos devem salientar os contrastes observados nas imagens dado por limites entre bairros nobres, com construções de prédios de médio a alto padrão, e bairros pobres, com habitações mais precárias e sem infraestrutura. É possível verificar discrepância marcante entre os bairros em todas as imagens. Se necessário volte as imagens anteriores para notar essas disparidades. Note que nos bairros mais nobres apresenta-se prédios e ruas asfaltadas enquanto nas áreas mais pobres as casas são mais humildes, menores e as construções mais frágeis, muitas vezes sem acabamento final dos imóveis e ruas sem asfaltamento.

Vale comentar que os condomínios fechados observados são exemplos de enclaves fortificados que referem-se aos espaços privados que oferecem segurança, lazer completo e diminuem o contato dos habitantes com a violência urbana e pobreza. São espaços privatizados, fechados e monitorados para residência, consumo, lazer ou trabalho. Esses espaços encontram no medo da violência uma de suas principais justificativas e vêm atraindo cada vez mais aqueles que preferem abandonar a tradicional esfera pública das ruas para os pobres, os "marginais" e os sem-teto. Outro exemplo comum nas áreas urbanas são os shoppings centers que funcionam como espaços de consumo seguros.

Para você saber mais:

BARATTO, Romullo. Segregação urbana em 6 fotografias: desigualdade vista de cima. Archdaily. 01/06/2014. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/611146/segregacao-urbana-em-6-fotografias-desigualdade-vista-de-cima >. Acesso em 14 mar 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Nesse momento os alunos devem levantar as causas da segregação socioespacial observada comum nos países latino americanos. Reúna-os em duplas para ampliar a discussão entre eles. Essa segregação tem como causa o crescimento desordenado das cidades, que, em função do processo de urbanização houve acelerada e rápida ocupação das áreas urbanas promovendo formação de áreas precárias, dada a falta de investimento em infraestrutura necessária para acompanhar esse crescimento. Sendo assim, as populações mais pobres buscam regiões mais baratas, e muitas vezes irregulares, como terrenos invadidos, para se instalarem dado os valores mais baixos oferecidos em função da falta de infraestrutura, tais como ausência de saneamento básico, de asfaltamento, construções precárias, falta de áreas de lazer, etc.

Relembre-os que essa situação pode estar associada também às áreas mais afastadas, periféricas e menos acessíveis devido à falta de investimento em transportes urbanos, a distância maior dos centros urbanos e à especulação imobiliária, que encarece os imóveis nas áreas nobres devido ao maior acesso de serviços oferecidos, valorizando esses lugares e afastando as populações de baixa renda.

Como adequar à sua realidade: Cite que no Brasil, alguns exemplos de segregação urbana mais comuns são a formação de favelas, habitações em áreas irregulares, cortiços e áreas de invasão.

Para você saber mais:

PENA. Rodolfo F. Alves. Segregação urbana. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/segregacao-urbana.htm>. Acesso em: 19 mar 2019.

______________. Segregação urbana com imagens. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/aula-sobre-segregacao-urbana-com-imagens.htm>. Acesso em: 19 mar 2019.

______________. Urbanização no mundo desenvolvido. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/urbanizacao-no-mundo-subdesenvolvido.html>. Acesso em: 19 mar 2019.

ROSSI, Flávia. Segregação Urbana: como o planejamento pode interferir na segregação? 2013 (4min15seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZNDr1YqSQNo>. Acesso em 19 mar 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Os alunos devem apresentar as causas levantadas anteriormente e sugerir soluções como maior intervenção governamental para garantir melhores condições as camadas mais baixas da sociedade por meio de construção de habitações populares, crédito facilitado a população de baixa renda, urbanização e regularização fundiárias de áreas irregulares, oferta de serviços e infraestruturas nos bairros mais carentes e, até mesmo, cobrança de maiores impostos nas áreas nobres para serem aplicados em benesses sociais a esses ambientes.

Podem sugerir também o planejamento das áreas urbanas, como o plano diretor que determina zonas de ocupação e atividades econômicas a serem desenvolvidas em cada região diante suas características.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE17 que busca analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE16 que pretende analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho ou a habilidade EF08GE20 que analisa, entre outros aspectos, características de países e grupos de países da América e África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valorização na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

Materiais necessários: Imagens de bairros de cidades da América Latina que demonstram desigualdade social e segregação espacial em 1. La Paz (Bolívia), 2.Cidade do México (México),3. Buenos Aires (Argentina) e 4. Rio de Janeiro (Brasil).

Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtZHK5H85xB3sJU6cYs8qX765MYRhkVgMvxSg9dnXnCdaeA2F5WdqPBXST5K/geo8-17und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

BARATTO, Romullo. Segregação urbana em 6 fotografias: desigualdade vista de cima. Archdaily. 01/06/2014. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/611146/segregacao-urbana-em-6-fotografias-desigualdade-vista-de-cima >. Acesso em 14 mar 2019.

PENA. Rodolfo F. Alves. Segregação urbana. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/segregacao-urbana.htm>. Acesso em: 19 mar 2019.

______________. Segregação urbana com imagens. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/aula-sobre-segregacao-urbana-com-imagens.htm>. Acesso em: 19 mar 2019.

______________. Urbanização no mundo desenvolvido. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/urbanizacao-no-mundo-subdesenvolvido.html>. Acesso em: 19 mar 2019.

ROSSI, Flávia. Segregação Urbana: como o planejamento pode interferir na segregação? 2013 (4min15seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZNDr1YqSQNo>. Acesso em 19 mar 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano, seria interessante que os alunos tivessem conhecimento dos conceitos de urbanização, crescimento desordenado das cidades e formação de regiões metropolitanas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique aos alunos que esse plano busca compreender a segregação socioespacial urbana como situação frequente nas áreas urbanas de países da América Latina. Por meio de imagens de grandes cidades os alunos irão compreender as características de ambientes com contrastes e desigualdades sociais. Como produto final, sugere-se que, entre grupos de 3 a 4 pessoas, os alunos levantem hipóteses a respeito das causas dessa segregação socioespacial e discutam as possíveis soluções para situações como essa.

Como adequar à sua realidade: A matéria abaixo mostra como ocorre a segregação no Brasil:

MARIANI, Daniel et al. Mapa revela segregação racial no Brasil. Nexo Jornal, 089/12/2015. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/especial/2015/12/16/O-que-o-mapa-racial-do-Brasil-revela-sobre-a-segrega%C3%A7%C3%A3o-no-pa%C3%ADs>. Acesso em 19 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia o enunciado proposto no slide e solicite aos alunos que observem a imagem. Haverá comparação entre diversas imagens de cidades da América Latina: La Paz, Cidade do México, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Ao final, no último slide (nº 07) proposto na contextualização, chame a atenção para a segregação socioespacial urbana comum em todas as imagens.

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtZHK5H85xB3sJU6cYs8qX765MYRhkVgMvxSg9dnXnCdaeA2F5WdqPBXST5K/geo8-17und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: A imagem do slide 6 refere-se ao bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro. Outra imagem famosa no Brasil mostra os limites entre a favela de Paraisópolis e o bairro nobre do Morumbi que também pode ser utilizada para comparações.

São Paulo: imagem de injustiça. Disponível em: <https://www.theguardian.com/cities/2017/nov/29/sao-paulo-tuca-vieira-photograph-paraisopolis-portuguese>. Acesso em: 19 mar 2019.

Outras cidades do Brasil também oferecem esse contraste como Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, etc.

Para você saber mais:

BARATTO, Romullo. Segregação urbana em 6 fotografias: desigualdade vista de cima. Archdaily. 01/06/2014. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/611146/segregacao-urbana-em-6-fotografias-desigualdade-vista-de-cima >. Acesso em 14 mar 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o enunciado proposto no slide e solicite aos alunos que observem a imagem. Haverá comparação entre diversas imagens de cidades da América Latina: La Paz, Cidade do México, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Ao final, no último slide (nº 07) proposto na contextualização, chame a atenção para a segregação socioespacial urbana comum em todas as imagens.

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtZHK5H85xB3sJU6cYs8qX765MYRhkVgMvxSg9dnXnCdaeA2F5WdqPBXST5K/geo8-17und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: A imagem do slide 6 refere-se ao bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro. Outra imagem famosa no Brasil mostra os limites entre a favela de Paraisópolis e o bairro nobre do Morumbi que também pode ser utilizada para comparações.

São Paulo: imagem de injustiça. Disponível em: <https://www.theguardian.com/cities/2017/nov/29/sao-paulo-tuca-vieira-photograph-paraisopolis-portuguese>. Acesso em: 19 mar 2019.

Outras cidades do Brasil também oferecem esse contraste como Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, etc.

Para você saber mais:

BARATTO, Romullo. Segregação urbana em 6 fotografias: desigualdade vista de cima. Archdaily. 01/06/2014. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/611146/segregacao-urbana-em-6-fotografias-desigualdade-vista-de-cima >. Acesso em 14 mar 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o enunciado proposto no slide e solicite aos alunos que observem a imagem. Haverá comparação entre diversas imagens de cidades da América Latina: La Paz, Cidade do México, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Ao final, no último slide (nº 07) proposto na contextualização, chame a atenção para a segregação socioespacial urbana comum em todas as imagens.

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtZHK5H85xB3sJU6cYs8qX765MYRhkVgMvxSg9dnXnCdaeA2F5WdqPBXST5K/geo8-17und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: A imagem do slide 6 refere-se ao bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro. Outra imagem famosa no Brasil mostra os limites entre a favela de Paraisópolis e o bairro nobre do Morumbi que também pode ser utilizada para comparações.

São Paulo: imagem de injustiça. Disponível em: <https://www.theguardian.com/cities/2017/nov/29/sao-paulo-tuca-vieira-photograph-paraisopolis-portuguese>. Acesso em: 19 mar 2019.

Outras cidades do Brasil também oferecem esse contraste como Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, etc.

Para você saber mais:

BARATTO, Romullo. Segregação urbana em 6 fotografias: desigualdade vista de cima. Archdaily. 01/06/2014. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/611146/segregacao-urbana-em-6-fotografias-desigualdade-vista-de-cima >. Acesso em 14 mar 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o enunciado proposto no slide e solicite aos alunos que observem a imagem. Haverá comparação entre diversas imagens de cidades da América Latina: La Paz, Cidade do México, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Ao final, no último slide (nº 07) proposto na contextualização, chame a atenção para a segregação socioespacial urbana comum em todas as imagens.

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtZHK5H85xB3sJU6cYs8qX765MYRhkVgMvxSg9dnXnCdaeA2F5WdqPBXST5K/geo8-17und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: A imagem do slide 6 refere-se ao bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro. Outra imagem famosa no Brasil mostra os limites entre a favela de Paraisópolis e o bairro nobre do Morumbi que também pode ser utilizada para comparações.

São Paulo: imagem de injustiça. Disponível em: <https://www.theguardian.com/cities/2017/nov/29/sao-paulo-tuca-vieira-photograph-paraisopolis-portuguese>. Acesso em: 19 mar 2019.

Outras cidades do Brasil também oferecem esse contraste como Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, etc.

Para você saber mais:

BARATTO, Romullo. Segregação urbana em 6 fotografias: desigualdade vista de cima. Archdaily. 01/06/2014. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/611146/segregacao-urbana-em-6-fotografias-desigualdade-vista-de-cima >. Acesso em 14 mar 2019.

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Orientações: Leia o enunciado proposto no slide e solicite aos alunos que observem a imagem. Haverá comparação entre diversas imagens de cidades da América Latina: La Paz, Cidade do México, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Ao final, no último slide (nº 07) proposto na contextualização, chame a atenção para a segregação socioespacial urbana comum em todas as imagens.

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtZHK5H85xB3sJU6cYs8qX765MYRhkVgMvxSg9dnXnCdaeA2F5WdqPBXST5K/geo8-17und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: A imagem do slide 6 refere-se ao bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro. Outra imagem famosa no Brasil mostra os limites entre a favela de Paraisópolis e o bairro nobre do Morumbi que também pode ser utilizada para comparações.

São Paulo: imagem de injustiça. Disponível em: <https://www.theguardian.com/cities/2017/nov/29/sao-paulo-tuca-vieira-photograph-paraisopolis-portuguese>. Acesso em: 19 mar 2019.

Outras cidades do Brasil também oferecem esse contraste como Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, etc.

Para você saber mais:

BARATTO, Romullo. Segregação urbana em 6 fotografias: desigualdade vista de cima. Archdaily. 01/06/2014. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/611146/segregacao-urbana-em-6-fotografias-desigualdade-vista-de-cima >. Acesso em 14 mar 2019.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Os alunos devem salientar os contrastes observados nas imagens dado por limites entre bairros nobres, com construções de prédios de médio a alto padrão, e bairros pobres, com habitações mais precárias e sem infraestrutura. É possível verificar discrepância marcante entre os bairros em todas as imagens. Se necessário volte as imagens anteriores para notar essas disparidades. Note que nos bairros mais nobres apresenta-se prédios e ruas asfaltadas enquanto nas áreas mais pobres as casas são mais humildes, menores e as construções mais frágeis, muitas vezes sem acabamento final dos imóveis e ruas sem asfaltamento.

Vale comentar que os condomínios fechados observados são exemplos de enclaves fortificados que referem-se aos espaços privados que oferecem segurança, lazer completo e diminuem o contato dos habitantes com a violência urbana e pobreza. São espaços privatizados, fechados e monitorados para residência, consumo, lazer ou trabalho. Esses espaços encontram no medo da violência uma de suas principais justificativas e vêm atraindo cada vez mais aqueles que preferem abandonar a tradicional esfera pública das ruas para os pobres, os "marginais" e os sem-teto. Outro exemplo comum nas áreas urbanas são os shoppings centers que funcionam como espaços de consumo seguros.

Para você saber mais:

BARATTO, Romullo. Segregação urbana em 6 fotografias: desigualdade vista de cima. Archdaily. 01/06/2014. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/611146/segregacao-urbana-em-6-fotografias-desigualdade-vista-de-cima >. Acesso em 14 mar 2019.

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Nesse momento os alunos devem levantar as causas da segregação socioespacial observada comum nos países latino americanos. Reúna-os em duplas para ampliar a discussão entre eles. Essa segregação tem como causa o crescimento desordenado das cidades, que, em função do processo de urbanização houve acelerada e rápida ocupação das áreas urbanas promovendo formação de áreas precárias, dada a falta de investimento em infraestrutura necessária para acompanhar esse crescimento. Sendo assim, as populações mais pobres buscam regiões mais baratas, e muitas vezes irregulares, como terrenos invadidos, para se instalarem dado os valores mais baixos oferecidos em função da falta de infraestrutura, tais como ausência de saneamento básico, de asfaltamento, construções precárias, falta de áreas de lazer, etc.

Relembre-os que essa situação pode estar associada também às áreas mais afastadas, periféricas e menos acessíveis devido à falta de investimento em transportes urbanos, a distância maior dos centros urbanos e à especulação imobiliária, que encarece os imóveis nas áreas nobres devido ao maior acesso de serviços oferecidos, valorizando esses lugares e afastando as populações de baixa renda.

Como adequar à sua realidade: Cite que no Brasil, alguns exemplos de segregação urbana mais comuns são a formação de favelas, habitações em áreas irregulares, cortiços e áreas de invasão.

Para você saber mais:

PENA. Rodolfo F. Alves. Segregação urbana. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/segregacao-urbana.htm>. Acesso em: 19 mar 2019.

______________. Segregação urbana com imagens. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/aula-sobre-segregacao-urbana-com-imagens.htm>. Acesso em: 19 mar 2019.

______________. Urbanização no mundo desenvolvido. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/urbanizacao-no-mundo-subdesenvolvido.html>. Acesso em: 19 mar 2019.

ROSSI, Flávia. Segregação Urbana: como o planejamento pode interferir na segregação? 2013 (4min15seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZNDr1YqSQNo>. Acesso em 19 mar 2019.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Os alunos devem apresentar as causas levantadas anteriormente e sugerir soluções como maior intervenção governamental para garantir melhores condições as camadas mais baixas da sociedade por meio de construção de habitações populares, crédito facilitado a população de baixa renda, urbanização e regularização fundiárias de áreas irregulares, oferta de serviços e infraestruturas nos bairros mais carentes e, até mesmo, cobrança de maiores impostos nas áreas nobres para serem aplicados em benesses sociais a esses ambientes.

Podem sugerir também o planejamento das áreas urbanas, como o plano diretor que determina zonas de ocupação e atividades econômicas a serem desenvolvidas em cada região diante suas características.

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